Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área,
para comentar esta questão sobre Índice de Gini.
O índice de Gini é um índice criado pelo matemático italiano Conrado Gini. Ele mede a diferença entre a renda dos mais ricos e a dos mais pobres.
O índice varia de 0 a 1, o que implica que se o índice for igual a 0, não há diferença entre ricos e pobres, ou seja, todos tem a mesma renda. Diferentemente, se o índice for igual a 1, isso significa desigualdade máxima, isto é, apenas uma única pessoa detém toda a renda.
Apesar de o índice de Gini medir distribuição de renda, podemos fazer um paralelo entre ele e o acesso a saúde. Pessoas com mais renda, possuem acesso a melhores condições de saúde (melhores hábitos alimentares, exercícios físicos, melhores médicos e hospitais, etc.). Assim, se toda a população tiver maior renda (um Gini mais próximo de 0), isso significa que teremos melhora nas condições de saúde também.
Vamos às alternativas!
A) Incorreta. Se Gini for igual a 1, apenas uma única pessoa detém toda a renda. Isso implica que apenas esta pessoa terá melhores condições de saúde, as demais terão condições mínimas de saúde.
B) Incorreta. Se o índice for inferior a 1, isso não significa necessariamente que teremos saúde precária. Tudo depende da magnitude. Se Gini for inferior a 1, mas mais próximo de 0, teremos condições de saúde melhores. Mas se Gini for inferir a 1, mas mais próximo de 1 (tipo 0,998), teremos condições mais precárias. Ou seja, apenas ser inferior a 1 não nos diz muita coisa.
C) Incorreta. O índice de GIni varia de 0 a 1. Ou seja, é impossível ele ser maior do que 1.
D) Correta. Quanto menor o Gini for, mais igual é a distribuição de renda. Assim, melhores condições de saúde existem.
E) Incorreta. Se Gini for igual a 0, isso significa que todas as pessoas tem a mesma renda (não tem a ver com não existir mais população).
Gabarito do Professor: Letra D.