Iamamoto (2007), afirma que em todo processo de trabalho implica uma matéria-prima ou objeto sobre o qual incide a ação; meios ou instrumentos de trabalho que potenciam a ação do sujeito sobre o objeto, e a própria atividade , ou seja , o trabalho direcionado a um fim, que resulta em um produto.Tais elementos estão presentes na análise de qualquer processo de trabalho. Feita estas ponderações, a autora afirma que a análise que oobjeto de trabalho ,aqui considerado, é a questão social.
Em sua tese "A dimensão investigativa no exercício profissional", Guerra ( 2009) defende que, no âmbito da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho, cabe ao assistente social captar como as diversas expressões da questão social se particularizam em cada espaço sócio-ocupacional e chegam como demandas que dependem de sua intervenção profissional. Assim, entendemos que a clareza acerca de como concebemos a “questão social”, ou seja, a partir de que pressupostos teóricos; a percepção que temos de suas expressões, tais como: desemprego, fome, doenças, violência, falta de acesso aos bens e serviços sociais (moradia, creches, escolas, hospitais, etc.), bem como dos valores que orientam tais concepções, são mediações que incidem sobre os meios e modos de responder às demandas profissionais.
Ver IAMAMOTO - O Serviço Social na Contemporaneidade : trabalho e formação profissional.
Gabarito C
Entendendo que o examinador quer saber o objeto de intervenção profissional ou a matéria-prima que justifica o trabalho dos/as assistentes sociais, temos em Iamamoto (2015, p.27, grifou-se) que o "Serviço Social tem na questão social a base de sua fundamentação como especialização do trabalho. Questão social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura".
Neste sentido, Yazbek (2009, p.6, grifo do autor), afrima que "a Questão Social em suas variadas expressões, em especial, quando se manifesta nas condições objetivas de vida dos segmentos mais empobrecidos da população, é, portanto, a "matéria-prima" e a justificativa da constituição do espaço do Serviço Social na divisão sociotécnica do trabalho e na construção/atribuição da identidade da profissão".
Referência: YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio-histórico da profissão. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais.Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. -26. ed. - São Paulo , Cortez, 2015.