-
PRESERVAÇÃO
Visa garantir a longevidade, funcionalidade e acesso contínuo aos documentos, assegurando também características tais como acessibilidade e autenticidade.
CONSERVAÇÃO
Consiste de ações diretas, com a finalidade de resguardar o objeto (especialmente os documentos), consistindo assim em ações de prevenção contra possíveis danos ao referido objeto.
RESTAURAÇÃO [gabarito]
Conjunto de métodos que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos sofridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.
At.te, CW.
-
Gabarito: C
"O conceito de preservação envolve as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos. Preservação, desse modo, deve ser entendida como um conceito amplo, que abrange todas as medidas necessárias para a salvaguarda da integridade dos documentos arquivísticos pelo tempo que for necessário. [...]
Nesse sentido, a conservação é um conjunto de ações estabilizadoras que visam a desacelerar o processo de degradação de documentos por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos. A conservação busca, assim, estender a vida útil do documento, procurando mantê-lo o mais próximo possível do estado físico em que foi criado.
A restauração, por sua vez, deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico."
Fonte: Arquivologia Facilitada - 2ª Ed. 2013 - João Tiago e Leonardo Reis.
-
Falou de reversão de danos físicos ou químicos?
Pode marcar Restauração sem medo!
-
A) Preservação: prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.
B) Conservação: promoção da preservação e da restauração dos documentos.
C) Restauração: conjunto de procedimentos específicos para recuperação e reforço de documentos deteriorados e danificados.
GABARITO -> [C]
Fonte: Dicionário de terminologia arquivística.
-
A estabilização ou reversão de danos causados a documentos são atividades de natureza corretiva, ou seja, quando os eventos já ocorreram e os profissionais deve buscar o menor resultado negativo possível de suas consequências. As atividades corretivas são de restauração de documentos.
Por outro lado temos as atividades preventivas, aquelas que buscam evitar a ocorrência de eventos que podem danificar os documentos. Daí temos as atividades de conservação.
A preservação de documentos é um conceito mais amplo, que envolve toda e qualquer medida cujo objetivo seja manter o documento íntegro pelo maior tempo possível. Não só envolve as atividades práticas, mas também os planos, estratégias e diretrizes para o tratamento de documentos e informações em toda a instituição.
Os termos "manutenção" e "recuperação" não possuem relação com a Arquivística.
Gabarito do professor: Letra "C"
-
PRESERVAÇÃO =
CONSERVAÇÃO (desacelerar processo de degradação)
+
RESTAURAÇÃO (reverter danos)
-
CONSERVAÇÃO = promoção da preservação e da restauração dos documentos.
-- PRESERVAÇÃO = prevenção de deterioração e danos em documentos por meio do adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.
-- RESTAURAÇÃO = conjunto de procedimento para recuperação e reforço de documento deteriorados e danificados.
(Fonte: DBTA)