SóProvas


ID
1941205
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à ortografia:

Alternativas
Comentários
  • a) O relatório sobre as condições climáticas representa um consenso avassalador que chega a ser sóbrio diante do volume de evidências, especialmente das adaptações ecológicas ao aquecimento.[CORRETA];

    b)profescia; [ERRADO];

    c)estinção; [ERRADO];

    d)socumbiu; [ERRADO];

    e)ônos; [ERRADO];

    [Gab. A]

    bons estudos

  • CORRIGINDO

     

    A) GABARITO

    B) PROFECIA / AUTORREALIZÁVEL

    C) EXTINÇÃO / ÍCONE

    D) SUCUMBIU / EXCESSIVAMENTE

    E) ÔNUS / SUBALTERNOS

     

     

    " Se tem um sonho...,treine sua mente para defendê-lo "

     

  • Acerca da palavra auto-realizável, e o motivo dela estar errada.

     

    Regra: Quando os prefixos e pseudo-prefixos terminarem em vogal e o segundo elemento começar com "r" ou "s", haverá aglutinação e dobradura da consoante:

    autorretrato, autosserviço, contrarreforma, infrassom, neossocialismo, infrarrenal, antissocial.

     

    P.S.: decore os prefixos e pseudo-prefixos que o professor do Soletrando expõe neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0fyl4xei5r0

  • Não tenham pressa de ler o enunciado da questão e entender o que exatamente ele quer. Eu li apressado essa questão e perdi muito tempo analisando a regência até notar que era para ver erros ortográficos.

  • GABARITO – ALTERNATIVA A 

    B) Com essa atitude política, as previsões se tornarão uma profescia (profecia) autorealizável  (autorrealizável), um resultado inevitável da omissão dos políticos. 

    C) O urso polar sobre bancos de gelo cada vez menores, fadado à estinção (extinção), transformou-se no íconi (ícone) do aquecimento global. 

    D) O animal não socumbiu (sucumbiu) apenas à seca, mas também ao impacto da aridez da região ecessivamente (excessivamente) explorada. 

    E) À medida que a água se torna mais cara, o ônos (ônus) dos ajustes ao novo regime passará para os grupos subauternos (subalternos), como os agricultores e os pobres das áreas urbanas.