SóProvas


ID
1939405
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As classes de auditoria variam de acordo com o tratamento que se dá ao objeto da auditoria. Uma das classificações dos trabalhos de auditoria se refere à forma de intervenção, que pode ser interna ou externa.

A partir do entendimento dos objetivos de cada uma dessas classes de trabalho de auditoria,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Errado, é função da auditoria interna assegurar que o sistema contábil e de controle interno funcionem eficientemente.
    A função da auditoria externa é opinar sobre as demonstrações financeiras.

    B) O escopo do trabalho do auditor interno é definido pela própria auditoria interna, seguindo as diretrizes emanadas pela administração da entidade.

    C) CERTO: A principal semelhança entre a Auditoria Interna e a Externa está relacionada aos métodos de trabalho, que, via de regra, são bastante parecidos, tanto quanto às características desejáveis à pessoa do auditor quanto aos aspectos de planejamento, execução e emissão de relatórios.

    D) auditoria geral ou sintética é a Auditoria Financeira, situada mais na análise de balanços, já a auditoria detalhada ou analítica abrange o exame de todas as transações.


    E) as bases sobre as quais os exames de auditoria interna e de auditoria externa se assentam são semelhantes.

    bons estudos

  • "Questão polêmica. Alguns autores entendem que os trabalhos de auditoria interna e de auditoria externa são realizados por métodos idênticos. Entretanto, ainda que a banca tenha amparo doutrinário para manter o gabarito, devo entender que vá considerar a alternativa C como correta, devo discordar da banca neste caso, em vista das diferenças de procedimentos apontados pelas normas de Auditoria Interna (NBC TI 01) e de Auditoria Independente (NBC TA 500). As demais alternativas também estão incorretas, motivo pelo qual entendo pela anulação da questão."

    Prof. Claudenir Brito

  • A: esse é o objetivo da auditoria interna. O objetivo do auditor independente é emitir uma opinião sobre as demonstrações contábeis.


    B: O escopo do trabalho do auditor interno é determinado pela administração da entidade. O do auditor externo é determinado pelas normas de auditoria e legislações específicas.


    C: As bases não são diferentes. Alguns autores entendem que os trabalhos de auditoria interna e de auditoria externa são realizados por métodos idênticos. A doutrina (autor Crepaldi), diz o seguinte sobre a auditoria interna e externa: “as bases em que se assentam os exames são as mesmas: a escrituração, os documentos e os controles...” Entretanto, ainda que a banca tenha amparo doutrinário para o gabarito, devo discordar da banca neste caso, em vista das diferenças de procedimentos apontados pelas normas de Auditoria Interna (NBC TI 01) e de Auditoria Independente (NBC TA 500).


    D: Segundo Lopes de Sá, há duas classes fundamentais de Auditoria, quanto ao processo indagativo, a auditoria geral, sintética ou de balanço e a auditoria detalhada ou analítica. A Auditoria geral/sintética/de balanço se situa na análise das peças dos balanços e de suas conexões. Já a Auditoria detalhada/analítica não tem limitação quanto à sua ação. É aquela que incorpora um exame de todas as transações, atendo-se a todos os documentos, a todas as contas e a todos os valores fisicamente verificáveis. Para que possa cumprir a finalidade a que se propõe, utiliza elementos disponibilizados pela empresa e também outros adquiridos fora dela, executando investigações em outras empresas que se relacionam com a empresa auditada, principalmente suas filiais ou empresas classificadas como controladas. Dessa forma, a auditoria analítica é uma revisão mais detalhada o que a torna economicamente inviável, dado seu elevado custo, especialmente nas grandes empresas. Este método deve ser utilizado quando o auditor, através de testes de auditoria, detecta erros nos registros contábeis ou na documentação na qual ele se baseia, ou quando encontra alguma deficiência nos controles internos.


    E: as técnicas tanto na auditoria interna quanto na externa são semelhantes.


    Prof. Claudenir Brito