- ID
- 6676
- Banca
- ESAF
- Órgão
- MTE
- Ano
- 2006
- Provas
- Disciplina
- Direito Constitucional
- Assuntos
Não se inclui entre as competências constitucionais da Polícia Federal:
Não se inclui entre as competências constitucionais da Polícia Federal:
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I - No estado de defesa para preservar ou restabelecer a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza, é possível a restrição temporária aos direitos de reunião, sigilo de correspondência e de comunicação telegráfica e telefônica.
II - Na vigência do estado de sítio, não se admitem restrições à liberdade de ir e vir nem à inviolabilidade de correspondência.
III - Aos militares asseguram-se, entre outros direitos, o gozo de férias anuais remuneradas, com acréscimo de 1/3, e licença-gestante de 120 dias.
IV - As funções de polícia judiciária da União são exercidas, com exclusividade, pela polícia federal.
Quanto à defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a alternativa correta.
Com fundamento nas regras estabelecidas na CF quanto à
defesa do Estado e das instituições democráticas, julgue os
itens que se seguem.
A Polícia Federal tem competência constitucional para prevenir e reprimir, com exclusividade, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho.
Nos termos da Constituição da República, as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras são exercidas
Considerando as normas constitucionais a respeito da segurança pública é correto dizer que
Com relação às normas sobre segurança pública, meio ambiente e família, a CF dispõe que
A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I - polícia federal; II - polícia rodoviária federal; III - polícia ferroviária federal; IV - polícias civis; V - polícias militares e corpos de bombeiros militares. Neste sentido, é correto afirmar que incumbe
De acordo com o Art. 144 da Constituição Federal, a segurança pública é uma obrigação do Estado, porém direito e responsabilidade de todos. Ela deve ser exercida para a preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Dentre os diversos organismos de segurança pública, são responsáveis pela apuração das infrações penais de interesse da União e dos entes federados, respectivamente,
Com referência ao direito brasileiro, julgue os itens que se
seguem.
A Polícia Federal é incompetente para investigar crimes cometidos contra sociedades de economia mista porque esse tipo de pessoa jurídica não integra a administração pública direta nem a indireta.
Uma proposta de emenda à Constituição, apresentada com o
apoiamento de 250 deputados, tem por conteúdo alteração das
competências da Polícia Federal, retirando-lhe a função de polícia
de fronteira - art. 144, § 1.º, III, parte final - e transferindo
essa competência para o Exército brasileiro. Admitindo que essa
proposta de emenda à Constituição, observadas as regras
constitucionais relativas ao processo legislativo desse tipo de
proposição, venha a ser aprovada e promulgada, julgue os itens
a seguir.
Mesmo com a aprovação da referida emenda à Constituição, a transferência da função de polícia de fronteira para o Exército brasileiro não implicaria a transferência da função de polícia judiciária da União, porque, nos termos da Constituição Federal, essa competência é exercida com exclusividade pela Polícia Federal.
Com relação à segurança pública, à polícia ostensiva e à polícia judiciária, assinale a opção correta.
Acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas,
julgue os itens seguintes.
Em caso de roubo a agência do Banco do Brasil, o inquérito policial deve ser aberto por delegado da Polícia Civil, e não, da Polícia Federal.
Quanto à defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.
Levando-se em consideração as normas constitucionais que regulam a Defesa do Estado e das instituições democráticas e suas interpretações pelos julgados do Supremo Tribunal Federal acerca da matéria, assinale a alternativa correta.
Considerando as normas constitucionais que regulam a função e o cargo de Delegado de Polícia, assinale a alternativa incorreta.
A respeito da defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.
Julgue os itens que se seguem, relativos à organização da
segurança pública, constitucionalmente fixada.
A criação de um departamento de trânsito como órgão componente da segurança pública estadual é medida que não se compatibiliza com o modelo federal. A Constituição Federal, quando aponta os órgãos incumbidos do exercício da segurança pública, condiciona os estados a acompanharem esse mesmo modelo, fixando um rol que se considera numerus clausus.
Julgue os itens que se seguem, relativos à organização da
segurança pública, constitucionalmente fixada.
É cabível e constitucionalmente formal lei de iniciativa do Poder Legislativo estadual ou do DF que tenha por objeto a gestão da segurança pública.
Julgue os itens que se seguem, relativos à organização da
segurança pública, constitucionalmente fixada.
O envolvimento de policiais militares em um crime, ainda que os delitos sejam estranhos à atividade militar, como o roubo e o tráfico de drogas, desloca a atribuição das investigações e da presidência do inquérito para a policia militar.
Sobre as Forças Armadas, é correto afirmar que
No que concerne à defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.
Como meio de manutenção da ordem constitucional, a Constituição da República preservou sua integridade de momentos de exacerbada tensão social, disciplinando o que pode ser chamado de legalidade excepcional. Ademais, quando tratou da defesa do Estado e das instituições democráticas, a Constituinte também tratou das Forças Armadas e da segurança pública. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
Os Órgãos apresentados nas alternativas a seguir estão incluídos no art. 144 da Constituição como responsáveis pelo exercício da preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, à exceção de um. Assinale-o.
Com relação ao tema Segurança Pública analise as afirmativas a seguir:
I. Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
II. Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
III. A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência.
Assinale:
Julgue os itens a seguir, a respeito da segurança pública e das
Forças Armadas.
O oficial condenado, na justiça comum ou militar, por sentença transitada em julgado, a pena privativa de liberdade superior a dois anos deve ser submetido a julgamento para que seja decidido se é indigno do oficialato ou com ele incompatível, podendo perder o posto e a patente.
Julgue os itens a seguir, a respeito da segurança pública e das
Forças Armadas.
A ABIN destina-se a exercer as funções de polícia judiciária da União.
As corporações consideradas forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se aos governadores dos estados, do Distrito Federal e dos territórios.
Julgue o item seguinte , acerca da segurança pública e das Forças Armadas.
Acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.
Nos termos da Constituição de 1988, pode ser afirmado como INCORRETO sobre a segurança pública:
A organização dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades, em conformidade com a Constituição da República Federativa do Brasil, será disciplinada por
A segurança pública é um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, conforme artigo 144 da Constituição Federal. Neste contexto,
Julgue os itens subsequentes, relativos à defesa do Estado e das instituições democráticas.
A Polícia Federal tem competência exclusiva para exercer as funções de polícia judiciária da União.
Julgue os itens subsequentes, relativos à defesa do Estado e das instituições democráticas.
As polícias militares, os corpos de bombeiros militares, as forças auxiliares e a reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis, ao presidente da República.
Julgue os itens subsequentes, relativos à defesa do Estado e das instituições democráticas.
Os municípios têm a faculdade de, por meio de lei, constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, não lhes cabendo, contudo, o exercício da polícia ostensiva.
Acerca dos agentes públicos, julgue os itens que se seguem.
As normas constitucionais pertinentes às vantagens concedidas aos militares das Forças Armadas não se aplicam aos militares dos estados, do Distrito Federal e dos territórios.
Julgue o item subsequente, relativo à segurança pública.
Segundo o STF, não há subordinação dos organismos policiais civis, que integram a estrutura do Estado, ao chefe do Poder Executivo, razão pela qual considera constitucional lei estadual que estabeleça autonomia administrativa, funcional e financeira à polícia civil.
Sobre Segurança Pública, nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar:
Leia as afirmativas quanto à segurança pública.
I. É exercida pela polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia ferroviária federal, polícias civis, polícias militares e corpos de bombeiros militares.
II. Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações.
III. Compete à União organizar e manter a polícia civil, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal.
IV. Compete à polícia federal exercer, em concorrência com as polícias civis estaduais, as funções de polícia judiciária da União.
É correto apenas o que se afirma em
Julgue o item abaixo, a respeito da segurança pública.
As infrações penais militares cometidas por policiais militares de um estado devem ser apuradas pela polícia civil desse estado.
No tocante ao tema da segurança pública e sua organização, julgue
o item seguinte.
Sendo a segurança um dever estatal, direito e responsabilidade de todos, os municípios, em momentos de instabilidade social, podem constituir guardas municipais destinadas ao policiamento ostensivo e à preservação da ordem pública.
Em relação à organização político-administrativa do Estado federal
brasileiro, julgue os itens a seguir.
Os municípios devem, obrigatoriamente, constituir guardas municipais destinadas à preservação da ordem pública e à proteção de seus bens, serviços e instalações.
Não constitui atribuição da polícia judiciária
A respeito do tratamento constitucional dado à segurança
pública, julgue os itens a seguir.
A segurança pública deverá ser exercida pelas polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civis, militares e corpos de bombeiros militares.
A respeito do tratamento constitucional dado à segurança
pública, julgue os itens a seguir.
As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reservas do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos governadores dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos territórios.
A respeito do tratamento constitucional dado à segurança
pública, julgue os itens a seguir.
O patrulhamento ostensivo das rodovias federais é de competência exclusiva dos DETRANs.
Julgue o item seguinte , acerca da segurança pública e das Forças Armadas.
Acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.
A Constituição da República de 1988
Acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.
A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.Acerca do tema, assinale a alternativa correta.
Sobre a Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, analise as afirmações a seguir.
I. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa em caso de declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
II. De acordo com a Constituição Federal, a execução de atividades de defesa civil incumbe aos corpos de bombeiros militares.
III. Ao militar são proibidas a sindicalização e a greve e, ainda em relação a este, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos.
IV. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia ferroviária federal, polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros militares e guardas municipais.
A alternativa que contêm todas e somente as afirmações corretas é:
A respeito da organização e da defesa do Estado e das instituições democráticas, julgue os itens subseqüentes.
A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por meio da polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia ferroviária federal, polícias civis, polícias militares e corpos de bombeiros militares.
Julgue os itens subsequentes, relativos à defesa do Estado e das
instituições democráticas.
A Polícia Federal tem competência exclusiva para exercer as funções de polícia judiciária da União.
Acerca dos agentes públicos, julgue os itens que se seguem.
As normas constitucionais pertinentes às vantagens concedidas aos militares das Forças Armadas não se aplicam aos militares dos estados, do Distrito Federal e dos territórios.
Julgue os itens a seguir, acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas.
As polícias militares e os corpos de bombeiros militares são considerados pela CF reserva do Exército e forças auxiliares.
A respeito das normas constitucionais no âmbito da segurança
pública, julgue os itens que se seguem.
As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, apesar de serem forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos governadores. Isso é válido também para a polícia militar e a polícia civil do Distrito Federal (DF), que também são subordinadas ao governador do DF.
A respeito das normas constitucionais no âmbito da segurança
pública, julgue os itens que se seguem.
As polícias civis estão incumbidas da função de polícia ostensiva e da preservação da ordem pública, além da função de polícia judiciária e da apuração de infrações penais.
Com relação à defesa do Estado e das instituições democráticas e aos direitos políticos, assinale a opção correta.
Considerando o disposto na CF, julgue os itens a seguir.
A segurança pública é responsabilidade de todos.
Considerando o disposto na CF, julgue os itens a seguir.
A polícia militar e o corpo de bombeiros dos estados federados são subordinados aos respectivos governadores, diferentemente da polícia civil, que é subordinada apenas ao presidente do tribunal de justiça de cada estado.
A respeito das normas constitucionais que regem os órgãos de defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.
No que concerne à segurança pública, julgue o seguinte item.
De acordo com a atual Carta Política, a PRF é um órgão transitório da segurança pública, destinado ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
Com relação ao que dispõe a CF acerca da disciplina das forças armadas, assinale a opção incorreta.
No que concerne às disposições constitucionais referentes à Guarda Municipal, assinale a alternativa correta.
Amigos,
Para resolver questões devemos nos atentar para a pergunta, assim, se o questionamento fizer referencia à luz da jurisprudência, deverei responder com base no entendimento dos Colendos Tribunais. Observem novamente a pergunta:“o que concerne às disposições constitucionais referentes à Guarda Municipal”.
Desse modo, independente de legislação municipal que trata do assunto, deve-se marcar alternativa que melhor responde a pergunta.
