SóProvas


ID
1930969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo às funções administrativas.

Tanto na teoria clássica quanto na administração científica, a análise da estrutura organizacional é realizada da direção para a execução (de cima para baixo) e da síntese para a própria análise (do todo para as partes).

Alternativas
Comentários
  • Errado. Na Teoria Clássica, a análise é Top-down (cima pra baixo), enquanto que na Administração Científica, a análise é Bottom-up (baixo pra cima)

  • Fala galera, gabarito errado:

     

    ====================================================

    Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo.

     

    ------------------------------------------------------------------------------=============

    Para a Teoria Clássica, os aspectos organizacionais são analisadas de cima para baixo (da direção para execução) e do todo para as partes (da síntese para análise), exatamente ao contrário da abordagem da Administração Científica.

     

     

     

    http://www.coladaweb.com/administracao/taylor-e-fayol

  • Teoria científica: apenas olha para "o chão da fábrica."

  • O início do século XX é dado como época “berço” da Administração como ciência. Dois foram os introdutores: o americano Frederick Winslow Taylor e o francês Henry Fayol. O primeiro desenvolveu a chamada Administração Científica e o segundo a Teoria Clássica.


    A Administração Científica, introduzida por Taylor nos Estados Unidos, tinha como principal preocupação aumentar a produtividade e eficiência no nível operacional das empresas. O foco principal era a divisão do trabalho, as tarefa e a separação dos cargos. Por essa razão, afirma-se que a Administração Científica parte de BAIXO PARA CIMA, ou seja, das partes (operários) para o todo (organização). Os movimentos necessários para realização das atividades, o tempo necessário para tal execução e a especialização do trabalhador eram estudados de forma meticulosa, visando criar um padrão de comportamento. Dessa forma, a ênfase da teoria era a tarefa.

     

    Já a Teoria Clássica desenvolveu-se na Europa por meio dos trabalhos de Fayol. Nesta, a preocupação básica era com a estrutura organizacional, ou seja, a disposição dos setores da empresa e as relações entre os mesmos. Em razão disso, afirma-se que a Teoria Clássica possui abordagem inversa à Administração Científica, partindo de CIMA PARA BAIXO, ou seja, da organização para os departamentos. A ênfase é na estrutura e não nas tarefas.

  • teoria clássica - estrutura organizacional é realizada da direção para a execução (de cima para baixo)
    administração científica - e da síntese para a própria análise (do todo para as partes).

  • Adm Científica: TAYLOR:

    - ênfase nas tarefas;

    - de baixo pra cima

     

    Adm Clássica: FAYOL

    - ênfase na estrutura

    - de cima pra baixo 

  • ERRADO.

     

    Administração Científica (Taylor): É uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor) e das partes para o todo (do operário e seus cargos à organização empresarial).

    Teoria Clássica (Fayol): Apresenta uma visão hierarquicamente inversa à da Administração Científica, de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes (da organização para as unidades de trabalho).

     

    Fonte:Livro -  Administração Gereal e Pública para concursos, Elisabete de Abreu e Lima Moreira.

     

     

  • Teoria Clássica a análise é Top-down (cima pra baixo), Administração Científica a análise é Bottom-up(baixo pra cima)

  • Teoria Científica (Taylor): análise de baixo para cima, ênfase nas tarefas (chão de fábrica);

    Teoria Classica (Fayol): análise de cima para baixo, ênfase na estrutura.

  • GABARITO ERRADA.

  • É o que eu sempre falo, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa totalmente diferente... Científica: de baixo para cima (do chão da fábrica para o topo da organização); no caso da Clássica, é o contrário, de cima para baixo, (do topo para o chão da fábrica)...

  • Administração Científica = abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus argos) para o todo (organização empresarial).

    Teoria Clássica = estrutura organizacional é analisada de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes (da síntese para a análise).

  • Científica---> BOOTON-UP ( Baixo para cima,ou seja,das partes para o todo)

    Clássica---> TOP-DOWN ( ' TOPO'cima para baixo)

  • A teoria da administração científica não faz análise da estrutura. A enfâse é nas TAREFAS.

    Errado.

  • A ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO (teoria centífica e teoria clássica) TEM COMO UM DOS SEUS MAIORES EXPOENTES OS TRABALHOS DE TAYLOR (teoria centtífica). A PREOCUPAÇÃO ERA AUMENTAR A EFICIÊNCIA NO NÍVEL OPERACIONAL COM UM MODELO QUE DAVA ATENÇÃO AO MÉTODO DE TRABALHO, PARA OS MOVIMENTOS NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO DE UMA TAREFA E PARA O TEMPOPADRÃO DETERMINADO PARA TAL.

