SóProvas


ID
193159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O princípio de respeito aos fundos é, segundo a literatura
arquivística, o fundamento do arranjo em arquivos. Uma
classificação geral de documentos por fundos e por assunto é a
única maneira adequada de se assegurar a realização imediata de
uma ordem regular e uniforme.

T. R. Schellenberg. Arquivos modernos. Princípios e
técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2005, p. 244 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
26 a 34, acerca do arranjo nos arquivos permanentes.

O arquivista deve empreender todos os esforços para atender as necessidades de pesquisadores e estudiosos que solicitem o arranjo dos documentos de acordo com um sistema abstrato de classificação de assuntos.

Alternativas
Comentários
  • O arquivista deve empreender todos os esforços para atender as necessidades de pesquisadores e estudiosos que solicitem o arranjo dos documentos de acordo com  um sistema abstrato de classificação de assuntos.

    O arranjo é feito de forma a refletir a estrutura ou atividades da instituição. Os documentos tem sempre um carater  de inter-relação(organico).
    Criar um sistema abstrato de classificação por assunto é romper a ligação natural que os documentos tem.
    Classificar por assunto tiraria o documento de seu contexto criador!


     

  • Plano de Classificação ou Quadro do Arranjo? Como decorrência da distinção tradicional de “classificação” e “arranjo”, os esquemas ou quadros gerais que os expressam costumam ser denominados diferentemente: “plano de classificação” (para os documentos de caráter corrente) e “quadro de arranjo” (para os documentos de caráter permanente).
    Ambos, porém, têm a finalidade do traduzir visualmente as relações hierárquicas e orgânicas entre as classes definidas para a organização da documentação. Vale destacar que, no caso de documentação de caráter permanente, as classes ganham nomes específicos:grupos, subgrupos a séries.
  • "O arquivista deve empreender todos os esforços para atender as necessidades de pesquisadores e estudiosos..."

    A questão traz o público alvo de uma biblioteca - instituição na qual os documentos são conservados para fins culturais. Já o arquivo, a finalidade é funcional.

  • ERRADO
    A finalidade do arquivo é ordenar documentos com fins administrativos, jurídicos e legais(e não didáticos, culturais, técnicos ou científicos), atendendo as necessidades do orgão ou entidade administrativa(e não as necessidades de pesquisadores). 
    Posteriormente os documentos de arquivos terão fins históricos e culturais, se não forem eliminados.
  • Sistema abstrato??? Não seria esse o erro da questão?
  • O erro da questão está na expressão "sistema abstrato". Observa-se que os esforços podem atender sim a pesquisadores e estudiosos como, por exemplo, um Departamento de Física da UnB na especialidade eletromagnetismo. A questão não especificou a intituição, portanto, não podemos afirmar que deva atender somente a área administrativa.
  • FERE O PRINCÍPIO DA PROVINIÊNCIA, QUE É CONCRETO.

  • QUESTÃO ERRADA

    "O sistema abstrato universal de classificação de assuntos" como fala Schellenberg diz:  dar novo arranjo aos documentos que já estejam em ordem ou parcialmente ordenados, seria um estravagante desperdício de tempo e não atenderia a qualquer objetivo. 

    Respeito a ordem original atribuída aos registros.

    fonte: https://books.google.com.br/books?id=fBeHCgAAQBAJ&pg=PT249&lpg=PT249&dq=SISTEMA+ABSTRATO+ARQUIVOLOGIA&source=bl&ots=x4wyNYJS7D&sig=hQo8XQyzDRdv9-NXxODEmm0KivE&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi2_N7t2bzRAhWCvZAKHalcD3UQ6AEIPzAL#v=onepage&q=SISTEMA%20ABSTRATO%20ARQUIVOLOGIA&f=false