Art. 144, § 8º da CF/88 -Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
d) Pode ser constituída em qualquer município e destina-se, apenas, à proteção de seus bens, serviços e instalações.CORRETA.
Sob outro aspecto, qualquer do povo pode prender em flagrante, logicamente a Guarda poderá também, vide Art. 301 CPP. Hoje, as Guardas Civis Municipais têm um papel muito mais abrangente do que apenas a preservação do patrimônio publico, devemos evitar este preconceito existente que a Guarda não pode atuar em outras áreas, atuação desta instituição tem feito a diferença em diversos municípios, a população de bem só tem a ganhar. Está em tramitação o PL1332/03 que regulamentará a atuação no âmbito federal das GCM’s.
Fraterno Abraço.
Rumo à Posse!
Questão desatualizada:
"é constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício de poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas (fiscalizar o trânsito, lavrar auto de infração e impor multas) "
DESATUALIZADA. Notifiquem também o QC.
▪ É constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício do poder de polícia de trânsito, inclusive para a imposição de sanções administrativas legalmente previstas (ex: multas de trânsito). {STF. Plenário. RE 658570/MG, julgado em 6/8/2015 (Info 793)}
CAPÍTULO III
DA SEGURANÇA PÚBLICA
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
Rol taxativo
I - polícia federal
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
PF
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
PRF
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
PFF
§ 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
PC
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
PM / CBM
§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
PP
§ 5º-A. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.
Subordinação
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Guarda municipal
§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
À luz da CF, julgue os itens que se seguem, concernentes à
organização e defesa do Estado e das instituições democráticas.
A Polícia Civil, a Polícia Militar e o CBMDF, embora subordinados ao governador do DF, estão sujeitos à disciplina de lei federal no que se refere à sua organização e aos seus vencimentos e têm suas contas controladas pelo Tribunal de Contas da União.
| Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares da Polícia Militar do Distrito Federal e dá outras providências. |
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber que o SENADO FEDERAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
ESTATUTO DOS POLICIAIS-MILITARES
DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL
TÍTULO I
Generalidades
CAPÍTULO I
Das Disposições Preliminares
Art 1º - O presente Estatuto regula a situação, obrigação, deveres, direitos e prerrogativas dos Policiais-Militares da Polícia Militar do Distrito Federal.
Art 2º - A Polícia Militar do Distrito Federal, organizada com base na hierarquia e disciplina, considerada força auxiliar reserva do Exército, é destinada à manutenção da ordem pública e segurança interna do Distrito Federal.
Art 3º - Os integrantes da Polícia Militar, em razão da destinação a que se refere o artigo anterior, natureza e organização, formam uma categoria especial de servidores públicos do Distrito Federal, denominados policiais-militares.
ao meu ver deveria ser >controlado pela união com o auxílio do TCU.
Gabarito : Certo.
Assinale a opção correta quanto à defesa do Estado e das instituições democráticas.
“Mais uma vez se vê que o estado de sítio, como o estado de defesa, está subordinado a normas legais. Ele gera uma legalidade extraordinária, mas não pode ser arbitrariedade. Por isso, qualquer pessoa prejudicada por medidas ou providências do Presidente da República ou de seus delegados, executores ou agentes, com inobservância das prescrições constitucionais não excepcionadas e das constantes do art. 139, tem o direito de recorrer ao Poder Judiciário para a responsabilizá-los e pedir a reparação do dano que lhe tenha sido causado.” (SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 23 ed. Sao Paulo. Malheiros editores. P. 750)
Art. 141. Cessado o estado de defesa ou o estado de sítio, cessarão também seus efeitos, sem prejuízo da responsabilidade pelos ilícitos cometidos por seus executores ou agentes.
Parágrafo único. Logo que cesse o estado de defesa ou o estado de sítio, as medidas aplicadas em sua vigência serão relatadas pelo Presidente da República, em mensagem ao Congresso Nacional, com especificação e justificação das providências adotadas, com relação nominal dos atingidos e indicação das restrições aplicadas. (controle posterior)
a) No art. 136, § 3º, se estabelece que a prisão por crime contra o Estado deverá ser imediatamente comunicada ao juiz competente,
b) a prisão por outros motivos que não o crime contra o Estado tem o prazo máximo de 10 dias, salvo autorização judicial.
c) Cessado o estado de defesa ou o estado de sítio, cessarão também seus efeitos, sem prejuízo da responsabilidade pelos ilícitos cometidos por seus executores ou agentes, ou seja, poderá o Poder Judiciário verificar eventuais abusos e aplicar as sanções previstas.
--> Controle Jurisdicional no Estado de Sítio: Cessado o estado de sítio, cessarão também seus efeitos, sem prejuízo da responsabilidade pelos ilícitos cometidos por seus executores ou agentes, ou seja, poderá o Poder Judiciário verificar eventuais abusos e aplicar as sanções previstas.
--> Dessa forma, percebe-se que, ao contrário do afirmado pela alternativa, ocorre tanto no Estado de Defesa quanto no estado de Sítio o controle jurisdicional sobre os atos praticados pelo Poder Executivo a fim de fiscalizar se ocorre extrapolamentos as autorizações constitucionais durante a execução dos decretos.
Em relação a assertiva A, acredito que o erro esta quando a questão fala em o Presidente decretar o Estado de Sitio e não em solicitar ao Congresso Nacional. Espero ter ajudado.
MOLE, MOLE, GALERA!!!
A) ERRADA - De forma alguma! Mesmo que se trate de conveniência e oportunidade do ato praticado, o Judiciário pode, se provocado,
analisar esse ato quanto aos aspectos inerentes de legalidade;
B) ERRADA (CF, art. 53, § 8º) - Há uma dada situação em que a suspensão da imunidade parlamentar é possível;
C) ERRADA (CF, art. 144, º 10, I) - O referido dispositivo foi incluído no texto constitucional em 2014, portanto, após a data dessa questão.
No entanto, mantém-se sua correção, já que os DETRANs não são listados como órgãos de segurança pública, mas tão
somente órgãos cujas atribuições são inerentes dessa área. Caso contrário, a incersão da emenda não seria como §, mas
como inc. VI do art. 144;
D) CERTA (CF, art. 5º, LXVIII; STF, HC 70.648) - "conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de
sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder";
Nesse sentido, o STF julgou favorável diversos HCs, como o acima citado, tendo por fundamento, os pressupostos de legalidade
(LENZA, 2016).
Ademais, rege o princípio da legalidade - basilar do Direito - que "O agente público só pode fazer o que a lei determina ou
autoriza". Saiu disso, fica configurado o abuso de poder na sua espécie excesso de poder. É aí que entra o Judiciário para meter
a colher nessa paçoca da punição disciplinar castrense (militar);
E) ERRADA (CF, art. 136, § 4º) - Necessária a aprovação.
* GABARITO: LETRA "D".
Abçs.
O não cabimento de HC na sanções disciplinares militares deve ser analisada de forma minuciosa. Seu não cabimento se dá com relação ao mérito do ato, contudo os aspectos formais poderão ser questionados. Conforme NOVELINO, Marcelo (Curso de Direito Constitucional, 12ª Ed. Editora JusPODIVM, p. 440 2 441): "(...) Admite-se a impetração para questionar a legalidade da punição disciplinar, isto é, quando se tratar de questões como incompetência da autoridade, falta de previsão legal para a punição, inobservância das formalidades legais ou excesso de prazo de duração da medida restritiva de liberdade. (...)".
QUESTÃO CABULOSA :(
Questão estranha, segundo a constituição não, mas sei que segundo o stf pode, a questão não deixa qual posicionamento quer.
DIÁLOGO 1
Pedro: Conferiu a legislação? Trata-se de uma punição disciplinar militar?
Ricardo: Sim!
Pedro: Você está dizendo que sim, pois ficar trancafiado está previsto na lei, né?
Ricardo: É claro, né? Se eu confirmei que é uma sanção militar é porque é legítima, está prevista na lei.
Pedro: Ah...então, nesse caso, infelizmente, não vai rolar Habeas Corpus.
DIÁLOGO 2
Pedro: Conferiu a legislação? Trata-se de uma punição disciplinar militar?
Ricardo: Conferi! Não é uma modalide de punição prevista.
Pedro: Você está dizendo que não, pois matar formiga a grito não está previsto na lei, né?
Ricardo: É claro, né? Se eu confirmei que não é uma sanção militar é porque é ilegítima, não está prevista na lei.
Pedro: Ah...então, nesse caso vai rolar o Habeas Corpus.
A questão não é fácil, mas sim cabe HC para discutir legalidade de punição imposta, mas para discussão de mérito não cabe.
Como regra, não cabe habeas corpus em relação a punições disciplinares militares. Contudo, admite-se a veiculação desse instrumento contra punição disciplinar militar quando a discussão se referir a quatro pressupostos de legalidade, quais sejam: a hierarquia, o poder disciplinar, o ato ligado à função e a pena suscetível de ser aplicada disciplinarmente. Ano: 2007 Banca: Órgão: Prova:
GAB D
VEJA QUE NA CF NESSA LETRA D - FALA DE PUNIÇÃO DE FORMA ILEGAL.
A punição disciplinar militar imposta sem que haja previsão legal é passível de impugnação via habeas corpus.
É cabível impetrar HC, em punições de natureza militar, quanto ao critério da legalidade.
Gab:D
A questão exige conhecimento acerca do defesa do Estado e das instituições democráticas e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:
a) A natureza discricionária do ato do presidente da República que decreta o estado de sítio não viabiliza o controle judicial, razão pela qual há, sobre tal ato, a incidência do controle exclusivamente político, exercido pelo Congresso Nacional.
Errado. Além do controle político (que pode ser imediato, concomitante e sucessivo), há também o controle jurisdicional imediato, que é "a possibilidade de controle judicial do ato político da decretação nas hipóteses de abuso de direito ou desvio de finalidade, devendo o controle ser feito cum grano salis, parcimônia e em hipóteses excepcionais.", o controle jurisdicional concomitante em que "haverá o controle pelo Judiciário da prisão efetivada pelo executor da medida." e também o controle jurisdicional sucessivo, ao qual "cessado o estado de defesa, cessarão também seus efeitos, sem prejuízo da responsabilidade pelos ilícitos cometidos por seus executores ou agentes.", explica Pedro Lenza.
b) Não se admite, no estado de defesa e no estado de sítio, a suspensão das denominadas imunidades parlamentares.
Errado. No Estado de Sítio é possível que as imunidades sejam suspensas mediante o voto de 2/3 dos membros da Casa respectiva, conforme preceitua art. 53, § 8º, CF: Art. 53, § 8º As imunidades de Deputados ou Senadores subsistirão durante o estado de sítio, só podendo ser suspensas mediante o voto de dois terços dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatíveis com a execução da medida.
c) Os estados-membros podem, a seu critério, inserir os seus respectivos departamentos de trânsito entre os órgãos incumbidos do exercício da segurança pública.
Errado. O rol da segurança pública é taxativo. Neste sentido, Pedro Lenza: "O objetivo fundamental da segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio e se implementa por meio dos seguintes órgãos: (art. 144, I, a VI, da CF/88): polícia federal; polícia rodoviária federal; polícia ferroviária federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares. polícias penais federal, estaduais e distrital. Trata-se de rol taxativo e deverá ser observado no âmbito dos demais entes federativos, que não poderão criar novos órgãos distintos daqueles designados pela Constituição Federal." (adaptado e grifou-se).
d) A punição disciplinar militar imposta sem que haja previsão legal é passível de impugnação via habeas corpus.
