SóProvas


ID
1941169
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Portaria Nº 371/2014, do Ministério da Saúde, que institui diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido (RN) no Sistema Único de Saúde (SUS), para o RN a termo com ritmo respiratório normal, tônus normal e sem líquido meconial, recomenda-se:

I. Assegurar o contato pele-a-pele imediato e contínuo, colocando o RN sobre o abdômen ou tórax da mãe, de acordo com sua vontade. Proceder ao clampeamento do cordão umbilical, após cessadas suas pulsações (aproximadamente de 1 a 3 minutos). Em casos de mães isoimunizadas ou HIV HTLV positivas, o clampeamento deve ser imediato.

II. Estimular o aleitamento materno na primeira hora de vida, exceto em casos de mães HIV ou HTLV positivas.

III. Postergar os procedimentos de rotina do recém-nascido na primeira hora de vida, tais como pesagem e outras medidas antropométricas, profilaxia da oftalmia neonatal e vacinação, entre outros procedimentos.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • nao entende por a III esta correta. alguem poderia explicar? 

  • o Art. 4º da referida portaria refere a postergação dos procedimentos de rotina, os quais compreende exame ísico, pesagem e outras medidas antropométricas, proxilaxia da oftalmia neonatal, vacinação e outros.

     

  • Deve-se postergar os procedimentos de rotina do recém-nascido na primeira hora de vida, para que o mesmo passe mais tempo em contato pele-a-pele com a mãe, estimulando o vínculo mãe-bebê, além da amamentação precoce.