SóProvas


ID
1934431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos principais resultados da teoria keynesiana e do modelo IS/LM, julgue o item seguinte.

O aumento na produtividade do capital promove o aumento do produto e da taxa de juros de equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • Se com R$ 1,00 você produz 1 bem e com o mesmo R$ 1,00 você passa a produzir 1,5 bem, há aumento do produto apenas aumentando a produtividade do capital.

    Já em relação aos juros, com o aumento da oferta há um deslocamento da curva IS para a direita, aumentando tanto o produto, quanto os juros.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_IS/LM   

  • Gab. C

    Podemos resolver a questão por meio da relação produto-capital (também chamada de produtividade marginal do capital). 

    Δy = ΔK*v

    Onde:

    • v = relação produto-capital
    • Δy = variação do produto nacional
    • ΔK = aumento da produtividade do capital.

    Exemplo: aumento do produto nacional em 50 bilhões, se tiver aumento da produtividade do capital de 100 bilhões e uma relação produto-capital igual a 0,5.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre produtividade do capital.

    Uma forma de produzirmos mais bens em uma economia é aumentando o investimento. Com maior investimento, teremos mais máquinas e equipamentos disponíveis, o que permitirá maior produção. O maior investimento desloca a curva IS para a direita, aumentando o produto e a taxa de juros.

    Para a economia, o capital representa justamente as máquinas e equipamentos utilizados na produção. Se tivermos um aumento na produtividade do capital, isso significa que as máquinas e equipamentos, por agora estarem mais produtivas, produzem mais bens.

    Ou seja, o aumento na produtividade do capital tem o mesmo efeito de um aumento no investimento: desloca a IS para a direita e para cima, aumentando o produto e a taxa de juros.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Certo. Aumento na produtividade do capital pode ser interpretado como choque tecnológico. Tudo o mais constante, isso aumentará o investimento autônomo e deslocará a IS para a direita.