-
Em arquivologia, DOCUMENTO significa:
- É o objeto que transpõe uma idéia, pensamento ou acontecimento, ou seja, uma informação.
- Registro de uma informação independentemente da natureza do suporte que a contém.
- É toda informação registrada em um suporte material, suscetível de consulta, estudo prova e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.
- Não existe previsão de normas rígidas e formais para a informação registrada em suporte material ser considerada documento. Assim, a questão está errada.
-
nesta questão trata-se de um conceito fundamental de arquivologia:
*DOCUMENTO: Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato.
-
"Espécie documental é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. A espécie documental diplomática, portando, é a espécie documental que obedece a fórmulas convencionais, em geral estabelecidas pelo direito administrativo ou notarial."
(BELLOTTO; 2006)
-
Na arquivologia há diversas formas de espécie documental (textual, iconografica, cartografico, informatico, sonoro, filmografica, etc.). Dizer que QUALQUER espécie pode ser escrita faz a questão errada, imagine onde um arquivo sonoro poderá ter algo escrito.
-
Galera,
Desculpa, mas ainda não vi o embasamento que considera essa alternativa errada. ao meu ver ela está correta pela própria definição de espécie documental. Vcs podem me passar e referência?
Obrigado
-
Documentos textuais, iconográfico, cartográfico, micrográfico, dentro outros, tratam-se de gêneros e não de espécie.
Espécie
A espécie do documento é definida por meio de seu aspecto formal, ou seja, da forma como as informações são distribuídas no documento e da aplicação a que este documento se destina.
Exemplos: ofícios, memorandos, atas, certidões etc.
Espécie + Finalidade = Tipologia
Ex.: Declaração (espécie) de Imposto de Renda (finalidade) = Tipologia Documental.
-
Só entendi o comentário da Caroline Lopes Durce:
"Em arquivologia, qualquer espécie documental pode ser identificada com base na configuração apresentada pelo documento escrito, definida pela natureza jurídica de seu conteúdo e pela obediência a normas precisas de redação a que tal documento obedece."
Iremos definir uma espécie pela configuração do documento e pela obediência à redação oficial, o conteúdo, o assunto nada tem a ver para definirmos sua espécie.
Entendi assim!
Fiquem com Deus.
-
NADA DE COMPLICAR!
O ERRO, NA PROPOSIÇÃO DA QUESTÃO, ENCONTRA-SE NO TERMO "ESCRITO", O QUE RESTRINGE AS ESPÉCIES DOCUMENTAIS AO SUPORTE ESCRITO APENAS ...E SABEMOS QUE EXISTEM OUTROS SUPORTES, COMO OS AUDIOVISUAIS, POR EXEMPLO.
-
Pessoal a questão está falando sobre TIPO documental e não ESPÉCIE. O tipo domumental se refere a algo mais específico que a espécie por exemplo: Contrato é um especie de documento . MAs, se eu falar contrato de aluguel estou me referindo ao tipo de domento.
-
adriana castro araujo,
O texto fala sim da espécie: "Em arquivologia, qualquer espécie documental pode ser identificada com base na configuração apresentada pelo documento escrito (...)"
Concordo com quem disse que o erro está em delimitar qualquer espécie documental pelo documento escrito.
Segundo o DIBRATE:
espécie documental:
Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme(2), folheto, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório.
-
ESPÉCIE DOCUMENTAL
Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por suas características comuns de estruturação da informação . São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório.
TIPO DOCUMENTAL
Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro, tais como cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras.
Conclusão: Inverteram os conceitos, não se trata de espécie documental e sim de tipo documental. Agora, quanto a restrição aos documentos escritos, a questão diz: "...qualquer espécie documental pode ser identificada com base na configuração apresentada pelo documento escrito...", ou seja, não necessariamente.
-
Espécie documental é a "configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas"( dicionário de terminologia arquivística, 1996). A espécie é modelo documental escolhido para se registrar a informação arquivística. Ex: Ofício, ata, portaria, etc.
-
Como já foi dito pelo colega a questão troca espécie por tipo, uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:
GABARITO: CERTA.
-
Que promoção?
-
Ah, desculpe acabei de ver! Obrigada!!
-
Corrigindo: * fiquem.
-
Atenção ao comentário do(a) colega "Arquivologia conceitos".
Ela afima o seguinte: "Na arquivologia há diversas formas de espécie documental (textual, iconografica, cartografico, informatico, sonoro, filmografica, etc.)."
Isso está errado!
Os exemplos citados são gêneros documentais e não espécies documentais.
Em relação à questão, também concordo que a banca inverteu os conceitos de espécie e tipo documental.
-
nada a ver com a questão.
-
nada a ver com a questão.
-
nada a ver com a questão.