SóProvas


ID
1934506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da desigualdade de renda no Brasil, julgue o próximo item.


Os fatores mais atuantes no declínio da desigualdade de renda no Brasil incluem a redução da desigualdade no mercado de trabalho — com aumento do salário real —, a redução da segmentação regional — em termos do tamanho do município e entre setores urbanos e rurais —, e as transferências governamentais — realizadas para diminuir a intensidade da pobreza.

Alternativas
Comentários
  • Questão copiada e colada do seguinte trabalho feito em 1997:

    http://www.mds.gov.br/suas/revisoes_bpc/biblioteca-virtual-do-beneficio-de-prestacao-continuada-da-assistencia-social/textos_beneficio_de_prestacao_continuada/estudos_e_artigos_bpc/programas_de_transferencia_soares.pdf/html2pdf

  • Esta questão exige muito mais algum bom senso do aluno do que exatamente um conhecimento mais profundo acerca da economia brasileira.

              É fato que o salário real aumentou inclusive acima da produtividade do trabalho nos anos 2000.

              Isso, por si só, mostra que houve uma elevação da renda real de quem é assalariado contra uma contração da margem de lucro.

              Partindo do pressuposto razoável de que, em média, os assalariados possuem renda menor, este fator mesmo isoladamente contribuiria para redução da desigualdade.

              Quanto à redução da segmentação regional, trabalho do IPEA de 2007 mostrou que houve redução significativa na diferença de renda existente entre zonas urbanas e rurais e entre municípios maiores e menores.

              Isso, claro, representa outro fator que contribui para a queda da desigualdade.

              Por fim, a transferências governamentais são uma maneira direta de atacar a desigualdade de renda porque a eleva para aqueles indivíduos mais pobres.

    Resposta: CERTO