Correto e, portanto, gabarito da questão. De fato, é possível impetrar HC contra a punição disciplinar militar, todavia, se exclui as questões referentes ao mérito, ficando, portanto, adstrito à legalidade da punição. Sobre o tema, Pedro Lenza: "(...) seguindo a jurisprudência do STF, a possibilidade de impetração de habeas corpus para análise, pelo Judiciário, dos pressupostos de legalidade (hierarquias, poder disciplinar, ato ligado à função e pena suscetível de ser aplicada disciplinarmente (...), excluídas as questões da sanção administrativa." Nesse sentido, é a jurisprudência: RECURSO EXTRAORDINÁRIO. MATÉRIA CRIMINAL. PUNIÇÃO DISCIPLINAR MILITAR. Não há que se falar em violação ao art. 142, § 2º, da CF, se a concessão de habeas corpus, impetrado contra punição disciplinar militar, volta-se tão-somente para os pressupostos de sua legalidade, exluindo a apreciação de questões referentes ao mérito. Concessão de ordem que se pautou pela apreciação dos aspectos fáticos da medida punitiva militar, invadindo seu mérito. A punição disciplicar militar atendeu aos pressupostos de legalidade, quais sejam, a hierarquia, o poder disciplinar, o ato ligado à função e a pena susceptível de ser aplicada disciplinarmente, tornando, portanto, incabível a apreciação do habeas corpus. Recurso conhecido e provido. [STF - RE 338840 - Rel.ª.: Min.ª.: Ellen Gracie - D.J.: 19.08.2003]
e) Para a prorrogação do prazo de duração do estado de defesa é dispensável a aprovação do Congresso Nacional.
Errado. Ao contrário: há controle político imediato, de modo que "decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de 24 horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá pela maioria absoluta de seus membros e mediante decreto legislativo." Aplicação do art. 136, § 4º, CF: Art. 136, § 4º Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.
Gabarito: D
Fonte: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 22.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Sobre a matéria, de acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.
GABARITO: B
Polícia Federal > Polícia judiciária da União.
Polícia Civil > Polícia judiciária Estadual.
O resto (PRF, PFF, PM, CBM) é polícia Ostensiva/Preventiva.
Bons Estudos!
CF, Art. 144.
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
...
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
Força e Honra guerreiros!
GAB B - Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.(EC Nº104/2019)
§ 5º-A. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.(EC Nº104/2019)
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. (EC Nº104/2019)
Essa banca tem poucas (quase nenhuma) questões de determinadas matérias, como p.ex. medicina legal, processo penal etc. Pra quem vai fazer PCPR faça questões de bancas como VUNESP, FCC, INSTITUTO AOCP, IBFC pois são parecidas e cobram muito letra de lei. FOCO!
A letra ‘b’ é nossa resposta, nos termos do art. 144, § 1º, IV, CF/88.
Vejamos os erros das demais alternativas:
- Letra ‘a’: só são órgãos integrantes da Segurança Pública aqueles mencionados nos seis incisos do art. 144, CF/88.
- Letra ‘c’: nos termos do art. 144, § 4º, CF/88, às policias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e de apuração de infrações penais, inclusive as militares.
- Letra ‘d’: consoante prevê o art. 144, § 2º, CF/88, a Polícia Rodoviária Federal destina-se ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
- Letra ‘e’: consoante prevê o art. 144, § 1º, III, CF/88, é a Polícia Federal a responsável por exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.
GABARITO: B
Polícia Federal > Polícia judiciária da União.
Polícia Civil > Polícia judiciária Estadual.
O resto (PRF, PFF, PM, CBM) é polícia Ostensiva/Preventiva.
GABARITO: B
A) O Ministério Público e as Secretarias de Estado de Segurança Pública integram os órgãos mencionados na Constituição Federal de 1988, como responsáveis pela segurança pública dos Estados. ERRADO
CF, art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
B) A Polícia Federal destina-se a exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União. CERTO
CF, art. 144, § 1º. A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: [...] IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
C) Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e de apuração de infrações penais, inclusive as militares. ERRADO
CF, art. 144, 4º. Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
D) A Polícia Rodoviária Federal destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais e estaduais. ERRADO
CF, art. 144, § 2º. A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
E) A Polícia Civil destina-se, dentre outras funções , a apurar infrações penais e exercer as funções de polícia de fronteiras. ERRADO
CF, art. 144, §1º. A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: [...] III – exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.
Gabarito: B
Comentário:
É Competência expressa da Polícia Federal exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União. Art. 144. § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: IV – exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
Art. 144. § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
(...)
IV – exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
Gabarito: B
#PCPR
Rumo à PCPR!
"Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
WF Barbosa.
Não é por ser uma instituição permanente que o MP não integra o Executivo.
Além disso, as forças armadas também são permanentes e integram o Executivo.
Por estar estabelecido dentro das funções essenciais à justiça, fora dos respectivos capítulos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, o MP está alocado como instituição independente dos poderes, não havendo vinculação funcional.
Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Segurança Pública. Vejamos:
A. ERRADO.
Art. 127, CF. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Art. 144, CF. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
B. CERTO.
Art. 144, CF. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
C. ERRADO.
Art. 144, CF. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
D. ERRADO.
Art. 144, CF. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
E. ERRADO.
Art. 144, CF. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.
GABARITO: ALTERNATIVA B.
gab: B
Compete à Polícia Federal exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União. Certo
Compete à Polícia Federal exercer, exclusivamente, as funções de polícia judiciária da União. Errado
Fonte: coleguinhas do qc
A FAPEC COPIOU O TEXTO TODO. EXAGERADA Q SÓ.KKKKKKKKKKKKK
I -> V
II -> V
III - V
IV - § 4º Às POLÍCIAS CIVIS, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, RESSALVADA a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, EXCETO as militares.
V - § 8º Os MUNICÍPIOS poderão constituir GUARDAS MUNICIPAIS destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
GABARITO -> [E]
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
Questão desatualizada. Na primeira afirmação falta hj as polícias penais e a guardas civis municipais.
Rafael Machado Soares, não falta o GM, pois o art.144 é taxativo - em nenhum momento afirma que os guardas municipais são membros do rol. Lembrando: de acordo com o STF, eles têm poder de polícia de trânsito..
Lembrar que a EC 104 incluiu as polícias penais federal, estaduais e distrital no rol do art. 144
gab:e
as alternativas têm os seguintes vícios em vermelho
( ) Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, inclusive as militares.
( ) Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, com autorização da Polícia Federal.
E
DESATUALIZADA
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
Com a aprovação da EC 104/2019, a polícia penal foi incluída no rol de órgãos de segurança pública.
Art. 144, § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
§ 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
Gab.: D
Art. 144. § 1º A POLÍCIA FEDERAL, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela UNIÃO e estruturado em carreira, destina-se a:
I - Apurar INFRAÇÕES PENAIS contra:
1 - A ordem política e social ou em detrimento de bens,
2 - Serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas,
3 - Assim como OUTRAS INFRAÇÕES cuja prática tenha repercussão INTERESTADUAL ou INTERNACIONAL e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
§ 2º A POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, órgão permanente, organizado e mantido pela UNIÃO e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao PATRULHAMENTO OSTENSIVO DAS RODOVIAS FEDERAIS.
§ 3º A POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL, órgão permanente, organizado e mantido pela UNIÃO e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao PATRULHAMENTO OSTENSIVO DAS FERROVIAS FEDERAIS.
§ 4º Às POLÍCIAS CIVIS, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, RESSALVADA a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, EXCETO as militares.
§ 5º Às POLÍCIAS MILITARES cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública;
Aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de DEFESA CIVIL.
GABARITO -> [D]
Se esta questão foi escrita desta forma no concurso, deveria ter sido anulada porque possui duas respostas corretas. A "b" e a "d".
Incumbe à Polícia Civil, de acordo com as disposições constitucionais vigentes, a função de:
Papel da Polícia no Brasil:
-Polícia Administrativa/Ostensiva: papel de prevenção, tem a intenção de evitar que o crime aconteça.Ex: P.Militar, P.Rodoviária, P.Ferroviária e P.Maritima.
-Polícia Judiciária ou Polícia Civil(Estadual ou Federal): é o braço armado do Poder Judiciário.
RESPOSTA (D)... ULTIZA DE METODOS JUDICIARIOS PARA EXECUTAR ATOS DELEGADOS.
§ 4º Às POLÍCIAS CIVIS, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, RESSALVADA a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, EXCETO as militares.
GABARITO -> [D]
A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre a Polícia Civil.
Análise das alternativas:
Alternativa A - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.
Alternativa B – Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.
Alternativa C - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.
Alternativa D – Correta! É o que dispõe o art. 144, § 4º, CRFB/88: “Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares”.
Alternativa E - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.
Gabarito:
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.
gabarito: policia judiciaria
PC -P. JUDICIÁRIA
PM-P.OSTENCIVA
A) polícia administrativa. ✘ ➦ PM
B) polícia ostensiva.✘ ➦ PM.
C) polícia executiva. ✘ ➦ NÃO HÁ PREVISÃO LEGAL
D) polícia judiciária. ✔
E) polícia repressiva. ✘ ➦ A PC É TAMBÉM REPRESSIVA,MAS NÃO ESTÁ EXPRESSAMENTE NA CF.
São atribuições da Polícia Federal:
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União
Atendendo a comando constitucional, editou-se a Lei 10446, que dispõe sobre as infrações penais de repercussão interestadual ou internacional que exigem repressão uniforme (são os famosos casos onde um Estado da Federação requisita investigação pela PF - é a "polícia federal entrando num" caso)
I – seqüestro, cárcere privado e extorsão mediante seqüestro (arts. 148 e 159 do Código Penal), se o agente foi impelido por motivação política ou quando praticado em razão da função pública exercida pela vítima;
II – formação de cartel (incisos I, a, II, III e VII do art. 4o da Lei no 8.137, de 27 de dezembro de 1990); e
III – relativas à violação a direitos humanos, que a República Federativa do Brasil se comprometeu a reprimir em decorrência de tratados internacionais de que seja parte; e
IV – furto, roubo ou receptação de cargas, inclusive bens e valores, transportadas em operação interestadual ou internacional, quando houver indícios da atuação de quadrilha ou bando em mais de um Estado da Federação.
Parágrafo único. Atendidos os pressupostos do caput, o Departamento de Polícia Federal procederá à apuração de outros casos, desde que tal providência seja autorizada ou determinada pelo Ministro de Estado da Justiça.
Item correto: B
Art. 144, § 1º, CF - A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
a)ERRADA apurar infrações penais contra a ordem pública e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão regional ou interestadual e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei
b) CORRETA prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência. (Art. 144, par. 1o, II, CF)
c) ERRADA exercer, concorrentemente com as polícias civis e militares, as funções de polícia judiciária da União.
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras
d) ERRADA exercer as funções de polícia marítima, fluvial, aeroportuária e de fronteiras.
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras
A Polícia Federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
- apurar infrações penais contra a ordem política e social;
- apurar infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas;
- apurar outras infrações penais cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
- prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins;
- prevenir e reprimir o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
- exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras
- exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
a) ERRADO ...INTERESTADUAL E INTERNACIONAL
apurar infrações penais contra a ordem pública e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão regional ou interestadual e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.
b) CORRETO
prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência.
c) ERRADO ..NÃO HÁ CONCORRENCIA..CADA UM POSSUI A SUA ATRIBUIÇÃO ESPECÍFICA.....A PC EXERCERÁ A SUA ATRIBUIÇÃO RESSALVADO AQUILO QUE FOR DE COMPETENCIA DA POLÍCIA FEDERAL ... ENTÃO REALMENTE NÃO PODEMOS FALAR EM "CONCORRENCIA".... JÁ A PM , NÃO É CONSIDERADA UM ÓRGÃO DE FUNÇÃO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA PELA CF88
exercer, concorrentemente com as polícias civis e militares, as funções de polícia judiciária da União.
d) ERRADO .....NÃO TEM FLUVIAL
exercer as funções de polícia marítima, fluvial, aeroportuária e de fronteiras.