     

    A ABORDAGEM CLÁSSICA (teoria centífica e teoria clássica) RECEBE O NOME DE TEORIA DA MÁQUINA POR CONSIDERAR A ORGANIZAÇÃO SOB O PRISMA DO COMPORTAMENTO MECÂNICO. OUTRO ASPECTO É O RACIONALISMO DESSA ABORDAGEM, QUE VISA À EFICIÊNCIA DO PONTO DE VISTA TÉCNICO E ECONÔMICO.

     

     

     

    ABORDAGEM CLÁSSICA (gênero)

     

    espécies:

           - TEORIA CIENTÍFICA: ESTUDO DAS TAREFAS - DAS PARTES PARA O TODO. Taylor.

           - TEORIA CLÁSSICA: ESTUDO DA ESTRUTURA - DO TODO PARA AS PARTES. Fayol.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

  •  Na escola da administração ciêntífica - Taylor -  é uma abordagem de baixo para cima ( do operário para o supervisor e gerente) e das partes  (operário e seus cargos) para o todo ( organização empresarial ).  Ênfase nas Tarefas !!

     

     Já na teoria clássica - Fayol -  é uma abordagem de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo  (organização) para as suas partes componentes (departamentos). A Ênfase é na estrutura !!

     

     É errado dizer que é igual tanto em uma como na outra !! 

     FONTE: Chivenato , Administração geral e pública para concursos..

     

     

  • A teoria da administração científica não faz análise da estrutura
    organizacional – mas sim das tarefas

  • Fixando mais:

     

    TAYLOR -> visão de baixo para cima;

    origem: chão de fábrica

    FOCO: produção -> TAREFA

    Adoção de métodos racionais e padronizados; Máxima divisão de tarefas;

     

     

    FAYOL ->  visão de cima para baixo;

    origem: gerência administrativa;

    FOCO -> gerência -> ESTRUTURA;

    Estrutura formal da empresa; Adoção de princípios administrativos pela alta cúpula.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.31

     

    bons estudos

     

  • QUESTÃO ERRADA. Novamente o Cespe mistura os conceitos a fim de nos induzir ao erro. O examinador da banca, no item em tela, compara as duas teorias que comportam a Abordagem Clássica, a saber: Teoria Científica e Teoria Clássica, respectivamente de Taylor e Fayol, dizendo que ambas funcionam de um mesmo modelo. O que é uma inverdade, visto que:

    * Teoria Científica (Taylor): Chão da fácrica - De baixo para cima

    Foco na tarefa

    * Teoria Clássica (Fayol): Executivos de alto nível - De cima para baixo
    Foco na estrutura 

  • Q380898. Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: ICMBIO Prova: Técnico Administrativo

    As principais contribuições da abordagem clássica da administração se referem às preconizadas por Taylor e por Fayol. Enquanto Taylor focalizava as atividades nos níveis baixos (inferiores) da organização, Fayol encarava a administração sob o ponto de vista do executivo de alto nível. CORRETA.

     

    Q643654 Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Prova: Auditor Fiscal de Controle Externo - Administração

    Tanto na teoria clássica quanto na administração científica, a análise da estrutura organizacional é realizada da direção para a execução (de cima para baixo) e da síntese para a própria análise (do todo para as partes).​ ERRADA

  • Administração Científica-> Baixo para Cima Teoria Clássica-> Cima para Baixo
  • Abordagem Clássica da Administração: Científica e Teoria Clássica.

    No início do século XX, DOIS engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração: Taylor (americano) TAREFA e Henry Fayol (europeu) ESTRUTURA.

    As principais contribuições da abordagem clássica da administração se referem às preconizadas por Taylor e por Fayol. Enquanto Taylor focalizava as atividades nos níveis baixos (inferiores) da organização, Fayol encarava a administração sob o ponto de vista do executivo de alto nível.

  • GAB:E

     

    ADM CIENTIFICA---> De baixo p/ cima       **Das partes p/ o todo.   (FOCO É NAS TAREFAS)   **TAYLOR

     

     

    ABORDAGEM CLÁSSICA--> De cima p/ baixo  **Do todo p/ as partes  (FOCO NA VISÃO GLOBAL/UNIVERSAL DA EMPRESA)  **FAYOL

     

  • Fayol(clássica): de cima para baixo

    Taylor(científica): de baixo para cima

  • Fayol --> Up-Down (de cima para baixo). A teoria clássica se preocupa com a estrutura. O nível diretivo é o foco central.

