-
Essa fiquei sem entender muito, mas parece que o erro está na primeira parte da primeira oração: "são responsáveis pela criação de uma cultura organizacional sem influência de outros agentes internos". Ora, se são líderes formais é por que seguem uma diretriz estipulada pela organização e esta é influenciadora da cultura organizacional sim. A segunda oração fala sobre "fornecem descobertas-chaves a respeito do seu modo de atuação"...nesse ponto vejo que o termo descobertas-chaves dá a entender que são questões de informalismos, ou seja, o reconhecimento de algum líder por algum característica extrínseca ou intrínseca.
Favor solicito ajuda.
Obrigado.
-
ERRADA.
Há sim a influência de outros agentes internos, uma vez que existem os chamados líderes informais e também há a missão institucional, que também influencia a cultura organizacional.
-
GABARITO: ERRADO
É quase impossível uma criação de uma cultura organizacional, dentro de uma empresa ou órgão público, que não sofra ou seja influenciada por agentes internos e externos.
CULTURA ORGANIZACIONAL é o CONJUNTO de VALORES, CRENÇAS e TECNOLOGIAS que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar, ainda, que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.
CESPE - Define-se cultura organizacional como o conjunto de valores e normas compartilhado entre os membros de uma organização e que controla as relações entre esses membros, fornecedores, clientes e demais pessoas externas à organização. CERTO
-
Pessoal,
Estamos completamente sem apoio didático para as matérias Gestão de pessoas e Administração Geral.
Vamos mandar e-mails ao qconcursos para que eles possam, urgentemente, contratar professores para, no mínimo, comentar as questões dessas matérias.
Quanto mais solicitações, melhor!!!
-
Verdade !!!! Precisamos de questões comentadas por professores especialistas deste assunto...
-
A liderança é informal; ela emerge do grupo quando a conjuntura social, econômica e política demonstra essa necessidade, sendo um produto de inúmeros fatores, tais como características do liderado, do líder e o tipo de missão ou tarefa demandada. As pessoas seguem o líder devido à crença dos liderados.
Andréia Ribas
GAB ERRADO
-
EM REGRA O MODO DE ATUAÇÃO É SITUACIONAL, NÃO É VINCULADO A CULTURA, DEPENDE DE VÁRIOS FATORES.
-
cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna, e que funcionaram bem o suficiente para serem transmitidos aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas (Schein, 1989, p. 12).
-
A cultura não é influenciada somente por líderes formais ,acredito que tenha mais a ver com a liderança informal,pois é aquela que surge naturalmente dentro da organização, sem a imposição de um superior hierárquico.
-
Any, sabe pq não tem professor pra dar apoio?
Pq as bancas não dão bibliografias, inventam questões de rodapé de livros de sebo e lançam como se fossem expert no assunto.
Várias vezes eu já encontrei respostas dos amigos, aqui no qconcursos, melhores e mais bem referenciadas que as respostas do Rodrigo Rennó e Carlos Xavier.
Eu sempre digo, os professores de Adm e Gestão de Pessoas difícilmente fariam uma prova tão melhor que alguém que já vem estudando...pois é nítido que eles comentam o gabarito de acordo com a resposta dada...
Ou seja...
ninguém vai vir aqui comentar as questões pois irá passar vergonha!
-
Também sou da opnião do Fabio Souto. Dificilmente um professor comenta questões de GP antes do gabarito oficial da banca. Os comentários são direcionados conforme o gabarito da banca, isso, a meu ver, se dá diante da subjetividade da matéria, a qual qualquer resposta parece se adequar dependendo das interpretações. Quanto mais estudo, mais me confundo.
-
QConcursos vcs estão nos deixando sem informações. Precisamos de Professor de GESTÃO DE PESSOAS para resolver essas provas com explicações e video aula e Gestão de Recuros Material tb. Inclusive assiti algumas aulas do Prof. RENATO LACERDA e ele está com video corrigindo a prova da Anvisa. ( dica para os clegas)
-
Gente, pelo amor de Deus. Parem de ficar colocando a culpa na banca e vão estudar, tem nada de subjetivo, tem é falta de preparação adequada.
Força, Guerreiro!
-
Minha humilde opinião.
"cultura organizacional sem influência de outros agentes internos"
como se forma/constroi uma cultura sem infuência de agentes internos?
ERRADO
-
Tá de sacanagem , né ? kkk
criação de uma cultura organizacional sem influência de outros agentes internos ou externos à organização ?
Ja marquei como errada , nem terminei de ler.
-
-
possiveis erros na questao estao de vermelho.
"Os líderes formais são responsáveis pela criação de uma cultura organizacional sem influência de outros agentes internos ou externos à organização, razão por que as relações entre os estilos de liderança e a cultura de determinada organização já fornecem descobertas-chave a respeito do seu modo de atuação."
como viram, a questao restringiu demais.
