Causas
A hipercalemia ocorre quando o nível de potássio na corrente sanguínea está acima do normal. Esse problema pode estar relacionado tanto a um aumento no nível de potássio no corpo do paciente quanto ao excesso de liberação de potássio das células para a corrente sanguínea.
O potássio é uma importante substância para a regulação dos tecidos musculares e atua principalmente na digestão e no metabolismo, além de realizar a manutenção da homeostase – o equilíbrio existente entre os muitos processos elétricos e químicos do corpo.
O acúmulo de potássio no corpo pode se dar, também, devido a um problema nos rins, responsável pela remoção do excesso de potássio do corpo. Na maioria dos casos, pacientes que sofrem com hipercalemia também sofrem com distúrbios que reduzem a capacidade dos rins de eliminar a substância do organismo, como:
Insuficiência renal aguda
Insuficiência renal crônica
Glomerulonefrite, que é a inflamação do glomérulo, parte do rim responsável pela filtragem do sangue
Uropatia obstrutiva
Rejeição à um rim transplantado
Outra possível causa da hipercalemia é a falta do hormônio aldosterona no corpo. Esse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais, é responsável por regular a remoção de sódio e potássio pelo rim.
Além disso, alguns medicamentos também podem causar hipercalemia, principalmente os que afetam o funcionamento dos rins, como diuréticos poupadores de potássio, e os suplementos de potássio.
O potássio pode se acumular na corrente sanguínea sempre que for liberado pelas células. Neste sentido, a acidose contribui e acelera ainda mais para esse processo, pois causa danos ao revestimentos dos tecidos internos do corpo. Além de acidose, outros tipos de lesão podem fazer com que as células liberem mais potássio para a corrente sanguínea. Confira:
Queimaduras
Condições hemolíticas (que causam o rompimento dos glóbulos do sangue)
Sangramento gastrointestinal
Rabdomiólise causada por drogas, alcoolismo, coma ou algumas infecções
Cirurgia
Lesões traumáticas
Tumor.
Além disso, se os rins não estiverem funcionando corretamente, a ingestão elevada de potássio também pode levar à hipercalemia.