SóProvas


ID
1930894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão por resultados e à gestão de pessoas no serviço público, julgue o item seguinte.

No setor público, a administração por objetivos preconiza um sistema de remuneração fixa, vinculado ao alcance dos objetivos e metas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Pelo contrário, no setor público prevalece o sistema de remuneração VARIÁVEL, que é reajustado anualmente. Além disso, o profissional que sobe de nível em uma classe ou quando sobe de classe inferior para outra superior aumenta a sua remuneração.

  • Remuneração Fixa: valores pagos a título de Salário Base, e, ainda os itens referentes a Política de Benefícios.

     

    Remuneração Variável: enquadram-se os valores pagos à titulo de Participação nos Lucros - PLR; Bônus por Alcance de Resultados; Comissões; Participação Acionária, entre outros.

     

    Portanto, "a administração por objetivos apregoa um sistema de remuneração variável, vinculando o alcance dos objetivos e metas". (p. 277)

     

    Livro: Administração Pública - Augustinho Vicente Paludo.

  • Complementado...

    Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa, servindo de base para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas. [...]

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016.

    [Gab. ERRADO]

    bons estudos!

  • Gabarito Errado.

    A Administração por objetivos (APO), formulada por Peter Druker, tem por característica principal a definição de metas consensuais, entre chefia e subordinados. Nesse modelo, os objetivos são estabelecidos de comum acordo entre os chefes e os subordinados, de cada órgão, e ambos são avalidos por esses objetivos. 

     

    A APO serve de base para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas

     

    (*)Fonte: facebook.com/admfederal

  • ERRADO

    A APO funciona como uma abordagem amigável, democrática e participativa servindo como base para novos esquemas de avaliação de desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo para a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais.

  • Livro: Administração Pública. 3 edição. Augustinho Paludo. Página 230.

    "A administração por objetivos apregoa um sistema de remuneração variável, vinculado ao alcance dos objetivos e metas. A remuneração variável é um incentivo a amis para o servidor (ou para equipe) na busca por resultados."

    O Cespe literalmente copiou e colou do livro.

  • Remuneração Variável !!!

     

  • A Administração por objetivos (APO), formulada por Peter Druker, tem por característica principal a definição de metas consensuais, entre chefia e subordinados. Nesse modelo, os objetivos são estabelecidos de comum acordo entre os chefes e os subordinados, de cada órgão, e ambos são avalidos por esses objetivos. 

  • Remuneração Fixa não! 

  • reconiza um sistema de remuneração fixa,

    Gab- Errado

  • Renda variável, visto que, administra por objetivos, paga "bonus" aos colaboradores visando gratificação e desempenho constante.

  • Errado!!

    No setor público, o sistema de remuneração que já é fixa não é vinculado a objetivos e metas. Pois, o serviço público tem o objetivo de satisfazer o cliente-cidadão sem qualquer vínculo lucrativo.

  • Se é vinculado ao alcance de objetivos e metas, não tem como ser fixa uai!

    É só saber o que é a palavra "vinculado".

  • ERRADO

  • Remuneração Variável - Ex.: Recenseadores do IBGE que ganham por produção. Objetivo recensear o maior número de residências possíveis.