SóProvas


ID
1939420
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As Normas Internacionais de Auditoria Interna, emitidas pelo The Institute of Internal Auditors, orientam que o executivo chefe de auditoria deve desenvolver e manter um programa de avaliação da qualidade e da melhoria que compreenda todos os aspectos da atividade de auditoria interna.

Dentre as disposições das normas acerca da avaliação da qualidade da auditoria interna, identifica-se que

Alternativas
Comentários
  • De acordo com as normas do IIA, as avaliações externas, tais como as revisões de qualidade do trabalho de auditoria, devem ser conduzidas ao menos uma vez a cada cinco anos por revisor qualificado e independente; ou equipe de revisão externa à organização. Segundo a interpretação do IIA, as avaliações externas podem ser realizadas por meio de uma avaliação externa completa; ou uma autoavaliação com validação externa independente

    Vamos aos erros das demais alternativas:

    A) o importante é que a equipe possua as competências necessárias, mas não necessariamente todos os auditores possuirão todas as competências, o que seria quase impossível.

    C) de acordo com as normas do IIA, o executivo chefe de auditoria deve discutir com o conselho a forma e a frequência da avaliação externa e a qualificação e independência do avaliador externo, ou equipe de avaliação, incluindo qualquer potencial conflito de interesses. Portanto, essa definição não prejudica a avaliação, se tratando de imposição da norma.

    D) não existe esse foco nas avaliações externas, já que o Programa inclui avaliações internas.

    E)  a s avaliações externas, tais como as revisões de qualidade do trabalho de auditoria, devem ser conduzidas ao menos uma vez a cada cinco anos

    .Gabarito: B

    Professor Claudenir Brito - Estrategia Concursos

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/14171141/Transpetro-Coment%C3%A1rios-das-quest%C3%B5es-2016.pdf

  • Esclarecendo o gabarito (letra B): a avaliação externa pode recair sobre a avaliação feita dentro da própria entidade (autoavaliação).

  • questão retirada da série 1300 (programa de Avaliação da qualidade e melhoria). Vejamos item por item.

    Item A: vimos que no caso de uma equipe de avaliação, não é necessário que todos os membros da equipe possuam todas as competências; e sim que a equipe em conjunto esteja qualificada. O executivo chefe de auditoria utilizará seu julgamento profissional para avaliar se um avaliador ou equipe de avaliação apresenta competência suficiente para que seja considerado qualificado. INCORRETO

    Item B: aprendemos que as avaliações externas podem ser realizadas por meio de

    a) Uma avaliação externa completa; e

    b) Uma autoavaliação com validação externa independente. CORRETO

    Item C: segundo a norma, o diretor executivo de auditoria deve discutir com o Conselho:

    - A forma e a frequência da avaliação externa; e

    - A qualificação e independência do avaliador externo, ou equipe de avaliação, incluindo qualquer potencial conflito de interesses.

    Portanto, a definição da qualificação e independência não prejudica a avaliação, sendo uma imposição da norma. INCORRETO

    Item D: vimos que o programa inclui avaliações periódicas, tanto internas como externas. INCORRETO

    Item E: as avaliações externas, assim como as revisões de qualidade dos trabalhos de auditoria, devem ser conduzidas ao menos uma vez a cada cinco anos por revisor qualificado e independente ou por equipe de revisão externa à organização. INCORRETO

    Gabarito: alternativa B

  • Letra B

    Letra A - Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna (Normas) item 1312 – Avaliações Externas - Interpretação: [...] No caso de uma equipe de avaliação, não é necessário que todos os membros da equipe possuam todas as competências; e sim que a equipe em conjunto esteja qualificada. O executivo chefe de auditoria utilizará seu julgamento profissional para avaliar se um avaliador ou equipe de avaliação apresenta competência suficiente para que seja considerado qualificado.

    Letra B - Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna (Normas) item 1312 – Avaliações Externas - Interpretação: Avaliações externas podem ser realizadas por meio de uma avaliação externa completa ou uma autoavaliação com validação externa independente. O avaliador externo deve concluir quanto à conformidade com o Código de Ética e as Normas; a avaliação externa pode também incluir comentários operacionais ou estratégicos.

    Letra C - Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna (Normas) item 1312 – Avaliações Externas - Interpretação: As avaliações externas devem ser realizadas pelo menos uma vez a cada cinco anos, por um avaliador, ou uma equipe de avaliação, qualificado e independente, externo à organização. O executivo chefe de auditoria deve discutir com o conselho:

    • A forma e a frequência da avaliação externa.

    A qualificação e independência do avaliador externo,

    Letra D - Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna (Normas) item 1310 – Requerimentos do Programa de Garantia de Qualidade e Melhoria - O programa de garantia de qualidade e melhoria deve incluir tanto avaliações internas quanto externas.

    Letra E - Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna (Normas) item 1312 – Avaliações Externas - As avaliações externas devem ser realizadas pelo menos uma vez a cada cinco anos, por um avaliador, ou uma equipe de avaliação, qualificado e independente, externo à organização. [...]

  • As avaliações externas podem ser realizadas por meio de:

    a) Uma avaliação externa completa; e

    b) Uma autoavaliação com validação externa independente.

    Resposta: B

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    Requerimentos do Programa de Avaliação da Qualidade e Melhoria 

    • O programa de avaliação da qualidade e melhoria deve incluir tanto avaliações internas quanto externas. 

    Avaliações Externas 

    As avaliações externas devem ser realizadas pelo menos uma vez a cada cinco anos, por um avaliador, ou uma equipe de avaliação, qualificado e independente, externo à organização. 

    O executivo chefe de auditoria deve discutir com o conselho: 

    • ➠ A forma e a frequência da avaliação externa; e 
    • ➠ A qualificação e independência do avaliador externo, ou equipe de avaliação, incluindo qualquer potencial conflito de interesses. 

    Interpretação: 

    Avaliações externas podem ser uma avaliação externa completa ou uma autoavaliação com validação externa independente.

    =================

    As avaliações internas devem incluir: 

    • Monitoramento contínuo do desempenho da atividade de auditoria interna; e 
    • Autoavaliações ou avaliações periódicas realizadas por outras pessoas da organização com conhecimento suficiente das práticas de auditoria interna. 

    Interpretação: 

    O monitoramento contínuo é uma parte integrante da rotina diária de supervisão, revisão e avaliação da atividade de auditoria interna. 

    As avaliações periódicas são conduzidas para avaliar a conformidade com a Definição de Auditoria Interna, com o Código de Ética e com as Normas.