SóProvas


ID
1948432
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, consideradas as peculiaridades das atividades exercidas pelos policiais militares, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  a) [ ERRADA ] o militar que puder concorrer a cargos eletivos e contar com MAIS de dez anos de serviço será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade. Art. 14, §8º, II - CF 88

     

     b) [ ERRADA ] as polícias militares e os corpos de bombeiros militares são forças auxiliares e reserva do Exército, justificando-se sua sujeição ao poder disciplinar das Forças Armadas.

     

     c) [ ERRADA ] Ao militar é proibida a sindicalização e a greve e enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos; Art. 145, § 3º IV, V

    .

     d) [ GABARITO ] a lei disporá sobre o ingresso, os limites de idade, a estabilidade e outras condições de transferência do militar para a inatividade, os direitos, os deveres, a remuneração, as prerrogativas e outras situações especiais dos militares.Art. 145, § 3º, X

     

     e) [ ERRADA ] Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças

  • B) art. 144, § 6º As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

     

    D) ART. 125. § 4º Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.

     

  • RETIFICANDO OS DISPOSITOS DAS SEGUINTES ITENS:

    QUESTÃO "C" - art. 142, § 3º, IV e V, da CF/88

    § 3º - Os membros das Forças Armadas são denominados militares, aplicando-se-lhes, além das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposições:

    IV - ao militares são proibidas a sindicalização e a greve;

    V - o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos;

    QUESTÃO "D" - art. 142, § 3º, X, da CF/88

    X - a lei disporá sobre o ingresso nas Forças Armadas, os limites de idade, a estabilidade e outras condições de transferência do militar para a inatividade, os direitos, os deveres, a remuneração, as prerrogativas e outras situações especiais dos militares, consideradas as peculiaridades de suas atividades, inclusive aquelas cumpridas por força de compromissos internacionais e de guerra.

  • Caramba, mas quando fala "cabendo ao tribunal competente..." estamos falando de tribunal militar. Então porque a E está errada.

  • O item E está incorreto quando afirma que "a perda de graduação como pena acessória criminal, ou em virtude de sanção disciplinar administrativa, é de competência exclusiva da Justiça Militar estadual, nos termos do § 4o do art. 125 da Constituição Federal".

    Corrigindo esta assertiva:  a perda de graduação em virtude de sanção disciplinar não é de competência exclusiva da Justiça Militar Estadual (Judiciário), porquanto pode ser aplicada em processo administrativo a tramitar no âmbito da própria Corporação.

    Ressalte-se que essa jurisprudência está consubstanciada na Súmula n. 673 do Supremo Tribunal Federal, segundo a qual: “O art. 125, § 4º, da Constituição não impede a perda da graduação de militar mediante procedimento administrativo”.

  • O militar alistável é elegível se contar MENOS de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade.

  • Alguem poderia explicar porque a alternativa "b" está errada? Obrigado desde já.

  • Respondendo à pergunta do Alexandre:

    A letra "b" está errada porque não há previsão na CF/88 de que a PM e Bombeiros estejam sujeitos ao poder disciplinar (SUBORDINADOS) das forças armadas. Por exemplo, um coronel do exército não pode aplicar penalidade disciplinar sobre um capitão da PM de Minas Gerais, tanto a PM quanto o exército exercem o poder disciplinar dentro de sua própria instituição.

    Ademais, o § 6º do art. 144 da CF prevê que a PM e o corpo de Bombeiros são subordinados ao Governador do Estado ou Distrito Federal.

  • condenação criminal e perda do cargo

    A pena acessória de perda do cargo pode ser aplicada a praças mesmo sem processo específico

    Se uma praça (exs: soldados, cabos) for condenada por crime militar com pena superior a 2 anos, receberá, como pena acessória, a sua exclusão das Forças Armadas mesmo sem que tenha sido instaurado processo específico para decidir essa perda?

    SIM. A pena acessória de perda do cargo pode ser aplicada a PRAÇAS mesmo sem processo específico para que seja imposta. Trata-se de uma pena acessória da condenação criminal.

    E se um OFICIAL for condenado?

    Neste caso, será necessário um processo específico para que lhe seja imposta a perda do posto e da patente (art. 142, § 3º, VI e VII, da CF/88). Para que haja a perda do posto e da patente do Oficial condenado a pena superior a 2 anos, é necessário que, além do processo criminal, ele seja submetido a novo julgamento perante Tribunal Militar de caráter permanente para decidir apenas essa perda.

    STF. Plenário. RE 447.859/MS, Rel. Min. Marco Aurélio, julgado em 21/5/2015 (Info 786).

  • Acredito que TODAS estão incorretas, uma vez que a alternativa D, dada como correta, está errada. O enunciado da questão diz respeito a polícia militar e a alternativa C, é a respeito das Fornças Armadas.