A) Art. 144. § 1º A POLÍCIA FEDERAL, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela UNIÃO e estruturado em carreira, destina-se a:
I - Apurar INFRAÇÕES PENAIS contra:
1 - A ordem política e social ou em detrimento de bens,
2 - Serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas,
3 - Assim como OUTRAS INFRAÇÕES cuja prática tenha repercussão INTERESTADUAL ou INTERNACIONAL e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
B) II - PREVENIR e REPRIMIR:
1 - O tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins,
2 - O contrabando e o descaminho, SEM PREJUÍZO da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
C) IV - exercer, COM EXCLUSIVIDADE, as funções de polícia judiciária da União.
D) III - exercer as funções de POLÍCIA MARÍTIMA, AEROPORTUÁRIA e de FRONTEIRAS;
GABARITO -> [B]
a) ordem pública e social ? Questão tenta trocar ordem publica por ordem politica! a primeira é corrente pf, pm, civil ERRADO!
b) prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência. PERFEITO! QTÃO CORRENTA
c) concorrentemente E polícia judiciária da União? E função exclusiva da PF, apenas a pf pode exerce essa função! gab errado!
d) fluvial ? ERRADO PF é Policia maritima, fronteira, policia juridica da união ;)
aqui não João Kleber!
PM CE 2021
Acerca da organização da segurança pública, conforme as normas
constitucionais, julgue o item subsequente.
Os estados devem seguir o modelo federal de organização da segurança pública, atendo-se aos órgãos que, segundo a CF, são incumbidos da preservação da ordem pública, das pessoas e do patrimônio.
Correto. CF/88.Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
Os Estados, o DF e Territórios, seguem o princípio da simetria.
Q79187 - É permitido a um estado da Federação criar instituto geral de perícias estadual e inseri-lo no rol constitucional dos órgãos encarregados do exercício da segurança pública. (errada)
Q381993 - O município está constitucionalmente autorizado a criar guarda municipal para que exerça a função de polícia judiciária em assuntos de interesse local. (errada)
Q51089 - É cabível e constitucionalmente formal lei de iniciativa do Poder Legislativo estadual ou do DF que tenha por objeto a gestão da segurança pública. (errada)
ROL CONSTITUCIONAL TAXATIVO
Ninguém explicou a questão
“Os Estados-membros, assim como o Distrito Federal, devem seguir o modelo federal. O art. 144 da Constituição aponta os órgãos incumbidos do exercício da segurança pública. Entre eles não está o Departamento de Trânsito. Resta pois vedada aos Estados-membros a possibilidade de estender o rol, que esta Corte já firmou ser numerus clausus, para alcançar o Departamento de Trânsito.” (ADI 1.182, voto do rel. min. Eros Grau, julgamento em 24-11-2005, Plenário, DJ de 10-3-2006.) Vide: ADI 2.827, rel. min. Gilmar Mendes, julgamento em 16-9-2010, Plenário, DJE de 6-4-2011.
QUESTÃO BASEADA EM JURISPRUDÊNCIA, MAS MUITO MAL ELABORADA.
CORRETA!
Complementando com outra questão:
(Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: PC-AL Prova: Agente de Polícia) Os estados-membros não podem criar órgão de segurança pública diverso daqueles previstos na Constituição Federal.C
O Art 144. Prevalece em dentrimento de qualquer norma de ente federativo que queira dispor sobre tal matéria. A exemplo, foi de um Estado (não me lembro o qual) tentou criar um polícia penitenciária para fazer parte do roll das instituições de segurança pública..
Gabarito: CORRETO
De fato, o rol do art. 144 da Constituição é taxativo, não podendo os estados criar novos órgãos encarregados da segurança pública.
Fonte: Projeto Caveira Simulados
GAB: CORRETO
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
STF: “Os Estados-membros, assim como o Distrito Federal, devem seguir o modelo federal. O art. 144 da Constituição aponta os órgãos incumbidos do exercício da segurança pública. Entre eles não está o Departamento de Trânsito.
O STF já se posicionou reiteradas vezes no sentido da taxatividade dos órgãos encarregados da segurança pública
GAB:C
o rol do art. 144 da Constituição é taxativo, não podendo os estados criar novos órgãos encarregados da segurança pública
Vale só para os Estados? Pq os Municípios possuem as guardas Municipais que não estão elencados no Roll taxativo da CF88 e no modelo federal de organização da segurança pública.
Gabarito da questão: certo
“Impossibilidade da criação, pelos Estados-membros, de órgão de segurança pública diverso daqueles previstos no art. 144 da Constituição. (...) Ao Instituto-Geral de Perícias, instituído pela norma impugnada, são incumbidas funções atinentes à segurança pública. Violação do art. 144, c/c o art. 25 da Constituição da República.” [ADI 2.827, rel. min. Gilmar Mendes, j. 16‑9‑2010, P, DJE de 6‑4‑2011.]
“Os Estados-membros, assim como o Distrito Federal, devem seguir o modelo federal. O art. 144 da Constituição aponta os órgãos incumbidos do exercício da segurança pública. Entre eles não está o Departamento de Trânsito. Resta pois vedada aos Estados-membros a possibilidade de estender o rol, que esta Corte já firmou ser numerus clausus, para alcançar o Departamento de Trânsito.” [ADI 1.182, voto do rel. min. Eros Grau, j. 24‑11-2005, P, DJ de 10‑3‑2006.]
CERTO
o rol do art. 144 da CF é taxativo.
Correto. CF/88.Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
OBS: FOI ACRESCENTADA A POLÍCIA PENAL POR EMENDA CONSTITUCIONAL
Os estados devem seguir o modelo federal de organização da segurança pública???
Acerca das guardas municipais, o §8° diz que os municípios podem constituí-las.
A questão está desatualizada. A guardas municipais (mesmo não fazendo parte do rol de órgãos da segurança pública) podem ser instituidas pelos municípios e são destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações.....
Pessoal, GM é exceção, levem para a prova a taxatividade do art.144. Se viajar demais roda, e errar item fácil é dureza.
Outra coisa, segundo o STF, GMs NÃO INTEGRAM OS ÓRGÃOS DE SEG.PÚBLICA.
Ja li 10 vezes e não entendi. Como assim seguir modelo??
Gabarito (C)
[SEGURANÇA PÚBLICA]
É exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
1} Dever do Estado; e
2} Direito e responsabilidade de todos.
[SEGURANÇA VIÁRIA]
Compreende a educação, a engenharia e a fiscalização de trânsito, vetores que asseguram ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente.
__________
Bons Estudos ❤
ERREI DUAS VEZEZ CONSECUTIVAS.
GABARITO CERTO!!!!
SIM! Os estados devem seguir o modelo federal de organização da segurança pública, atendo-se aos órgãos que, segundo a CF, são incumbidos da preservação da ordem pública, das pessoas e do patrimônio.
*cópia da questão a título de memorização
Qual o embasamento jurídico para essa assertiva? Só citar o rol não explica a questão.
Os estados tem que respeitar o processo legislativo federal.
Isso mesmo galera, esse modelo é expresso no artigo 144 da CF, vejamos:
CF/88.Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
Os estados devem seguir o modelo federal de organização da segurança pública, atendo-se aos órgãos que, segundo a CF, são incumbidos da preservação da ordem pública, das pessoas e do patrimônio.
Eu não consigo entender que organização federal é essa. Trata-se do art. 144? Se for, a questão está mal formulada.
Pelo Princípio da Simetria, os entes Estaduais, DF e Municípios devem seguir basicamente os mesmo modelo empregado pela União.
Acerca da organização da segurança pública, conforme as normas constitucionais, julgue o item subsequente.
A gestão da segurança pública, nos estados, é atribuição privativa dos delegados de polícia civil.
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
§ 4º - às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
Errado. O Supremo Tribunal Federal afirma que a segurança pública trata de “organização administrativa”. Por isso, a gestão em cada ente da federação fica por conta do chefe do executivo. No caso dos estados, fica sob a chefia do governador de Estado, a quem estão subordinados as polícias militares e civis. Já o chefe do Poder Executivo Federal tem a competência de organizar as polícias federais, dentre outros da administração federal.
Neste sentido, A gestão da segurança pública, como parte integrante da administração pública, é atribuição privativa do governador de Estado." (ADI 2.819, Rel. Min. Eros Grau, julgamento em 6-4-2005, Plenário, DJ de 2-12-2005.)
Resposta: ERRADO
Governador
E pra que serve a M@#da do GOVERNADOR???
A gestão da segurança pública, nos estados, é atribuição privativa dos delegados de polícia civil.
GOVERNADOR! (GOVERNO EM PRIMEIRO PLANO)
⚖"Delta Gomes"☕♞✍ kkkkkkkk na pratica é isso mesmo, indubitavelmente
CF, art. 144 §6º As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do DF e dos Territórios.
É só você pensar, quem faz os concursos públicos para melhorar o efetivo na segurança pública?
O F*CKING GOVERNADOR!!
Gabarito: Errado
A segurança pública estadual não é formada somente pela polícia civil, teremos também a polícia militar e ainda o corpo de bombeiros militar.
É preciso lembrar que a segurança pública faz parte da organização administrativa. Por isso, a gestão em cada esfera política é responsabilidade dos chefes do executivo, ou seja, do Presidente(União), dos governadores(Estados) e dos prefeitos(Municípios).
Gab: E
SECRETÁRIO DE SEGURANÇA
Governador de Estados e DF.
Marco Aurélio Lourenço Hipólito , VOCÊ É CHATO
Marco Aurélio Lourenço Hipólito, você é cansativo! Dá um tempo, nos ajude! ;)
Marco Aurélio Lourenço Hipólito , VOCÊ É CHATO
Nossa.
ERRADO, OS GOVERNADORES QUE SÃO RESPONSÁVEIS.
SAO ATRIBUÍDOS AO DO PODER EXECUTIVO, OU SEJA, O GOVERNADOR- ESTADO, MUNICÍPIOS- PREFEITOS E PRESIDENTE A - UNIAO
Se Fossem dos Delegados os Estados não estariam essa Baderna que os Governadores fazem.
Segurança Pública é gestão do chefe do executivo.
Federal - Presidente da República
Estadual - Governador.
Professor Alexandre Herculano - ESTRATÉGIA
Comentários: A segurança pública estadual não é formada somente pela polícia civil, teremos também a polícia militar e ainda o corpo de bombeiros militar.
PDF, pág 18
LINK: https://d3eaq9o21rgr1g.cloudfront.net/aula-temp/393094/00000000000/curso-73945-aula-00-v1.pdf?Expires=1612313517&Signature=aHwPTs2Z8AP7Y702IeIRudl9AD9iDudhoiTNJsqDcT7mz5e8esZg7GY-AZGybvzk66U7TC0OydcJId-cetQNL~AzGKatOManbL5F7ODykwtNEAr6-VpwY9owHZMam1qTpSR0gr8Y39eixptaSS3ysjVrOu~kfpxDsh6IAD3nuwnST8pkYyw8KPO2~SE14jNvQXaSoWonP0jSFgvcdUfb0vkxr~bX2eOLGOZaIrqt~ZMQMpckPouh1cJqbtcGTeQJQWCeNMd3h4LFG1-ytIUMJD7XFz-j4Mtpg0LMpYB5oif4GTRYOPA7MWqXmGeHckPhlv3EEV2xOeDP6R11Ad2EYg__&Key-Pair-Id=APKAIMR3QKSK2UDRJITQ
governador, com auxilio do secretario de segurança publica
Errado.
Governador!
GOVERNADOR
PODER EXECUTIVO ESTADUAL
CHEFE DO EXECUTIVO ESTADUALLLLLL
CHEFE DO EXECUTIVO ESTADUALLLLLL
CHEFE DO EXECUTIVO ESTADUALLLLLL
CHEFE DO EXECUTIVO ESTADUALLLLLL
CHEFE DO EXECUTIVO ESTADUALLLLLL
CHEFE DO EXECUTIVO ESTADUALLLLLL
ERRADO.
Chefe do poder Executivo Estadual
Acerca da organização da segurança pública, conforme as normas constitucionais, julgue o item subsequente.
Em função da rígida divisão de competências administrativas instituídas pela CF para os órgãos que integram o sistema de segurança pública brasileiro, o cumprimento pela polícia militar de uma ordem judicial de busca e apreensão ou a realização de um flagrante de tráfico de drogas é suficiente para contaminar os mencionados atos.
