-
Letra (b)
Pronome de tratamento (lhe)
as formas “a justificaria” (em próclise) ou “justificá-la-ia” (em mesóclise) estariam corretas.
(a) referindo-se aos artigos.
-
Gab B.
O item 2 é a forma especial de pronome:
Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais depois de certas terminações verbais. Quando o verbo termina em -z, -s ou -r, o pronome assume a forma lo, los, la ou las, ao mesmo tempo que a terminação verbal é suprimida.
Por exemplo:
fiz + o = fi-lo
fazeis + o = fazei-lo
dizer + a = dizê-la
Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf44.php
-
1. Quanto ao pedido do Senhor Secretário, a secretaria deverá INFORMAR-LHE que ainda não há disponibilidade de recursos. O pronome LHE caracteriza um objeto indireto,que no caso é o Senhor Secretário;o objeto direto é:"que ainda não há disponibilidade de recursos".
2. Apesar de o regimento não exigir uma sindicância neste tipo de situação, a gravidade
da ocorrência JUSTIFICÁ-LA-IA , sem dúvida. Se o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito,ocorrerá a mesóclise,desde que não haja palavra atrativa Ex:"a gravidade da ocorrência NÃO A justificaria".
3. Embora os novos artigos limitem o alcance da lei, eles não A revogam . O advérbio de negação NÃO atrai o pronome oblíquo A causando uma próclise.
-
1. Quanto ao pedido do Senhor Secretário, a secretaria deverá ________ que ainda não há disponibilidade de recursos. informar a ele (OI)- o pronome que substitui objeto direito é lhe ou lhes. informa-lhe
2. Apesar de o regimento não exigir uma sindicância neste tipo de situação, a gravidade da ocorrência ________, sem dúvida.
verbo no futuro - sem palavra atrativa- aplica-se a mesóclise, ou seja, pronome no meio do verbo.
verbo aplicar é transitivo direto, isto é, exige objeto direto que poderá ser (o,a, os , as),sendo que quando se junto com verbo terminado com "r", esse "r" será eliminado e será substituído por lo(s) ou la(s) - justificá-la-ia
3. Embora os novos artigos limitem o alcance da lei, eles não ________. O "não" é palavra atrativa então puxa o pronome para perto dele. Eles não revogam a lei, ele não a revogam .
a)informar-lhe – a justificaria – revogam-na
b)informar-lhe – justificá-la-ia – a revogam é a resposta.
c)informá-lo – justificar-lhe-ia – a revogam
d)informá-lo – a justificaria – lhe revogam
e)informar-lhe – justificá-la-ia – revogam-na
-
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/colocacao-pronominal-4-regras-praticas
Lista das palavras atrativas
a) palavras com sentido negativo: não, nunca, jamais, ninguém, nada, nenhum, nem, etc. Exemplo: Nunca se meta em confusões.
b) advérbios (sem vírgula): aqui, ali, só, também, bem, mal, hoje, amanhã, ontem, já, nunca, jamais, apenas, tão, talvez, etc. Exemplo: Ontem a vi na aula. Com a vírgula, cessa a atração: Ontem, vi-a na aula. Aqui, trabalha-se muito.
c) pronomes indefinidos: todo, tudo, alguém, ninguém, algum, etc. Exemplo:Tudo se tornou esclarecido para nós.
d) pronomes ou advérbios interrogativos (o uso destas palavras no início da oração interrogativa atrai o pronome para antes do verbo): O que ? Quem ? Por que ? Quando ? Onde ? Como ? Quanto ? Exemplo: Quem a vestiu assim?
e) pronomes relativos: que, o qual, quem, cujo, onde, quanto, quando, como.Exemplo: Havia duas ideias que se tornaram importantes.
f) conjunções subordinativas: que, uma vez que, já que, embora, ainda que, desde que, posto que, caso, contanto que, conforme, quando, depois que, sempre que, para que, a fim de que, à proporção que, à medida que, etc. Exemplo: Já era tarde quando se notou o problema.
g) em + gerúndio: deve-se usar o pronome entre “em” e o gerúndio. Exemplo: Emse tratando de corrupção, o Brasil tem experiência
-
Rapinha...
1. Quanto ao pedido do Senhor Secretário, a secretaria deverá ________ que ainda não há disponibilidade de recursos.
2. Apesar de o regimento não exigir uma sindicância neste tipo de situação, a gravidade
da ocorrência ________, sem dúvida.
3. Embora os novos artigos limitem o alcance da lei, eles não ________.
SO SABENDO QUE O ''NÃO'' ITEM ''3'' ATRAI PRÓCLISE, JÁ DAVA PARA EXCLUIR A ''A'' E ''E''.
SOBRE O ITEM '1', TEMOS QUE OLHAR A REGENCIA DO VERBO INFORMAR, QUEM INFORMA, INFORMA ALGO [ substituivel por 'O'] A ALGUEM[ substituivel por 'LHE' ] .
COM ESSES DADOS JÁ DAVA PRA PERCEBER QUE ERA O ITEM ''B'' O GABARITO.
-
Alguém pode me explicar porque no caso de mesóclise não ficaria: justificaR-lhe-ia
Ao dividir o verbo para se proceder à mesóclise, vai-se até a letra R do infinitivo, colocase
o pronome oblíquo e, por fim, o restante do verbo. (Gramatica_para_Concursos_Marcelo_Rosenth)
Não seria justificar-lhe-ia?
-
Bruno Barros,o pronome LHE caracteriza objetos indiretos,ele não cabe nessa situação,pois o verbo "JUSTIFICAR" é transitivo direto,e o que seria justificada pela gravidade da ocorrência é a "SINDICÂNCIA" (objeto direto);o pronome "LA" é a sindicância,é o complemento do verbo justificar.Espero ter ajudado.
-
Bruno Barros,
Verbos terminados rm RSZ cortá-se essas letras e acrescenta -lo -la. por se tratar VTD
-
Gabarito errado..... Banca lixão
-
Letra (b)
-
O verbo "informar" possui duas formas de regência: 1 - quem informa, informa alguém (objeto direto) sobre alguma coisa (objeto indireto); 2 - Quem informa, informa alguma coisa (objeto direto) a alguém (objeto indireto).
-
Resposta letra B. informar-lhe – justificá-la-ia – a revogam.
- 1. Quanto ao pedido do Senhor Secretário, a secretaria deverá INFORMAR LHE (ÊnclIse, ob. Indireto - usa-se pronome oblíquo) que ainda não há disponibilidade de recursos.
- Quem informa, informa alguma coisa A alguém.
- Informa o quê: que ainda não há disponibilidade de recursos. (Ob. Direto.)
- A quem? Ao secretário (Ob. Indireto - "LHE")
- 2. Apesar de o regimento não exigir uma sindicância neste tipo de situação, a gravidade da ocorrência JUSTIFICÁ-LA-IA (Mesóclise, verbo no futuro do pretérito), sem dúvida.
- 3. Embora os novos artigos limitem o alcance da lei, eles não A REVOGAM (Próclise, o adverbio de negação "não" é uma partícula atrativa do pronome relativo "a").