-
" A Teoria Estruturalista parte da análise e limitações
do modelo burocrático e declínio da teoria
das relações humanas, de quem na verdade aproxima-
se conceitualmente. Inaugura um sistema aberto
das organizações. Avança em relação às demais teorias
ao reconhecer a existência do conflito nas organizações,
assumindo que este é inerente aos grupos e
às relações de produção"
Mato E, Pires D. TEORIAS ADMINISTRATIVAS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: DE TAYLOR AOS DIAS ATUAIS, INFLUÊNCIAS NO SETOR SAÚDE E NA ENFERMAGEM. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Jul-Set; 15(3):508-14.
-
"De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondo tipologias, como, a de Etzione (1980), na qual ele se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficiário principal."
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_estruturalista
-
ERRADO
"Os estruturalistas discordam de que haja harmonia de interesses (como afirmava a Teoria Clássica) ou de que essa harmonia deva ser preservada pela Administração por meio de uma atitude compreensiva e terapêutica (como afirmava a Teoria das Relações Humanas). Ambas as teorias tiravam da discussão o problema do conflito em decorrência do seu caráter prescritivo. Para os estruturalistas, os conflitos – embora nem todos desejáveis – são elementos geradores das mudanças e da inovação na organização."
Introdução à Teoria Geral da Administração, Chiavenato, 9ª ed. - 2014
-
Os estruturalista não são a favor da existência da harmônia de interesses nas organizações como acontecia na Abordagem Clássica
-
Segundo a teoria estruturalista, os grupos possuem identidades compartilháveis dentro das relações de produção, estabelecendo-se assim a harmonia nas organizações. Resposta: Errado.