Resposta: ERRADO
(...) Busca e apreensão. Tráfico de drogas. Ordem judicial. Cumprimento pela Polícia Militar. Ante o disposto no art. 144 da CF, a circunstância de haver atuado a Polícia Militar não contamina o flagrante e a busca e apreensão realizadas. (...) (HC 91.481, Rel. Min. Marco Aurélio, julgamento em 19-8-2008, Primeira Turma, DJE de 24-10-2008.) No mesmo sentido: RE 404.593, Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento em 18-8-2009, Segunda Turma, DJE de 23-10-2009.
Profa. Malu Aragão/EVP
Contaminar?
Se a polícia militar fizer uma busca e apreensão de suspeitos por tráfico de drogas ela não estará infrigindo a lei.
QUESTÃO MUITO MAL ELABORADA.
A POLÍCIA MILITAR PODE "ATUAR" EM BUSCA E APREEENSÃO, E NÃO "REALIZAR". A REALIZAÇÃO É FEITA PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA, COM APOIO DA POLÍCIA MILITAR.
OUTRO PONTO É QUE QUEM "REALIZA" A PRISÃO DE FLAGRANTE É O DLEGADO DE POLÍCIA, ATRAVÉS DE PORTARIA.
A POLÍCIA MILITAR REALIZA A DETENÇÃO, NÃO TENDO COMPETÊNCIA PARA LAVRAR AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE.
NO PRECEDENTE JUDICIAL APONTADO PELA COLEGA PRISCILA, O ENTENDIMENTO É CLARO: ATUAR.
A PM ATUA DANDO SUPORTE A VÁRIOS PROCEDIMENTOS JUDICIAIS, COMO DESAPROPRIAÇÕES, ACOMPANHANDO O OFICIAL DE JUSTIÇA, DENTRE OUTRAS ATUAÇÕES. MAS NÃO REALIZA A AÇÃO, APENAS ATUA NA SEGURANÇA.
A QUESTÃO TRATA DE MODO EQUIVOCADO. COM ESTE ENTENDIMENTO, SERIA POSSÍVEL DIZER QUE NUM SHOW DE CARNAVAL A POLÍCIA ESTARIA FAZENDO PARTE DO MESMO, E NÃO "ATUANDO" NA SEGURANÇA.
ou a realização de um flagrante de tráfico de drogas ??????? O que é isso??????
Qualquer do povo pode efetuar a prisão em flagrante, a polícia seja ela federal, civil, militar.... tem o dever de prender quem se encontre cometendo crime, podendo inclusive responder por omissão impropria, art. 13 § 2º do CP, caso possa e não prenda, porém a autoridade competente para lavrar o flagrante delito é o delegado de polícia.
Eu não sei o que é realização de um flagrante, alguém me explica? Ou temos que advinhar?
Alguém pode desenhar essa questão? Não entendi.
resumindo ele quiz dizer que a atuacao da pm em prender em flagrante delito atrapalhava a prisao!
Qstão obscura.
Entendi que o fato de uma prisão em flagrante de entorpecentes e a busca e apreensão são suficientes para determinar uma competência exclusiva da polícia militar. Isso é errado pois as outras instituições podem dispor também.
A questão sugere que as competências são distribuidas em exclusividade: polícia administrativa apenas previne / polícia judiciária apenas repreende. Está errado, pois as ambas se efetivam nas duas atividades (inclusive, a CESPE considera que de forma "igual", como já foi visto em algumas questões recentes).
O que quis dizer com "realizar o flagrante"? Prender em flagrante ou tmb lavrar o flagrante?
O primeiro sim, o segundo jamais.
Questão estranha...
o cumprimento pela polícia militar de uma ordem judicial de busca (pode, ja batido nos comentários).
apreensão ou a realização de um flagrante de tráfico de drogas (se até o particular é facultado a realização, quem dirá a PM).
DICA: se viajar muito erra a questão, seja objetivo para não perder questão por saber de mais.
Lixo
Pessoal não a discursão, apesar da PM ser preventiva e a Pc ser repressiva, elas trabalham em parceria no combate ao crime. Quanto ao objeto de prova, busca ou flagrante, tem valor jurídico.
Força no estudo!
G.A.E.C.O é a PM junto ao MP
no mundo perfeito das provas a resposta esta ERRADA, no entanto na pratica nao é bem assim, nunca que vai haver cumprimento de uma ordem judicial sem a figura de um delegado ou de um promotor e flagrante quem decide ou não é o delegado, a PM encaminha o autor, as provas e as testemunhas se houverem.
Cuidado com o dedinho da namorada sapequinha!
STF:
BUSCA E APREENSÃO REALIZADA POR POLICIAIS MILITARES. ARGUIÇÃO DE NECESSIDADE DE EFETIVAÇÃO DA MEDIDA POR AUTORIDADE POLICIAL. INDIGITADA OFENSA AO ARTIGO 144 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. MÁCULA NÃO CONSTATADA. ORDEM DENEGADA.
2. A realização de busca e apreensão por policiais militares não ofende o artigo 144 da Constituição Federal, não podendo ser tachado de ilícita a prova que resulte do cumprimento do mandado por referidas autoridades
CF, ART. 144, §5º - às POLÍCIAS MILITARES cabem a polícia OSTENSIVA e a PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA.
A realização de busca e apreensão por policiais militares não ofende o artigo 144 da Constituição Federal, não podendo ser tachado de ilícita a prova que resulte do cumprimento do mandado por referidas autoridades.
STF: A polícia militar, embora não seja polícia judiciária, pode realizar flagrantes ou participar da busca e apreensão determinada por ordem judicial.
Assertiva errada. O item sugere que a participação da Polícia Militar na prisão torna-a ilegal, o que está errado. Não há dispositivo legal que verse sobre tal impedimento.
PM ser preventiva e a PC ser repressiva, elas trabalham em parceria no combate ao crime.
Gab Errado!
Entende o STF que a polícia militar pode realizar flagrantes ou participar da busca e apreensão determinada por ordem judicial. HC 91481 MG, DJe-202 DIVULG 23-10-2008 PUBLIC 24-10-2008 EMENT VOL-02338-02 PP-00340 RT v. 98, n. 879, 2009, p. 526-
528 RF v. 104, n. 400, 2008, p. 491-493.
Fonte: PDF Estratégia - Prof. Nádia Carolina, Ricardo Vale
O STF DECIDIU QUE A PM PODE REALIZAR FLAGRANTES OU PARTICIPAR DA BUSCA E APREENSÃO DETERMINADA POR ORDEM JUDICIAL
Por um segundo, imaginei uns PMs diante de uma situação de tráfico e dizendo "peraí que eu vou ligar pros Papa Charlies"! kkkkkk
BUSCA E APREENSÃO - TRÁFICO DE DROGAS - ORDEM JUDICIAL - CUMPRIMENTO PELA POLÍCIA MILITAR . Ante o disposto no artigo 144 da Constituição Federal, a circunstância de haver atuado a polícia militar não contamina o flagrante e a busca e apreensão realizadas . AUTO CIRCUNSTANCIADO - § 7º DO ARTIGO 245 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. Atende ao disposto no § 7º do artigo 245 do Código de Processo Penal procedimento a revelar auto de prisão em flagrante assinado pela autoridade competente, do qual constam o condutor, o conduzido e as testemunhas; despacho ratificando a prisão em flagrante; nota de culpa e consciência das garantias constitucionais; comunicação do recolhimento do envolvido à autoridade judicial; lavratura do boletim de ocorrência; auto de apreensão e solicitação de perícia ao Instituto de Criminalística.
CAPÍTULO III
DA SEGURANÇA PÚBLICA
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
Rol taxativo
I - polícia federal
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
PF
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
PRF
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
PFF
§ 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
PC
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
PM / CBM
§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
PP
§ 5º-A. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.
Subordinação
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Guarda municipal
§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
se o grande guardião da constituição federal permite que a PM também possa fazer busca e apreensão e em alguns casos trabalhos de investigação, quem sou eu para marcar gabarito certo? rsrsrs
QUESTÃO MUITO BOA!
Questão de interpretação! fico imaginando as pessoas que sabiam a resposta,CONTUDO, erraram.
DIRETO NA VEIA:
Em situação de flagrante, todo mundo já sabe que é a normalidade da PM. Juntando isso a uma decisão do STF que diz ser procedente o cumprimento de mandado judicial pela PM... show! Próxima questão!!!
ERRADO
Acerca da organização da segurança pública, conforme as normas constitucionais, julgue o item subsequente.
Caso, em uma investigação da polícia civil, seja detectado o envolvimento de policiais militares em um fato criminoso, como uma quadrilha, por exemplo, a investigação deve ser deslocada para a polícia militar.
Gabarito: errado
Polícia militar tem função ostensiva e não judiciária (competencia para investigar).
A Polícia Militar pode investigar, tanto é que o faz nos IPM´s (Inquéritos Policiais Militares), mas no caso, seria hipótese de investigação pela Corregedoria da Polícia Civil ou diretamente pelo Ministério Público.
Errado, mas não pelos motivos expostos pelos colegas. O erro reside no deslocamento da atribuição para a polícia militar. Só haveria deslocamento se fosse CRIME MILITAR, que não se confunde com CRIME COMETIDO POR MILITAR!!!
Na verdade essa questão merece um esclarecimento acerca de sua redação. Nesse caso especifico podemos entender o seguinte:
Primeiro: a investigação não tratava de crimes militares, ou pelo menos não foi citado que seriam crimes militares, pois nesse caso em se tratando de crime militar a investigação seria deslocada;
Segundo: o simples envolvimento de militar no crime, não enseja sua inclusão na competência da justiça militar;
De acordo com a CF só a PF tem exclusividade de polícia judiciária para a União, e a PC para os estados-membros
Como não se ntrata de crime militar, não há o que se falar em transferência de competência. Apesar disso, os militares também deverão ser investigados na esfera administrativa, pelas transgressões disciplinares relativas. Lembrando que as esferas PENAL, CIVIL e ADMINISTRATIVA são independentes, salvo se comprovada a inexistência do delito.
Art 144 4. Às policias civis, dirigidas por delegados de carreira, incumbem, ressavada a competência da União, as funções de policia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto os Militares
art 124 A justiça militar compete processar julgar os crimes militares definidos em lei.
MOLE, MOLE, GALERA!!!
A banca não especifica o crime, mas dá para manjar que se trata de crime comum ao mencionar o termo "quadrilha".
Logo, não há que se falar em deslocamento das investigações para a Polícia Militar porque não se trata de crime militar.
Assim, segue normalmente as investigações com a PC.
* GABARITO: ERRADO.
Abçs.
ERRADA.
A apuração de infraçoes penais é de competencia da PC,exceto as militares,ou seja,as infraçoes penais militares são os próprios militares quem investigam.No caso relatado na questão,o PM tem envolvimento criminoso com uma quadrilha,nesse caso cabe a PC investigar. Um exemplo de infração penal militar que será apurada pelos militares(PM2 ,serviço de inteligência em concurso com a corregedoria),é quando ocorre uma Deserção,por exemplo,que é quando o militar se ausenta do seu serviço por mais de 8 dias.
Para não serem investigados pela policia Civil teriam que ser MILITARES. Crime Militar são os praticados por militar ou contra militar( Exército, Marinha e Aeronaltica), que não é o caso do Policial Militar o qual reponde Civil ,Penal e Adm.
Gabarito: ERRADO => Toda investigação Criminal, assim como o Inquérito Policial devem ser SIGILOSOS, e toda INVESTIGAÇÃO deve ser feita pela POLÍCIA JUDICIÁRIA(Crimes Federais = PF / Crimes Estaduais = PC), a Justiça Militar Julga Crimes Militares, e não INVESTIGA.
Não apenas se fosse Crime MILITAR. ]
gab: errado
investigar: compete a policia civil
prevenir o ilícito: compete a PM
pmal2018
COMPLEMENTANDO:
Com a ampliação promovida pela Lei nº 13.491, de 2017 aos crimes militares, modificação essa que alterou o artigo 9 do Código Penal Militar.
