SóProvas


ID
1928506
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A chamada crise do Encilhamento, no final do século XIX, foi provocada

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    A crise do encilhamento foi uma crise financeira ocorrida no Brasil a partir de 1890 decorrente da política econômica do governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca. Essa política, conduzida pelo Ministro da Fazenda Rui Barbosa, tinha por objetivo o incentivo à industrialização e se baseou na liberação de créditos bancários garantida pelas emissões de moeda destinadas ao financiamento de projetos industriais.

  • No início da República Velha, foi decretada uma reforma financeira pelo ministro da Fazenda Rui Barbosa no governo Deodoro da Fonseca. Desde o final do Império, constatava-se que o meio circulante - quantidade de moeda em circulação no país - era incompatível com as novas realidades do trabalho assalariado e do ingresso em massa de imigrantes. Nesse sentido, atribuiu-se aos bancos o direito de emissão de papel moeda, visando à expansão do crédito para estimular o desenvolvimento econômico do país através da criação de empresas.

       Entretanto, esse período foi marcado pela criação de numerosas sociedades anônimas e intensa especulação com ações, ficando conhecido como Encilhamento, em alusão ao encilhamento de cavalos antes da corrida. O intenso movimento na Bolsa de Valores gera a ilusão de negócios fabulosos. Essa bolha estoura quando se percebe que a maioria das empresas é fictícia. O início da crise ocorre em 1891 com a derrubada do preço das ações, a falência de estabelecimentos bancários e empresas e a desvalorização da moeda brasileira. A médio e a longo prazo, o encilhamento conduz a uma progressiva desestabilização da vida econômica da República em sua primeira década.


     A resposta correta é a letra D. 




  • A termo chave é: "no final do século XIX". Das alternativas a letra "d" é a única que se refere ao final do período citado.

    a letra "b" por exemplo se refere a algo relativo ao sec. xx (1929)

  •  

    A alternativa contempla uma das causas da crise financeira provocada por Rui Barbosa, ministro da Fazenda do Governo Provisório de Deodoro da Fonseca: o emissionismo de papel-moeda, sem elevar o correspondente lastro-ouro. Cumpre porém observar que essa emissão descontrolada foi feita para suprir os bancos, cujos recursos financeiros se exauriram em consequência da grande quantidade de empréstimos concedidos. Tais empréstimos, por sua vez, destinavam-se a financiar empresas (em sua maioria instituições fantasmas) autorizadas pelo Ministério da Fazenda a lançar ações no mercado. Ora, foi a especulação com esses papéis, que os levou a picos irreais e depois à depreciação abrupta, que caracterizou o fenômeno do "Encilhamento".