SóProvas


ID
1926685
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Com relação aos agrotóxicos, analise as assertivas abaixo.

I. O responsável pelo descumprimento das exigências estabelecidas na legislação pertinente estará sujeito à pena de reclusão de 2 a 4 anos, além de multa.

II. Os agrotóxicos que possuem permissão de uso no Brasil são devidamente testados e aprovados e, portanto, não causam danos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

III. As embalagens de agrotóxicos, por serem de plástico comum, podem ser encaminhadas para reciclagem ou descartadas em lixo comum.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • 1) Art. 15. Aquele que produzir, comercializar, transportar, aplicar, prestar serviço, der destinação a resíduos e embalagens vazias de agrotóxicos, seus componentes e afins, em descumprimento às exigências estabelecidas na legislação pertinente estará sujeito à pena de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa.

    2) todo produto químico se não utlizado adequadamente pode provocar danso a saúde e ao meio ambiente.

    3) 

    Art. 6º As embalagens dos agrotóxicos e afins deverão atender, entre outros, aos seguintes requisitos:

    I - devem ser projetadas e fabricadas de forma a impedir qualquer vazamento, evaporação, perda ou alteração de seu conteúdo e de modo a facilitar as operações de lavagem, classificação, reutilização e reciclagem; (Redação dada pela Lei nº 9.974, de 2000)

    II - os materiais de que forem feitas devem ser insuscetíveis de ser atacados pelo conteúdo ou de formar com ele combinações nocivas ou perigosas;

    III - devem ser suficientemente resistentes em todas as suas partes, de forma a não sofrer enfraquecimento e a responder adequadamente às exigências de sua normal conservação;

    IV - devem ser providas de um lacre que seja irremediavelmente destruído ao ser aberto pela primeira vez.

    § 2o Os usuários de agrotóxicos, seus componentes e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, de acordo com as instruções previstas nas respectivas bulas, no prazo de até um ano, contado da data de compra, ou prazo superior, se autorizado pelo órgão registrante, podendo a devolução ser intermediada por postos ou centros de recolhimento, desde que autorizados e fiscalizados pelo órgão competente. (NÃO PODE SER DESCARTADA EM LIXO COMUM)

  • O que me deixou em dúvida em relação ao item II, foi o disposto no art. 3o, da lei 7.802/89:

    § 6º Fica proibido o registro de agrotóxicos, seus componentes e afins:
    a) para os quais o Brasil não disponha de métodos para desativação de seus componentes, de modo a impedir que os seus resíduos remanescentes provoquem riscos ao meio ambiente e à saúde pública;
    b) para os quais não haja antídoto ou tratamento eficaz no Brasil;
    c) que revelem características teratogênicas, carcinogênicas ou mutagênicas, de acordo com os resultados atualizados de experiências da comunidade científica;
    d) que provoquem distúrbios hormonais, danos ao aparelho reprodutor, de acordo com procedimentos e experiências atualizadas na comunidade científica;
    e) que se revelem mais perigosos para o homem do que os testes de laboratório, com animais, tenham podido demonstrar, segundo critérios técnicos e científicos atualizados;
    f) cujas características causem danos ao meio ambiente.

     

    Ora, se a comercialização só pode ocorrer com o prévio registro, e, se uma das condições para o registro é que as características dos agrotóxicos não causem danos ao meio ambiente, é possível que, pela literalidade da lei, o item II esteja correto.
    Obs.: pelo conhecimento de mundo, não somos igênuos de crer que agrotóxicos não são prejudiciais à saúde dos humanos e ao meio ambiente, mas é que as vezes as questões de prova trazem como gabarito assertivas igênuas, mas que são a cópia da lei. 

  • Como sabemos os agrotóxicos por mais que sejam testados em laboratório, e por mais que seu pequeno porcentual de resíduo esteja no meio natural, há consequências danosas ao meio ambiente.

  • Gente, sempre que falar que o agrotóxico não causa dano à saúde humana e meio ambiente é só lembrar das pessoas que morrem, por não usarem EPIs na aplicação de agrotóxicos nas lavouras. Agrotóxicos causa sim dano ao meio ambiente e saúdes.