SóProvas


ID
1943200
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Conjunto de ações técnicas de caráter intervencionista nos suportes dos documentos, referente à conservação e à preservação, que se propõe a executar a atividade de reversão de danos físicos ou químicos que tenham ocorrido nos documentos ao longo do tempo, atribui-se a denominação de:

Alternativas
Comentários
  • . Conservação e restauração de documentos
    Um documento deve ser conservado em local apropriado, com temperatura e umidade baixas, em um local elevado, e acondicionado de maneira adequada.
    5.1. Principais operações de conservação
    Desinfestação, limpeza, alisamento e restauração ou reparo, entre outras.
    Comentário:
    a) Desinfestação – combate ou inibe as atividades dos insetos. O método mais eficiente para combatê-los é a fumigação.
    b) Limpeza – fase posterior à fumigação. Os documentos devem ser limpos com um pano macio, um aspirador de pó, uma escova adequada.
    c) Alisamento – documentos são passados a ferro.
    d) Restauração – são utilizados determinados procedimentos para recuperar documentos em mau estado físico de conservação. É feita por especialistas dessa área (requer muito conhecimento desses profissionais).

     

  • Conservação e Preservação + Reversão de danos físicos ou químicos = Restauração

  • De acordo com Cassares & Moi (2000, p.12), a preservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.

     

    ... a conservação é um conjunto de ações estabilizadoras que visam a desacelerar o processo de degradação de documentos por meio de controle ambiental e de tratamentos especícos. 

     

    A restauração, por sua vez, deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico. 

     

    Fonte:  João Tiago e Leonardo Reis - Arquivologia Facilitada