  • Bom, Pessoal já comentou, apenas consertei os paragrafos, incisos e alineas que estavam errados, segue os corretos.

    a) [ ERRADA ] Art. 14, §8º, I, II  O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:

    I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;

    II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

    b) [ ERRADA ] art. 144, § 6º As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

    c) [ ERRADA ] Art. 142, § 3º IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve;

    V - o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos

    d) [ GABARITO ] Art. 142, § 3º, X - a lei disporá sobre o ingresso, os limites de idade, a estabilidade e outras condições de transferência do militar para a inatividade, os direitos, os deveres, a remuneração, as prerrogativas e outras situações especiais dos militares.

    e) [ ERRADA ] ART. 125. § 4º - Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças

  • Os militares estão sujeitos primeiramente as juntas militares que seguem a Constituição federal.

    Segundamente, aos tribunais de justiça dos Estados.

  • O erro da letra E:   No Direito Penal Militar existem as penas PRINCIPAIS e ACESSÓRIAS ( sendo uma delas a perda do posto e gradução). A pena principal é aplicada pela Justiça Militar da Uniao ou Estadual ( Primeira instância).  A pena acessória é aplicada pelo Tribunal ( 2 instancia). ex: Militar da PM é condenado a mais de 2 anos em Pena Privativa de Liberdade. O TRibunal de Justiça MILITar ( hj somente SP, MG e R.S possuem)  decidirá sobre a pena acessória.

  • A - INCORRETA. O militar com menos de 10 anos de atividade deverá ser afastado, e não agregado. Nesse sentido:

    Art. 14, §8º, I e II, da CF: "O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições: I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade; II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade".

     

    B - INCORRETA. Art. 144, §6º, da CF: "As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios".

     

    C - INCORRETA. Art. 142, §3º, V, da CF: "O militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos".

     

    D - CORRETA. Art. 142, §3º, X, da CF: "A lei disporá sobre o ingresso nas Forças Armadas, os limites de idade, a estabilidade e outras condições de transferência do militar para a inatividade, os direitos, os deveres, a remuneração, as prerrogativas e outras situações especiais dos militares, consideradas as peculiaridades de suas atividades, inclusive aquelas cumpridas por força de compromissos internacionais e de guerra".

     

    Trata-se de norma prevista para os membros das Forças Armadas, mas aplicável aos militares dos estados por força do seguinte dispositivo:

    Art. 42, §1º, da CF: "Aplicam-se aos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, além do que vier a ser fixado em lei, as disposições do art. 14, § 8º; do art. 40, § 9º; e do art. 142, §§ 2º e 3º, cabendo a lei estadual específica dispor sobre as matérias do art. 142, § 3º, inciso X, sendo as patentes dos oficiais conferidas pelos respectivos governadores".

     

    E - INCORRETA. Art. 125, §4º, da CF: "Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças".

  • gaba

    D de dado

  • O porquê de a assertiva E estar errada consta em outra alternativa da VUNESP, na questão número Q649495:

     

    A competência constitucional do Tribunal de Justiça Militar para decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças não impede a perda da graduação de militar mediante procedimento administrativo.

  • Sobre a letra E:

    Súmula 673 do STF: O art. 125, § 4º, da Constituição não impede a perda da graduação de militar mediante procedimento administrativo.

  • SE TEM MENOS DE 10 ANOS DEVE SE AFASTAR

  • A questão exige conhecimento acerca da disciplina constitucional ligada aos militares. Analisemos as alternativas, com base na CF/88:

    Alternativa “a": está incorreta. Conforme art. 14, § 8º - O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições: [...] II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

    Alternativa “b": está incorreta. Conforme art. 144, § 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

    Alternativa “c": está incorreta. Conforme art. 142, § 3º Os membros das Forças Armadas são denominados militares, aplicando-se-lhes, além das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposições: [...] IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve; V - o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos.

    Alternativa “d": está correta. Conforme art. 142, § 3º Os membros das Forças Armadas são denominados militares, aplicando-se-lhes, além das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposições: [...] X - a lei disporá sobre o ingresso nas Forças Armadas, os limites de idade, a estabilidade e outras condições de transferência do militar para a inatividade, os direitos, os deveres, a remuneração, as prerrogativas e outras situações especiais dos militares, consideradas as peculiaridades de suas atividades, inclusive aquelas cumpridas por força de compromissos internacionais e de guerra.

    Alternativa “e": está incorreta. Conforme art. 125, § 4º Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.


    Gabarito do professor: letra d.
  • Complementando:

    Militar alistável = o que não é conscrito.

  • COMPLEMENTANDO: parágrafo 8° inciso I: Se contar com menos de 10 anos de serviço, deverá afastar-se da atividade. Agora o pulo do gato. -----> No momento do registro da candidatura o militar será EXONERADO.

    Parágrafo 8° da CF inciso II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade. Outro pulo do gato-----> NO ATO DA DIPLOMAÇÃO O MILITAR SERÁ APOSENTADO.

    EX: O atual presidente da república BOLSONARO no momento da sua diplomação ele se aposentou.