-
Traços de personalidade
A primeira abordagem sobre a liderança é da década de 1940 e descreve o líder como aquele que possui características ou traços que o diferencia dos não líderes. Um traço é uma qualidade, uma característica que a pessoa possui. Dessa forma, a liderança era considerada algo nato, não podendo ser desenvolvida.
Os traços mais comumente apontados pelas pesquisas foram:
• traços físicos;
• traços intelectuais;
• traços sociais;
• traços relacionados com a tarefa.
Segundo Robbins (2005), tal abordagem, além de restringir a liderança a quem nascesse com os tais traços, apresentava quatro limitações:
• não há um traço universal de liderança;
• os traços provêm melhor o comportamento em situações fracas que em situações fortes, ou seja, em situações que exigem mais habilidade de liderar;
• as evidências são pouco claras quanto à separação de causa e efeito. Um exemplo disso seria o questionamento se o líder é mais autoconfiante, ou se o sucesso da liderança é que o torna mais autoconfiante;
• os traços funcionam melhor para prever o surgimento da liderança do que para distinguir entre líderes eficazes e ineficazes.
Por conta dessas limitações, surgiram as teorias de Estilo de Liderança, baseadas no comportamento do líder.
Gabarito C (?)
-
triste estudar e ver um gabarito desse!!!
-
Tambem discordo
-
Teoria dos Traços - Seus primeiros vestígios da teoria dos traços é datada na década de 30, é encontrada até a década de 40. Para essa teoria, a liderança é prerrogativa das pessoas que detêm uma série de traços - características de personalidade - e o bom líder, ou o mais apto, seria aquele que apresentace mais características consideradas necessárias para liderar. A Teoria dos Traços define traços universais de personalidade, ou seja, inúmeras características que todos os líderes deveriam apresentar e considera que tais características são natas, nascem com o indivíduo. Resumindo, ou você nasce lider ou nunca será.
http://gpparaconcursos.blogspot.com.br/2012/11/as-teorias-da-lideranca.html
-
Acertei por eliminação, a letra c é a "menos pior"
-
O gabarito dessa prova foi alterado para letra A.
-
Teoria da liderança com foco no lider:·
Teoria do Grande Homem - Aceita a idéia de líderes natos. Supunha-se que de tempos em tempos apareceriam homens geniais destinados a exercer profunda influência na sociedade.
Warren Bennis (2001) comenta: “Em um momento se pensou que as habilidades da liderança eram inatas. Ninguém se torna um líder, e sim nasce com esta condição,.A esta concepção de liderança se poderia denominar de Teria do Grande Homem”. Para ela, o poder se encarnava em uma reduzida quantidade de pessoas cuja herança e destino as convertia em líderes. Os indivíduos do tipo adequado poderiam liderar, todos os demais deveriam ser liderados. Ou se tinha essa característica ou não se tinha. Nem o aprendizado nem o desejo, por grandes que fossem, poderiam alterar o destino de um indivíduo."
· Teoria dos Traços - Basicamente semelhante à do Grande Homem, defende que a posse de certos traços de caráter e de personalidade permitiria a certos homens acesso ao poder. Dessa forma, julgava-se ser possível encontrar traços de personalidade universais nos líderes que os distinguiam dos não-líderes. Bryman (1992) retrata três grandes tipos de traços que a literatura trata, fatores físicos, habilidades características e aspectos de personalidade. O que interessava aos pesquisadores da época era poder eleger dentre certos atributos quais os que melhor definiriam a personalidade do líder.
Segundo Bergamini (1994):“O enfoque dos traços predominou até a década de quarenta, tendo como grandes contribuintes para o seu sucesso as pesquisas desenvolvidas pelos testes psicológicos muito incrementados a partir de 1920 ate 1950..Stogdill e Mann serviram-se dos resultados das pesquisas disponíveis acerca de liderança que datavam de 1904 a 1948, encontrando aproximadamente 124 projetos voltados a esse tipo de enfoque no estudo da liderança. Com revisão desses projetos foi possível chegar a um resultado que permitiu listar aproximadamente 34 traços de personalidade considerados como características típicas da amostragem dos líderes eficazes....Alguns exemplos dos traços encontrados são: sociabilidade e habilidades interpessoais, auto-confiança, ascendência e domínio, participação nas trocas sócias, fluência verbal, equilíbrio emocional e controle, busca de responsabilidade e outros”.
-
A banca considerou as alternativas A e B como corretas no gabarito oficial.
Questão 32:
http://comprov.ufcg.edu.br/files/Concursos/concurso-ufcg-2016/ProvaseGabaritos/GABARITOS%20OFICIAIS/SUPERIOR/ADMINISTRADOR.pdf
-
Vou acrescentar aos comentários dizendo que concordo com a letra A. Além do mais, o Líder para a teoria dos traços apresenta carisma, valores, inteligência, confiança e aparência com características de perfil, nascendo Líder e não poderia ser treinado.
Deixo uma dúvida também: como avaliar um aspecto como o controle emocional?
Algumas caracteristicas são de difícil medição.
Abraço!
-
▪ Teoria dos traços de personalidade - A primeira abordagem sobre a liderança é da década de 1940 e descreve o líder como aquele que possui características ou traços que o diferencia dos não líderes. A Teoria dos Traços defende que a posse de certos traços de caráter e de personalidade permitiria a certos homens acesso ao poder. Dessa forma, julgava-se ser possível encontrar traços de personalidade universais nos líderes que os distinguiam dos não-líderes. A abordagem dos traços enfatiza as qualidades físicas, intelectuais, sociais ou da personalidade que possam identificar um líder, entretanto, após algumas pesquisas, a conclusão a que se chegou é que alguns traços aumentam a probabilidade de sucesso de um líder, mas nenhum deles é a garantia de sucesso, segundo Robbins (2005, p. 305) e Cury (2005, p. 77).
Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração
-
Como pressuposto básico a letra A está bem correta, mas a letra B (também considerada pela banca) está complementando a letra A.
"Entender que os lideres nascem feitos ao invés de produzidos e que a liderança se concentra no comportamento deles."
O exemplo ideal para se entender essa teoria é quando você vê algumas crianças brincando e percebe que SEMPRE (em todos os casos mesmo) haverá alguma delas que se sobressairá em questão de liderança e os demais notadamente serão lideradas.