    Taylor --> Down-up (de baixo para cima). A teoria científica se preocupa com o "chão de fábrica", com as tarefas, o nível operacional. 

  • Até que enfim acertei uma 100% de certeza, Administração está quebrando minhas pernas.
  • Eduardo dias, eu também era assim, amigo. Administração era meu fraco, peguei um começando do zero, atrelado a exercícios consegui assimilar o grosso da matéria. Negócio é ter perseverança, é de fato uma matéria meio complicada. 

  • Tanto na teoria clássica quanto na administração científica, a análise da estrutura organizacional é realizada da direção para a execução (de cima para baixo) e da síntese para a própria análise (do todo para as partes).

    Na administração Científica jamais via o todo. Nem analise externa fazia. O foco era apenas no procedimento. Sempre procurando a melhor forma de produção rápida. melhoria nos processos de trabalho. Chão de Fábrica, que dirá a estrutura. 

  • ERRADO.

     

    A científica é ênfase nas tarefas, logo, baixo pra cima. É Marxista. Se a classe operária tudo produz, a ela tudo pertence.

  • TEORIA CIENTÍFICA: FOCO NAS TAREFAS (a menor parte desempenhada por um indivíduo) - DAS PARTES PARA O TODO

    TEORIA CLÁSSICA: FOCO NA ESTRUTURA - DO TODO PARA AS PARTES

  • A abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial). Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário.

     

    Já na Teoria Clássica temos  a abordagem inversa à da Administração Científica, ou seja, de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos). Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização.

     

    PROF. ADRIEL SÁ

     

    GABARITO: ERRADO

  •  identifica as duas teorias.  Teoria Clássica Henry Fayol - Administração Científica:  Frederick Taylor 

    Organização Formal

    • Visão Mecanicista

    • Sistema Fechado: foco nos processos internos e operacionais.

    • Abordagem prescritiva e normativa.

    • Ser humano egoísta, racional e material: homo economicus (homem econômico). 

    ______________

    Teoria Clássica:  Henry Fayol • Anatomia - estrutura; • Fisiologia - funcionamento; • Visão de cima para baixo; • Do todo para as partes;  

    Administração Científica:  Frederick Taylor Visão de baixo para cima; das partes para o todo. • Estudo das Tarefas, Métodos, Tempo padrão. • Salário, incentivos materiais e prêmios de produção. • Padrão de Produção: eficiência, racionalidade. • Divisão equitativa de trabalho e responsabilidade entre direção e operário. 

  • ERRADO

     

    Abordagem da administração cientifica de baixo para cima

    Teoria clássica de cima baixo.

  • Gabarito: ERRADO

     

    A Teoria da Administração Científica NÃO enfatiza a estrutura organizacional.

     

    TEORIA CIENTÍFICA --> foco nas TAREFAS

  •  A resposta da questão está ERRADA, pois a definição é relativo às funções administrativas da TEORIA  CLÁSSICA!

     

    A precupação básica para Escola de Admistração Científica, desenvolvida nos Estados Unidos, era  aumentar a produtividade  da empresa por meio do aumento da eficiência  no nível opracional, isto é, no nivel dos operários. Daí a enfâse na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas  do cargo e o ocupante  constituem a unidade fundamental da organização. Nesse sentidfo, a abordagem da adminisitração Científica é de baixo para cima  (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operários e seus cargos) para o todo (organização empresarial). Nessa escola predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à excecução de uma tarefa, para o tempo  padrão deternimado para  sua execuação !

     

    Já para  para corrente da Teoria Clássica  a preocupção básica era aumentar a eficiência da empresa  por meio da forma e disposição dos orgãos componentes da organização  (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Essa é uma abordagem invesa à da administração Científica: de cima para baixo (da direção para execução) e do todo (organização) para suas partes componentes (departamentos).

     

    Fonte: Chiavenato, Idalberto (2012)

  • TEORIA CIENTÍFICA

    Ênfase; Nas TAREFAS 

     

     

  • A visão de Taylor é hierarquicamente contrária a de Fayol.

    Taylor: de baixo pra cima.

