SóProvas


ID
193264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da automação aplicada aos
documentos de arquivo.

O documento arquivístico digital necessita da introdução de novos conceitos, como o de precisão, o qual se refere ao grau de confiabilidade de um documento como declaração de um fato.

Alternativas
Comentários
  • Errado, uma vez que, no tocante à assertiva, é necessário levar em consideração o grau de autenticidade e não o de confiabilidade do documento.
  • ERRADA
    Para ser considerado documento de arquivo um documento precisa de dois requisitos: (1) ser testemunho de uma ação e (2) provar (ou testemunhar) sobre o seu produtor, caso contrário não teria a necessidade de serem criados, uma vez que os arquivos têm como finalidade servir à administração.
    Portanto, o documento digital não precisa de novos conceitos (precisão) para ser aceito como documento de arquivo. Caso ele cumpra os requisitos acima mencionados, poderá ser aceito como qualquer outro.


    Fonte: Ponto dos concursos
  • Autenticidade: Comprovar que o documento é aquilo que diz ser (credibilidade enquanto tal)

    Confiabilidade(CASO DA QUESTÃO): Comprovar os fatos que alega (credibilidade na afirmação dos fatos).

  • c) Confiabilidade*

    Um documento arquivístico confiável é aquele que tem a capacidade de sustentar os fatos que atesta. A confiabilidade está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade do seu conteúdo. Para tanto, há que ser dotado de completeza e ter seus procedimentos de produção bem controlados. Dificilmente pode-se assegurar a veracidade do conteúdo de um documento; ela é inferida da completeza e dos procedimentos de produção. A confiabilidade é uma questão de grau, ou seja, um documento pode ser mais ou menos confiável.

    Exigência: Para garantir a confiabilidade, o programa de gestão arquivística dos órgãos e entidades deve assegurar que os documentos arquivísticos sejam produzidos no momento em que ocorre a ação, ou imediatamente após, por pessoas diretamente envolvidas na condução das atividades e devidamente autorizadas; e com o grau de completeza** requerido tanto pelo próprio órgão ou entidade como pelo sistema jurídico.


    *Confiabilidade é sinônimo de fidedignidade, tradução do termo em inglês reliability. “Reliability is conferred to records by the controls exercised on the creation and by the completeness of their form.” DURANTI, Luciana. The InterPARES Project. In: Authentic records in the electronic age. Vancouver: University of British Columbia, 2000, p. 12, nota 2.

    **Completeza se refere à presença, no documento arquivístico, de todos os elementos intrínsecos e extrínsecos exigidos pela organização produtora e pelo sistema jurídico-administrativo ao qual pertence, de maneira que esse mesmo documento possa ser capaz de gerar consequências.


    FONTE: E-ARQ BRASIL

    ----------------------------------------------------------

    Não se fala em precisão para se referir ao grau de confiabilidade. Logo, questão ERRADA.


  • A autora Rondinelli coloca que para a diplomática, a credibilidade do documento arquivístico digital está vinculado a 3 características:

    ACURÁCIA

    • até o advento digital, era diluído em confiabilidade e autenticidade --> ou seja, conceito que passa a existir para o DOCUMENTO DIGITAL
    • grau de precisão + correção + verdade + ausência de erros e distorções
    • grau de credibilidade

    Confiabilidade

    • credibilidade do documento arquivístico como afirmação do fato
    • pode sustentar os fatos que atesta
    • tem a ver com a veracidade do conteúdo

    Autenticidade

    • Credibilidade de documento arquivístico como documento arquivístico
    • documento é o que diz ser
    • livre de adulteração
    • preserva identidade e integridade

    Ou seja, na questão o novo conceito introduzido, que se refere ao grau de confiabilidade/credibilidade de um documento como declaração de um FATO é a ACURÁCIA. A precisão é apenas uma das características dela.