SóProvas


ID
1930870
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Padrão de controle representa um nível de atividade estabelecido para servir como modelo para a avaliação do desempenho organizacional, sendo que, dentre os tipos de padrões utilizados para avaliar e controlar os diferentes recursos da organização, o padrão de qualidade da produção se preocupa com

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: Qualidade dos Indicadores
    De acordo com o TCU,18 os principais atributos ou qualidades de um indicador devem ser:
    ü Confiabilidade: a fonte de dados utilizada pelo indicador deve ser confiável, fidedigna.
    ü Adaptabilidade: capacidade de resposta às mudanças de comportamento e exigências dos clientes. Os indicadores podem tornar-se desnecessários ao longo do tempo e devem ser eliminados ou substituídos por outros de maior utilidade.
    ü Atualização periódica: o indicador deve permitir atualização de forma a representar a situação mais atual possível.
    ü Representatividade: deve expressar bem a realidade que representa ou mede.
    ü Disponibilidade: facilidade de acesso para coleta, estando disponível a tempo, para as pessoas certas e sem distorções, servindo de base para que decisões sejam tomadas.
    ü Simplicidade: o indicador deve ser de fácil entendimento, qualquer pessoa deve ser capaz de tirar conclusões a partir da análise do indicador.
    ü Acessibilidade: o indicador deve apresentar facilidade e possibilidade de acesso às informações primárias para sua medição.
    ü Economicidade: o indicador deve mostrar-se economicamente viável, não deve ser gasto tempo demais procurando dados, muito menos pesquisando ou aguardando novos métodos de coleta.
    ü Estabilidade: o indicador deve permanecer estável ao longo de um determinado período, permitindo a formação de uma série histórica.
    ü Rastreabilidade: facilidade de identificação da origem dos dados, seu registro e manutenção.
    ü Praticidade: o indicador deve realmente funcionar na prática e permitir a tomada de decisões gerenciais.

     

    PALUDO (2013)