Crimes militares em tempo de paz
Art. 9º Consideram-se crimes militares, em tempo de paz:
I - os crimes de que trata êste Código, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela não previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposição especial;
II – os crimes previstos neste Código e os previstos na legislação penal, quando praticados: (Redação dada pela Lei nº 13.491, de 2017)
...
Algúns crimes que outrora poderiam ser considerados apenas COMUNS podem hoje serem tidos como MILITARES em algumas situações específicas e, dessa forma, ensejando o deslocamento para a Justiça Federal.
_______________
Caso haja alguma interpretação equivocada de minha parte, por favor, avisar-me para que eu possa corrigir.
Avante!
Simples e direto:
Formação de quadrilha não é crime militar, é crime previsto no Código Penal Civil. O simples fato de ter um militar envolvido não transforma um crime comum (civil) em crime militar.
Simples e direto:
Formação de quadrilha não é crime militar, é crime previsto no Código Penal Civil. O simples fato de ter um militar envolvido não transforma um crime comum (civil) em crime militar.
Cabe a justiça militar apurar crimes militares (CÓDIGO PENAL MILITAR)
formaçao de quadrilha está previsto no CÓDIGO PENAL, logo a polícia civil apura
Crime Militar compete a Policia Militar.
errado
Galera, é só lembrarmos das milícias, que vemos na TV. Elas são investigadas pelas policias civis ou polícia federal, a depender do crime que tenham praticado.
Se o miliciano é matador de aluguel --> Polícia Civil
Se o miliciano fabrica moeda falsa --> Polícia Federal
Militar que comete crime comum (previsto no CP), é investigado normalmente, como se civil fosse.
Nesses tipos de questões é preciso separar a pessoa do cargo/função que ocupa. Justiça militar apenas se for crime e procedimentos previstos no CPM e CPPM.
Lembrando aos colegas que houve alteração no CPM;
Antes:
Art.9º. Consideram-se crimes militares, em tempo de paz:
I – os crimes de que trata este Código, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela não previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposição especial
Depois:
Art.9º. Consideram-se crimes militares, em tempo de paz:
I - os crimes de que trata este Código, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela não previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposição especial
II – os crimes previstos neste Código e os previstos na legislação penal, quando praticados:
Conceito Atualizado de CRIME MILITAR:
São, além dos previstos no CPM:
Aqueles contidos nas Leis Penais Especiais e também no Código Penal (comum), desde que sejam
praticados em alguma das situações elencadas no art. 9°, II do CPM.
Art. 144.
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, Exceto as militares.
Vale lembrar que com a mudança do Artigo 9º do CPM, outros crimes poderão ser julgados perante a Justiça Castrense.
Acredito que essa questão esteja desatualizada.
Não é toda a investigação que será enviada à justiça militar.
Somente a parte que envolver o policial militar!
nao é toda conduta praticada por um policial militar que será processada pela justiça militar.. vai depender se ele é da ativa, inativo ou reformado... e do artigo 9 do CPM... se tiver enquadrado em alguma hipótese, aí sim..
Leiam a Dro## do enunciado: "organização da segurança pública, conforme as normas constitucionais"
o Edital não cobrou CPM.
Então NÃO está desatualizada.
Acredito que essa questão é passível de anulação, a questão não especifica se o militar é da ativa, ou qual o tipo penal, se este por sua vez, insurge contra a administração militar..
CRIME MILITAR
O que vai ocorrer é que a corregedoria terá ciência do fato e tal
Acerca da organização da segurança pública, conforme as normas constitucionais, julgue o item subsequente.
Os municípios podem instituir guardas municipais com a função de reforçar a segurança pública, em auxílio à polícia civil.
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
(...)
§ 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.O erro da assertiva justifica-se, pois as guardas municipais tem como função auxiliar a polícia militar, no contexto da segurança pública.
A CF coloca as guardas Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, Art 144, 8° porém na pratica não isso que acontece nas grandes cidades as guardas minicipais fazem serviço de policia ostenciva e preventiva.
Só complementando os comentários dos colegas acima, que já respondem a questão, as guardas municipais são órgãos ADMINISTRATIVOS, e não de segurança.
Esclareça-se, por fim, que as guardas municipais, conquanto referidas no art. 144, não são órgãos de segurança pública. Tratam-se de órgãos administrativos que podem ser criados pelos Municípios para a proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
QUESTÃO DESATUALIZADA!
A Lei nº 13.022/2014 conferiu poder de polícia aos guardas municipais, permitindo que eles AUXILIEM no policiamento ostensivo.
QUESTÃO DESATUALIZADA...
LEI Nº 13.022, DE 8 DE AGOSTO DE 2014.
Art. 2o Incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal.
Parágrafo único. No exercício de suas competências, a guarda municipal poderá colaborar ou atuar conjuntamente com órgãos de segurança pública da União, dos Estados e do Distrito Federal ou de congêneres de Municípios vizinhos e, nas hipóteses previstas nos incisos XIII e XIV deste artigo, diante do comparecimento de órgão descrito nos incisos do caputdo art. 144 da Constituição Federal, deverá a guarda municipal prestar todo o apoio à continuidade do atendimento
ACREDITO QUE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS, PREVISTA EM NOSSO PACTO FEDERATIVO, NÃO CABE ÀS GAURDAS MUNICIPAIS AUXILIAR NENHUMA FORÇA, NEM MESMO AS FORÇAS ARMADAS, POIS O ROL É TAXATIVO, NÃO INCLUINDO AS GUARDAS.
ACREDITO TAMBÉM NA INCONSTITUCIONALIDADE PARCIAL DA LEI QUE ESTATUI AS GUARDAS MINICIPAIS, VISTO SUA AFRONTA À CF, QUE NÃO ABRANGE NADA MAIS DO QUE: "PROTEÇÃO DE SEUS BENS, SERVIÇOS E INSTALAÇÕES".
DESTA FEITA, ATRIBUIR FUNÇÃO POLICIAL ÀS GUARDAS MUNICIPAIS É AFRONTA DIRETA À NOSSA CARTA MAGNA.
Marcos Antonio cuidado que tem uma nova legislação sobre as atribuições das Guardas Municipais, lei 13022/2014 tem muita pegadinha para os próximos concurso inclusive sobre auxiliar as forças de segurança, esta questão que fala sobre as Guardas esta desatualizada, ela trás inclusive o patrulhamento preventivo que até então era exclusividade da Policia Militar.
- Fabiano Sanches, permita-me discordar parcialmente da sua opinião. Discordo de você no ponto em que você diz que a questão está desatualizada. A Lei 13022/2014 no capítulo III, que trata sobre as competências da guarda municipal, não apresenta como função da guarda municipal a de reforçar a segurança pública. Concordo com você no ponto que trata sobre o auxílio às forças de segurança.
- Na minha opinião, o erro da questão está em afirmar a instituição de guardas municipais com a função de reforçar a segurança pública.
- "Os municípios podem instituir guardas municipais com a função de reforçar a segurança pública (para mim, aí está o erro), em auxílio à polícia civil (este auxílio realmente pode acontecer de acordo com a referida lei). Portanto, a guarda poderá auxiliar as demais forças de segurança mas, a guarda ser instituída pelo município com a função de reforçar a segurança pública, isto não está previsto no texto da lei.
Resumindo:
Uma coisa é a possibilidade da GM poder auxiliar as forças de segurança (O cap. III da Lei 13022/2014 usa os termos colaborar, cooperar, estabelecer parcerias, articular, integrar, contribuir), outra coisa é o município instituir guarda municipal com a função de reforçar a segurança pública.
Utilizem a interpretação:
Municípios podem constituir guardas municipais? SIM;
Tem função de reforçar a segunraça pública? SIM;
Auxílio à polícia civil? SIM (Segurança pública)
Questão CORRETÍSIMA.
Não diz nada sobre fazer parte da segunraça pública nem polícia judiciária etc.
Acredito que esterja desatualizada, até por que questões semelhantes são ditas como CORRETAS, independente de banca examinadora.
GABARITO: ERRADO
Art. 144 da CF A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
Se ligue!
"O rol de órgãos de SEGURANÇA PÚBLICA previstos na Constituição é TAXATIVO. Guarda Municipal não faz parte desse rol." (Alfaconcursos).
*Atribuições funcionais das Guardas Municipais estão relacionadas a preservação patrimonial dos Municípios.
FOCO,FÉ!
Boa tarde pois bem, tanto no caso da lei como na pratica no município e no estado que moro as Guardas tem desempenhado papel efetivamente na segurança pública com patrulhamento abordagem de suspeito prisões combate ao trafico de drogas tanto em conjunto com as forças de segurança do estado como em operações somente dos Guardas, e outra coisa as Guardas estão inseridas no
CAPÍTULO III DA SEGURANÇA PÚBLICA
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
Aonde fala que conforme dispuser a lei.esta lei é a
A Lei nº 13.022/2014
CAPÍTULO II
DOS PRINCÍPIOS
Art. 3o São princípios mínimos de atuação das guardas municipais:
I - proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;
II - preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;
III - patrulhamento preventivo;
IV - compromisso com a evolução social da comunidade; e
V - uso progressivo da força.
Então para não sairem falando besteira que as Guardas tem função só de olhar patrimonio público estão errados esta ai a lei que fala de patrulhamento preventivo, e nos que somos estudiosos do direito temos que nos atentar para não cair em pecadinhas.
Quando coloca o art. 144 da CF falando das policias e não colocando o § 8 do mesmo art. acaba levando os demais colegas a erro e outra coisa o § 8 remete a lei 13.022/14
Bons estudos a todos e rumo a aprovação
Isabela Veras, o comando da questão diz para analisar de acordo com o texto magno. Se voce consultá-lo pelo site do Planalto, que está sempre atualizado, verá que essa lei não mudou o texto. Portanto, o gabarito procede.
Bons estudos povo.
O comando, claramente, no leva a analisar o texto da CF. E em seu texto é dito que os guardas municipais apenas protegerão:
>>> Bens, serviços e instalações do município.
Quanto à segurança púbica, sabe-se que, taxativamente, quem cuida a esse respeito, são: PF, PRF, PFF, Civil, Militares e bombeiros.
ATENÇÃO: Observar nas provas futuras.
CF:
- não cabe o exercício da polícia ostensiva.
- não cabe preservação da ordem pública
- destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações
Lei Federal 13.022/2014:
- confere às guardas municipais poder da polícia
- agora os guardas municipais estão autorizados por lei a auxiliar na manutenção da ordem pública.
LEI Nº 13.022, DE 8 DE AGOSTO DE 2014.
Parágrafo único. No exercício de suas competências, a guarda municipal poderá colaborar ou atuar conjuntamente com órgãos de segurança pública da União, dos Estados e do Distrito Federal ou de congêneres de Municípios vizinhos e, nas hipóteses previstas nos incisos XIII e XIV deste artigo, diante do comparecimento de órgão descrito nos incisos do caput do art. 144 da Constituição Federal, deverá a guarda municipal prestar todo o apoio à continuidade do atendimento.
Gabarito: Errado, A guarda Municipal pode exercer função de Polícia de Trânsito em Auxílio à PM.
KKK aqui em Goiania pode sim, andam até armadosss
2017
Os municípios podem constituir guardas municipais destinadas à proteção de bens, serviços e instalações públicas em geral.
errada
CORRETO HOJE PODE PESSOAL ....QUESTÃO DESATUALIZADA
Alguém poderia confirmar se a questão esta desatualizada ou não ? Obrigado.
ERRADA!
§ 4º Às POLÍCIAS CIVIS, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, RESSALVADA a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, EXCETO as militares.
§ 8º Os MUNICÍPIOS poderão constituir GUARDAS MUNICIPAIS destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
A questão não está desatualizada, tendo em vista que:
1) os municípios PODEM constituir guardas municipais;
2) estes serão destinados à proteção dos bens,serviços e instalações do município.
