SóProvas


ID
1938157
Banca
IOBV
Órgão
Câmara de Barra Velha - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determinado indivíduo foi contratado como estagiário para trabalhar na Câmara de Vereadores, e findo o prazo de seu contrato, compreendeu pelo ajuizamento de uma ação trabalhista, visto que era compelido por seu superior a trabalhar dez horas diárias. Dentro da situação em comento, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Isso é essencial para começo de conversa :

     

    ORGÃO - não tem personalidade juridica ( regra) e faz parte da entidade.

    ENTIDADE - tem personalidade juridica.

     

     

    GABARITO "D"

  • Súmula 525-STJ: A Câmara de vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais. STJ. 1ª Seção. Aprovada em 22/04/2015.

     

    GABARITO "D"

  • Teoria do orgão ou da imputação volitiva > (a vontade do órgão é imputada à pessoa jurídica a cuja estrutura pertence)
     

    #fé

  • Súmula 525-STJA Câmara de vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.

  • Aproveito para dizer que a competência seria da Justiça Comum:

    http://depdotrabalho.com/quem-compete-o-julgamento-das-relacoes-de-trabalho-decorrentes-de-estagio-na-administracao-publica/

  • GABARITO: D

    Princípio da imputação volitiva: O princípio da imputação volitiva, base da teoria do órgão, é um princípio do direito administrativo que estabelece que as ações cometidas pelos agentes e servidores públicos são atribuídas a pessoa jurídica a que ele esteja ligado.