-
O erro também está no início: "Os líderes formais são responsáveis".
Os líderes formais ajudam na criação da cultura organizacional, mas quem é realmente O RESPONSÁVEL por isso é a figura do Fundador, que nem sempre será um líder formal.
-
ERRADO
A cultura organizacional é um reflexo da forma de pensar dos fundadores. Com o passar do tempo, agentes internos e externos vão influenciado e moldando a cultura. Pois é praticamente impossível ter uma cultura intacta, que não recebe influências.
FONTE: Aulas da profª Kátia Lima.
-
Rodrigo STM criticou todo mundo e não explicou a questão
então tá bem, vamos ouvir sua lição de moral
-
Rodrigo STM, examinador do Cespe! Ahh faça o favor né.
-
Gabarito Errado.
A questão ela restringe ao dizer que apenas o líder é suficiente para criar uma cultura organizacional, de fato ele tem sim influencia intrínseca, mas não é o suficiente apenas ele reger uma cultura organizacional, vamos vê os principais conceitos de cultura organizacional.
Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de valores, normas, atitudes e expectativas compartilhadas na organização.
“Cultura organizacional É o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz. Foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.”
-
rodrigo stm duplo agente infiltrado do cespe
marminina, repare
-
A cultura organizacional tem normalmente duas fontes: os valores de seus fundadores (que implantam os valores nas normas da empresa) e os diversos funcionários que são contratados pela empresa durante os anos.
Portanto, os líderes formais são sim uma fonte importante da cultura, mas não a única.Obviamente, os demais integrantes da organização (os agentes internos mencionados pela banca) influenciam também na criação e na mudança dessa cultura.
Fonte. Prof Rodrigo Rennó
-
Se pensarmos na teoria dos sistemas, logo lembramos das trocas necessárias e vitais a toda organização, sendo assim, fica difícil pensar que não há qualquer tipo de influência interna ou externa.
Gab.E
-
"É quase impossível uma criação de uma cultura organizacional, dentro de uma empresa ou órgão público, que não sofra ou seja influenciada por agentes internos e externos. "
pensei a mesma coisa na hora de responder
-
Os líderes formais são os gestores de pessoas da organização (supervisores, gerentes, diretores, etc.) e de fato influenciam a cultura organizacional. Apesar disso, a cultura é viva, recebendo influências dos mais diversos agentes da organização e de fora dela. O gerente não consegue isolar a cultura desses elementos, como afirmado na questão! Ainda assim é importante saber que a análise da cultura realmente fornece descobertas relevantes sobre como a organização funciona.
GABARITO: Errado.
Fonte: pdf do Estratégia
-
Erro está em dizer que não
(não sofre influência)
Influenciam SIM!
-
Errado.
A cultura define a missão da organização e seu papel em relação ao meio ambiente, projetando uma imagem para os clientes, fornecedores e outras partes interessadas, mas também podendo criar disfunções que prejudiquem a capacidade de resolver problemas de convivência interna e adaptação externa, pois a cultura, por demonstrar o modus operandi da organização, acaba, também, por atrelar seu conceito ao da missão; a razão de ser da organização. Além disso, pelo fato de que - atualmente - analisam-se as organizações sob a ótica de sistema aberto, é fato, pois, que aquelas afetarão, de certa forma, o ambiente externo.
-
Nas Culturas Organizacionais nascem as Subculturas, e estas acabam influenciando o comportamento organizacional.
-
SEMMPRE HÁ INFLUENCIA INTERNA OU EXTERNA.
O LIDER FORMAL, POR EXEMPLO, É UM EXEMPLO DE INFUENCIA INTERNA....
FORMAL / LEGÍTIMO / ORGANOGRAMA
ABC
-
Observe o seguinte trecho do enunciado:
“Os líderes formais são responsáveis pela criação de uma cultura organizacional sem influência de outros agentes internos ou externos à organização”
Existem vários elementos que compõem a cultura organizacional e esses elementos culturais são influenciados por agentes internos ou externos. O enunciado refuta a importância das influências externas na construção da cultura organizacional, por isso está errado.
Relembrando:
Na parte visível da cultura organizacional, podemos listar componentes como: estrutura organizacional, títulos e descrições dos cargos, políticas e diretrizes de pessoas, métodos e procedimentos, medidas de produtividade, objetivos e estratégias, tecnologia e práticas operacionais, dentre outros. Esses componentes são visíveis para os membros da organização e, em muitos casos, até para o público externo. São componentes relacionados aos aspectos operacionais e de tarefas.
Na parte oculta da cultura organizacional, temos os componentes relacionados aos aspectos afetivos, emocionais, sociais e psicológicos.
Nesse sentido, podemos listar: padrões de influência e poder, valores e expectativas, relações afetivas, sentimentos e normas de grupos, padrões de interações informações, normais grupais, dentre outros.
Gabarito: ERRADO