3) aqui, em tese, estaria o erro... Não atuam em auxílio à Polícia Civil.
Pessoal o erro da questão, está no auxílio a PC, o correto seria a PM, pois vejo que ambas tem funções preventivas e não judiciária.
Força no estudo!
GAB: ERRADO
§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
ATENÇÃO: Observar nas provas futuras.
CF:
- não cabe o exercício da polícia ostensiva.
- não cabe preservação da ordem pública
- destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações
Lei Federal 13.022/2014:
- confere às guardas municipais poder da polícia
- agora os guardas municipais estão autorizados por lei a auxiliar na manutenção da ordem pública.
QUESTÃO CONTINUA ATUALIZADA!
A Lei nº 13.022/2014 conferiu poder de polícia aos guardas municipais, permitindo que eles AUXILIEM no policiamento ostensivo. A Polícia Civil não atua de forma ostensiva.
Os municípios podem instituir guardas municipais com a função de AUXILIAR.....AUXILIAR ....AUXILIAR NÃO REFORÇAR a segurança pública, em auxílio à POLÍCIA MILITAR.
VEJAMOS O ROL.
Art. 144 da CF A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
Se ligue!
"O rol de órgãos de SEGURANÇA PÚBLICA previstos na Constituição é TAXATIVO. Guarda Municipal não faz parte desse rol.
*Atribuições funcionais das Guardas Municipais estão relacionadas a preservação patrimonial dos Municípios.
Em nenhuma momento a legislação abaixo usa a expressão "reforçar".
L 13.022: Art. 5o São competências específicas das guardas municipais, respeitadas as competências dos órgãos federais e estaduais:
IV - colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social;
Parágrafo único. No exercício de suas competências, a guarda municipal poderá colaborar ou atuar conjuntamente com órgãos de segurança pública da União, dos Estados e do Distrito Federal ou de congêneres de Municípios vizinhos e, nas hipóteses previstas nos incisos XIII e XIV deste artigo, diante do comparecimento de órgão descrito nos incisos do caput do art. 144 da Constituição Federal, deverá a guarda municipal prestar todo o apoio à continuidade do atendimento.
Para a defesa de seus bens, serviços e instalações.
a matéria é direito constitucional, e não legislação, não fiquem lendo leis avulsas, se cair fora da CF é recurso e pronto. Enquanto não houver pronunciamento do STF, a lei não vale pra nós.
Guarda municipal = Patrulhamento Preventivo
Fonte: Lei 13022 - Estatuto Geral das G.M
Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
Avante!
O STF entendeu que é constitucional a atribuição às guardas
municipais do exercício de poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções
administrativas legalmente previstas (STF, RE n. 658.570).
Ou seja, mesmo não sendo órgão da segurança pública, as guardas municipais teriam
poder de polícia, podendo fiscalizar o trânsito e impor multas, atividade que não se restringe
às entidades policiais.
A Lei nº 13.022/2014 conferiu poder de polícia aos guardas municipais, permitindo que eles AUXILIEM no policiamento ostensivo.
A questão, embora esteja desatualizada permanece errada, pois, a policial civil é uma policia judiciária, e tem competência para apurar dentre outas, infrações penais... e as guardas municipais não tem esta atribuição.
lei Lei Federal 13.022/2014:
. Art. 5º São competências específicas das guardas municipais, respeitadas as competências dos órgãos federais e estaduais:
I - zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município;
II - prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais;
III - atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais;
IV - colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social;
V - colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas;
VI - exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias e logradouros municipais, nos termos da ou de forma concorrente, mediante convênio celebrado com órgão de trânsito estadual ou municipal;
VII - proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas;
VIII - cooperar com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades;
IX - interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades;
X - estabelecer parcerias com os órgãos estaduais e da União, ou de Municípios vizinhos, por meio da celebração de convênios ou consórcios, com vistas ao desenvolvimento de ações preventivas integradas;
XI - articular-se com os órgãos municipais de políticas sociais, visando à adoção de ações interdisciplinares de segurança no Município;
XII - integrar-se com os demais órgãos de poder de polícia administrativa, visando a contribuir para a normatização e a fiscalização das posturas e ordenamento urbano municipal;
XIII - garantir o atendimento de ocorrências emergenciais, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas;
XIV - encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime, quando possível e sempre que necessário;
XV - contribuir no estudo de impacto na segurança local, conforme plano diretor municipal, por ocasião da construção de empreendimentos de grande porte;
XVI - desenvolver ações de prevenção primária à violência, isoladamente ou em conjunto com os demais órgãos da própria municipalidade, de outros Municípios ou das esferas estadual e federal;
XVII - auxiliar na segurança de grandes eventos e na proteção de autoridades e dignatários; e
XVIII - atuar mediante ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local.
Com relação aos agentes administrativos, julgue os itens a seguir.
O direito à livre associação sindical é aplicável ao servidor público civil, mas não abrange o servidor militar, já que existe norma constitucional expressa que veda aos militares a sindicalização e a greve.
cf88
CAPÍTULO II
DAS FORÇAS ARMADAS
Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
(...)
IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)
V - o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos
Gabarito CERTO
Art. 37, VI, CF/88: " é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;"
Art. 142, IV, CF/88: "ao militar são proibidas a sindicalização e a greve;"
.
essa pergunta esta incompleta. pois militares estaduais da reserva não remunerada e reformados podem exercer esses direitos sim, logico com alguns pontos que ele deve levar em consideração na hora de exercer esse direito
ISAK, pensar tão profundamente assim com a cespe só vai te levar a errar nas questões, procure ser mais objetivos e se atentar ao que está escrito na questão. Se pensar d+++++ acaba viajando na maionese
Temas relacionados aos militares mais cobrados pela CESPE:
*Art. 142, IV, CF/88: "ao militar são proibidas a sindicalização e a greve;"
*Os conscritos (mais conhecidos como praças) não podem se alistar como eleitores
*Súmula Vinculante 6 - Não viola a Constituição o estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviço militar inicial.
Parece que nossa "Constituição Cidadã" de 88 e os legisladores resolveram dar um tratamento todo "especial" para os militares.
proibidas as sindicalização e a greve aos militares
Artigo 37. VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;
MILITAR NÃO PODE:
1) Sindicalizar
2) Greve
3) Se estiver na ativa, não pode estar filiado a partido politico
(Fonte: Art.142 IV, V)
IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve.
GABARITO: CERTO
Artigo 37: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: [...]
VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;
VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.
Artigo 142: As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
§ 3º - Os membros das Forças Armadas são denominados militares, aplicando-se-lhes, além das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposições: [...]
IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve.
Como diz a professora bonitona
Está correta a assertiva.
CF, Art. 37, VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;
CF, Art. 142, IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve;
Para complementar:
Os policiais também não podem fazer GREVE, de acordo com entendimento do STF - Os servidores que atuam diretamente na área de segurança pública não podem entrar em greve. Isso porque desempenham atividade essencial à manutenção da ordem pública (Supremo Tribunal Federal).
O servidor público civil possui direito à livre associação sindical e à greve, nos termos do art. 37, VI e VII da CF. Contudo, tais direitos não são estendidos aos militares, uma vez que, nos termos do art. 142, §3º, IV da CF, os militares são proibidos de se sindicalizar e de fazer greve.
RESUMINDO:
¹GREVE = PROIBIDO A TODOS OS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA.
²SINDICALIZAÇÃO = PROIBIDO AOS MILITARES, MAS É PERMITIDO AO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL (EX.: Policial Civil, Federal, Rodoviário Federal)
Certo
Além da greve também é vedado a sindicalização aos militares.
Vale lembrar que podem ter associação. Por exemplo a ASPRA/PMBM.
Resumindo:
1) GREVE -> NENHUM agente da Segurança Pública pode fazer greve
2) SINDICALIZAÇÃO -> PROIBIDA AOS MILITARES, MAS PERMITIDA AO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL (EX.: Policial Civil, Federal, Rodoviário Federal...)
ATENÇÃO: os militares podem formar associação. Exemplo: Associação dos Cabos e Soldados da PM/BM de Goiás.
LEMBRAR : não podem sindicalizar nem fazer greve MAS podem formar associação. Exemplo: Associação dos Cabos e Soldados da PM/BM de Goiás.
Ao servidor público militar, é vedado a sindicalização e a greve.
Colegas, gostaria que tirassem uma dúvida que tenho: os policiais civis não são servidores públicos civis?
Errei essa questão por achar que os Policiais civis estão abrangidos pela categoria dos servidores públicos civis, porém, eles também não podem fazer greve e se sindicalizar. Assim, a primeira parte da assertiva estaria errada ao generalizar que todos os servidores públicos civis podem fazer parte de sindicatos.
Exato.
1} Militares --> GREVE ❌ SINDICALIZAÇÃO ❌
2} Civis --> GREVE ❌ SINDICALIZAÇÃO ✔️
________
Bons Estudos ❤
ERRADO. Mas se releva pelo ano da prova. Sou militar e participo licitamente de associação legalmente constituída.
Importante salientar que a CF veda a sindicalização e a greve; não, associação. E no que tange aos partidos políticos, é vedado filiar-se, apenas, enquanto ativo.
Direito de greve
A CF/88 proíbe expressamente que os Policiais Militares, Bombeiros Militares e militares das Forças Armadas façam greve (art. 142, 3º, IV c/c art. 42, § 1º). O art. não menciona os policiais civis. Em verdade, não existe nenhum dispositivo na CF que proíba expressamente os policiais civis de fazerem greve. Mas o STF afirmou que nenhum servidor público que trabalhe diretamente na área da segurança pública pode fazer greve (PF, PRF, PC, Polícia penal).
Os militares não podem fazer GREVE e nem se SINDICALIZAR, MAS podem formar associação.
Art. 142, IV, CF/88: "ao militar são proibidas a sindicalização e a greve;"
Os Civis não podem fazer GREVE, mas podem se SINDICALIZAR.
Art. 37, VI, CF/88: " é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;"
> Os servidores que atuam diretamente na área de segurança pública não podem entrar em greve. Isso porque desempenham atividade essencial à manutenção da ordem pública.
PM CE 2021
Pode associar-se, menos criar associal paramilitar.
Minha contribuição.
Info. 860 STF: O exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública.
Abraço!!!
CERTO.
Militar não pode sindicalizar-se ou fazer grave, porém, nada impede dessa categoria fazer parte de associações.
Considerando as disposições constitucionais acerca de segurança pública, julgue o item a seguir.
Cabe à Polícia Federal apurar infrações penais que atentem contra os bens, serviços e interesses da administração direta, das autarquias e das fundações públicas da União. Às polícias civis dos estados cabem as funções de polícia judiciária das entidades de direito privado da administração indireta federal.
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
OBS: Com o devido respeito e toda humildade, concordo com o comentário anterior, da Lara. Pois se houver uma infração penal cometida contra fundação publica federal, esta faz parte da administração indireta federal. O erro da questão em tela está no fato de ter sido atribuída a competência da polícia Civil a entidades de direito privado da administração indireta federal.
Bons Estudos!!
A polícia federal será instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União. Estruturada em carreira, destina-se a:
apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
Fonte: Pedro Lenza
Para acabar com as discussões de qual seria a justificativa, segundo o Cespe, esta foi a justificativa
"O item está errado, pois a CF dispõe expressamente que cabe à Polícia Federal (e não às polícias civis dos estados) apurar infrações penais que tentem contra os bens, serviços e interesses das empresas públicas - pessoas jurídicas de direito privado - vinculadas à União. Nos termos do art. 144, § 1º, I, da CF, compete à Polícia Federal “apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei”.
fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_AGENTE/arquivos/DPF_2012_AGENTE_JUSTIFICATIVAS_DE_MANUTEN____O_E_ANULA____O_DE_ITENS.PDF
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e EMPRESAS PÚBLICAS, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.
(ERRADA)
Art. 144, §1º: A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
Portanto, não há que se falar em Fundações Públicas da União.
