SóProvas


ID
1928539
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 1995, emendas constitucionais de ordem econômica puseram fim nos monopólios de empresas estatais e abriram vários setores da infraestrutura ao capital privado sob o regime de concessão. A aprovação das emendas expressava o fato de que se havia formado um relativo consenso de opinião pública sobre a necessidade de atualizar o Estado e a economia do país à luz do que vinha acontecendo no mundo desenvolvido. Aprovadas as emendas constitucionais, tiveram início as privatizações de empresas estatais e concessões de serviços ao setor privado.

(Boris Fausto. História do Brasil, 2015. Adaptado.)

A prática econômica que fundamentou as medidas do governo brasileiro apresentadas no excerto denomina-se doutrina

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Uma das característica do neoliberalismo é a política de privatizações de empresas estatais, tornando mínima a ação estatal na economia.

  • A partir da década de 1970, as empresas transacionais passam a ter muita força no cenário econômico internacional, e em paralelo, o Estado intervencionista e de bem- estar social sofre uma crise severa. Esse panorama político e econômico dá impulso às pregações neoliberais, cujos principais defensores foram o austríaco Friedrich Hayek (com suas ideias anti-keynesianas) e os norte-americanos Milton Friedman e Robert Lucas. Na política, as condições favoráveis ao neoliberalismo só se efetivaram com os governos conservadores de Margareth Thatcher, a partir de 1979 no Reino Unido, e Ronald Reagan, a partir de 1980 nos Estados Unidos.

       Cumprindo uma nova lógica de capitalismo globalizado, ganhou enorme intensidade a venda de empresas estatais por todo o país, as privatizações, ampliando os espaços econômicos empresariais e também a subordinação dos Estados minimizados à lógica do mercado internacionalizado.
    A resposta correta é a letra A.


  • Enquanto o liberalismo se preocupa mais em defender a mínima intervenção estatal, liberdades individuais e o livre mercado, com ênfase na produção, o neoliberalismo foca em diminuir mais ainda a presença estatal, defendendo privatizações, circulação de capital estrangeiro, entrada de empresas estrangeiras nos países e obtenção de lucros através do mercado financeiro.