    Fayol: de cima pra baixo.

  • ERRADO

     

     

     

         TEORIA CLÁSSICA                                 x                                   ADM. CIENTÍFICA

     

                 Fayol                                                                                          Taylor

       Foco na estrutura                                                                           Foco nas tarefas

    Visão: Homem-econômico                                                          Visão: Homem-econômico

    Análise de cima para baixo                                                        Análise de baixo para cima

     

  • Errado. Na Teoria Clássica, a análise é Top-down (cima pra baixo), enquanto que na Administração Científica, a análise é Bottom-up (baixo pra cima).

  • Só complementando...

     

    Teoria da adm. científica ---- Taylor ----- Tarefa ---- P2CE (planejamento, preparo, controle e execução)

     

    Teoria Clássica da Adm. ----Fayol ---- Estrutura ---- POC3 ( planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar)

  • Taylor pião começou de baixo pra cima.......( sujou as mãos de graxa )

    Fayol Francês Fresco, olhar de cima pra baixo rsrsrs ( nunca sujou as mãos) 

  • Taylor = ênfase das Tarefas - baixo para cima 

    FAYOL (CLÁSSICA) = ÊNFASE NA ESTRUTURA. – CIMA para Baixo 

     

     

     

     

     

     

    Taylor                             Fayol                                                    Princípios destacados por Henry Ford:

                                                                                                            1. INTENSIFICAÇÃO.

                                                                                                             2. ECONOMICIDADE

                                                                                                                    3. PRODUTIVIDADE

    Planejamento                 Prever

    Preparo                          organizar

    Controle                         Comandar

    Execução                       Coordenar 

                                           Controlar

  • ERRADO

     

    Administração Científica - Taylor 

    Abordagem de BAIXO p/ CIMA - Operário p/ Gerente.

     

    Teoria Clássica - Fayol

    Abordagem de CIMA p/ BAIXO - Gerente p/ Operário.

  • DAS PARTES PARA O TODO

  • FONTE: PROF. CARLOS XAVIER (ESTRATÉGIA)

    (CESPE/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo – Administração/2016) Tanto na teoria clássica quanto na administração científica, a análise da estrutura organizacional é realizada da direção para a execução (de cima para baixo) e da síntese para a própria análise (do todo para as partes)

    Comentário:
    A teoria da administração científica não faz análise da estrutura organizacional – mas sim das tarefas -, por isso a assertiva está errada!
    GABARITO: Errado.

  • Taylor - científica (de baixo para cima) do operário para o supervisor e gerente. E das partes (operários e cargos) para o todo (organização)

     

    Fayol - clássica ( de cima para baixo) da direção para a execução, e do todo (organização) para as suas partes componentes(departamentos).

     

    Chiavenato.

  • Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo. Administração Científica, a análise é Bottom-up(baixo pra cima)

     

    Para a Teoria Clássica - FAYOL, os aspectos organizacionais são analisados de cima para baixo (da direção para execução) e do todo para as partes (da síntese para análise), Teoria Clássica, a análise é Top-down (cima pra baixo).

    Exatamente ao contrário da abordagem da Administração Científica.

  • Taylor:Científica-Chão de fábrica(Tarefas): DE BAIXO PARA CIMA E DAS PARTES PARA O TODO

    Fayol:DE CIMA PARA BAIXO E DO TODO PARA AS PARTES

    Fonte: Meus resumos

  • TAYLOR ---> DA PARTE P/ TODO

    FAYOL ---> DO TODO P/ PARTE

     

    ERRADO

  • ERRADO

    Em relação à Teoria Clássica está correta(Departamentalização), entretanto quando se fala em ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA não podemos afirmar isso, porquanto a ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA possui ênfase nas tarefas, ou seja, de baixo para cima ( Chão de fábrica para a diretoria) e/ou da parte para o todo, os gerentes se preocupavam em analisar o " The One Best Way", após a definição se cronometrava, padronizava a tarefa e evitava movimentos desnecessários (Fadiga Humana).


  • Teoria administrativa cientifica: de baixo para cima.

    teoria classica: de cima para baixo.

  • Teoria Clássica=Fayol = Estrutura=Visão de cima para baixo

    Escola Científica=Taylor =Tarefas=Visão de baixo para cima

  • TAYLOR - DOWN/UP (TAREFAS/EXECUÇÃO)

    FAYOL - UP/DOWN (ESTRUTURA)

    Gabarito: ERRADO