Errado. A Empresa Pública, que é de Direito Privado, tem os crimes contra ela investigados pela Polícia Federal.
Boa Eduardo hehehe.
errado...
PF .................... empresas públicas e autarquias
PC .................... sociedades de economia mista
CF. ART. 144 § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:" (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
---------------------
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.| Polícia Cívil ressalvada a competência da União, asfunções de polícia judiciária
-----------------------------------------------------------------------------
-Sociedade de Econômia Mista - Polícia Cívil, pórem se houver interesse da união, a polícia federal pode investigar, desde que haja requisição do ministro da justiça.
*************************************************
Banco do Brasil é SEM= Policia Cívil [REGRA]
Correios é Empresa Pública = Policia Federal
---------------------------------------------------------------------------------
ERRADO
lembrando que no caso dos correios, caso seja uma agencia franqueada, podera sim a policia civil investigar(pegadinha), entretanto, a regra é a policia federal.
MOLE, MOLE, GALERA!!!
→ Cabe à Polícia Federal apurar infrações penais que atentem contra os bens, serviços e interesses da administração direta,
das autarquias e das fundações públicas da União.
(NÃO! Somente a União e suas autarquias e empresas públicas - CF, art. 144, § 1º, I);
→ Às polícias civis dos estados cabem as funções de polícia judiciária das entidades de direito privado da administração
indireta federal.
(NÃO! "Entidades de direito privado da administração indireta federal" são, obviamente, todas aquelas entidades públicas de direito
privado, incluídas aí, aquelas que são da alçada da PF, como as autarquias e as empresas públicas. Sobre essas, a PC não mete a colher.
Note que no dispositivo constitucional correspondente à PC (CF, art. 144, § 4º) aparece a seguinte determinação: "ressalvada a
competência da União". A competência da União, segundo LENZA 2016, quanto a investigação de crimes cometidos em relação às
autarquias e empresas públicas pertence à PF, restando à PC, portanto, as demais entidades da administração indireta, como as sociedades
de economia mista (Banco do Brasil, p. ex.) e as fundações públicas. Resta um ponto de interrogação na minha cabeça: as infrações
cometidas contra as agências reguladoras são da alda da PC? Da determinação mencionada no § 4º a que me referi, deduz-se que sim.)
* GABARITO: ERRADO.
Abçs.
Saladas cespe ao molho : Questão erra no finalzinho. " Às polícias civis dos estados cabem as funções de polícia judiciária das entidades de direito privado da administração indireta federal." Se é Federal é PF
A primeira parte da questão está correta: Cabe à Polícia Federal apurar infrações penais que atentem contra os bens, serviços e interesses da administração direta, das autarquias e das fundações públicas da União.
A segunda parte da questão está incorreta: Administração indireta: Sociedade de Economia Mista (Função da Polícia Civil) e Empresa Pública (Função da Polícia Federal).
Típica questão CESPE, que se não ler até o final, DANÇA! Esteja sempre atento.
Errada!!!
PF - apurar infrações penais contra a ordem política e social da UNIÃO + AUTAQUIAS + EMPRESAS PÚBLICAS.
e as fundações públicas?
se for federal e 100% capital publico é PF!
PF = AUTARQUIAS E EMPRESAS PÚBLICAS (AEP)
autarquia -de direito público
Tavi, PC do Estado que cuida se for Sociedade de Economia Mista federal.
GABARITO: ERRADO
Cabe à Polícia Federal apurar infrações penais que atentem contra os bens, serviços e interesses da administração direta ---> aqui está o erro. É da União e não da direta (U; E; DF; M)
Indireta também
PESSOAL, TENDO GRANA DA UNIÃO, MESMO QUE SEJA SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA, A PF PODERÁ INVESTIGAR.
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
1 parte: Além dos bens e serviços de interesse da UNIÃO(faz parte da Adm. DIRETA, porém não são todos os entes), também cabe a PF apurar as infrações penais contra as AUTARQUIAS FEDERAIS DE DIREITO PÚBLICO (Exceto estaduais /municipais), também das EMPRESAS PÚBLICAS FEDERAIS DE DIREITO PRIVADO( pois 100% do capital é público) e também das FUNDAÇÕES PÚBLICAS de DIREITO PÚBLICO, pois é considerada uma AUTARQUIA FUNDACIONAL.
2 parte ta ERRADO: Pois cabe a PC apurar as infrações penais contra SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA de DIREITO PRIVADO( tem recursos público e privado) e a FUNDAÇÃO DE DIREITO PRIVADO, porém é competência da PF apurar contra a EMPRESA PÚBLICA de DIREITO PRIVADO que faz parte da ADMINISTRAÇÃO INDIRETA.
o pessoal vive falando que questões do tipo essa são tranquilas,até concordo,mas na hora da prova,do agora ou nunca,vc duvida até das que vc tem certeza.
- Entidades de direito privado da administração indireta federal: Empresas Públicas + Sociedades de Economia Mista
- A apuração de infrações penais contra bens, serviços e interesses das empresas públicas federais são de competência da PF.
- Crimes cometidos contra sociedade de economia mista federal, são de competência da Polícia civil.
PESSOAL, ATENÇÃO PARA OS INFORMATIVOS!!!!
INFO: 759 DO STF:
Os crimes cometidos contra as sociedades de economia mista federais são julgados pela Justiça Federal? NÃO.
Em regra, os crimes cometidos contra as sociedades de economia mista federal são julgados pela Justiça Estadual. Isso ocorre por uma opção do legislador constituinte que não incluiu as sociedades de economia mista no rol das entidades previstas no inciso IV do art. 109. Como exemplos mais comuns, temos as infrações praticadas contra o Banco do Brasil e a Petrobrás.
Exceção: Compete à Justiça Federal julgar o crime cometido contra sociedade de economia mista federal quando ficar demonstrado que existe interesse jurídico da União no fato. Isso ocorre nos casos em que os delitos praticados contra a sociedade de economia mista estiverem relacionados com:
a) os serviços de concessão, autorização ou delegação da União;
b) se houver indícios de desvio das verbas federais recebidas por sociedades de economia mista e sujeitas à prestação de contas perante o órgão federal.
Polícia Civil é Banco do Brasil.
Gab. E
44 comentários e nenhum presta para fazer resumo, incluindo o do professor
Minha Contribuição
Compete a Policia Civil apurar as infrações penais somente contra Sociedade de Economia Mista (Branco do Brasil e Petrobras) e empresas privadas.
O resto é com a Policia Federal
Cheio de comentário lixo... que raiva, deu nem pra olhar rapidamente o artigo!
Vou registrar aqui pra eu poder revisar no futuro :p
art. 144 § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União
A POLÍCIA FEDERAL apura as infrações penais contra ORDEM POLÍTICA e SOCIAL, ou em detrimento de BENS, SERVIÇOS e INTERESSES da UNIÃO, AUTARQUIAS e EMPRESAS PÚBLICAS
Compete à Polícia Federal - e não às polícias civis dos estados - apurar infrações penais que tentem contra os bens, serviços e interesses das empresas públicas - pessoas jurídicas de direito privado - vinculadas à União.
GABARITO: ERRADO
Para quem não percebeu, a primeira parte também está errada, quando menciona cabe à Polícia Federal apurar infrações penais que atentem contra os bens, serviços e interesses da administração direta. Ou seja, a PF não vai apurar infrações cometidas contra um Município - membro da Adm. Direta -, mas, tão somente, àquelas praticadas em desfavor da União.
ERRADO, MISTUROU TUDO, NÃO FALOU NADA!
Polícia civil = Sociedade de economia mista.
Gab E
[POLÍCIA FEDERAL]
Órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, a apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
[POLÍCIA CIVIL]
Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
[CONCLUSÃO]
PC --> Polícia Judiciária dos ESTADOS;
PF --> Polícia Judiciária da UNIÃO.
___________________
Bons Estudos.
Uma dúvida: Quando a fundação é pessoa jurídica de direito público (também chamada de fundação autárquica) a competência é da PF ? E quando é fundação com personalidade jurídica de direito privado ?
Às polícias civis dos estados cabem as funções de polícia judiciária das entidades de direito privado? Só privado não.
COMPETÊNCIA PARA INVESTIGAR:
PF - UNIAO - AUTARQUIAS - EP - FP
PC - SEM "Tô SEM PC"
Cabe à Polícia Federal apurar infrações penais que atentem contra os bens, serviços e interesses da administração direta, das autarquias e das fundações públicas da União. Às polícias civis dos estados cabem as funções de polícia judiciária das entidades de direito privado da administração indireta federal.
O erro da questão está no trecho ".... e interesses da Adm direta.", pois, na verdade trata-se de interesses da União.
Adm direta = União, Estados, DF e Municípios.
Crime contra Sociedade de Economia Mista e fundação pública de direito PRIVADO, é responsabilidade da Polícia Civil e não da Federal.
Os primeiros comentários estão falando que a 1º parte da questão está correta, o que não é verdade.
1º PARTE DA QUESTÃO: Cabe à Polícia Federal apurar infrações penais que atentem contra os bens, serviços e interesses da administração direta, das autarquias e das fundações públicas da União.
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
2º PARTE DA QUESTÃO: Às polícias civis dos estados cabem as funções de polícia judiciária das entidades de direito privado da administração indireta federal.
Compete a Policia Civil apurar as infrações penais somente contra Sociedade de Economia Mista (Branco do Brasil e Petrobras) e empresas privadas.
A PF tem competência para apurar infrações penais que causem prejuízos aos interesses da União, ressalvadas aquelas que atinjam órgãos da administração pública indireta no âmbito federal.
F - Fundação Pública: Ex. IBGE, CESPE <<<Polícia Federal>>>
A - Autarquia: Ex. INSS <<<Polícia Federal>>>
S - Sociedade de Economia Mista: Ex. Banco do Brasil, Petrobras <<<Polícia Civil>>>
E - Empresa Pública: Ex. Caixa, Correios <<<Polícia Federal>>>
CF88
Art. 144
§ 1º A Polícia Federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades Autárquicas e Empresas Públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
A lei fala em Autarquia e Empresas Públicas, e não Fundações Públicas.
Gabarito: E
Cabe à Polícia Federal apurar infrações penais que atentem contra os bens, serviços e interesses da administração direta, das autarquias e das fundações públicas da União. Às polícias civis dos estados cabem as funções de polícia judiciária das entidades de direito privado da administração indireta federal.
errado
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
PF ---> Autarquias e fundações públicas (empresas públicas)
UEPA! A PF apura infrações penais contra:
União
Empresa Pública
Autarquia
CAPÍTULO III
DA SEGURANÇA PÚBLICA
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
Rol taxativo
I - polícia federal
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
PF
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
PRF
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
PFF
§ 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
PC
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
PM / CBM
§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
PP
§ 5º-A. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.
Subordinação
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Guarda municipal
§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
quem fez essa questão tava muito drogado.
Em regra, crimes cometidos contra Empresas Públicas e Autarquias Federais são de responsabilidade da Polícia Federal e os crimes cometidos contra sociedades de economia mista ou fundações públicas são de responsabilidade da Polícia Civil.
Contudo, há exceções a depender do tipo de crime cometido. Se o crime tiver repercussão interestadual ou internacional e exigir repressão uniforme, por exemplo, mesmo que contra SEM ou fundações, a Polícia Federal poderá também investigar.
__________
Cobrança clássica:
Caixa Econômica Federal e Correios - Empresas públicas
Banco do Brasil - Sociedade de economia mista
ERRADO!
Cabe à Polícia Federal apurar infrações penais que atentem contra os bens, serviços e interesses da administração direta, das autarquias e das fundações públicas da União.
1° UNIÃO é diferente de ADM DIRETA (União, Estado, DF e Municípios);
Às polícias civis dos estados cabem as funções de polícia judiciária das entidades de direito privado da administração indireta federal.
2° Caixa Econômica Federal (banco horrível, inclusive!) é da ADM INDIRETA (Autarquias, Fundações Públicas, Sociedade de Economia Mista e Empresa Pública), nem por isso responde para a PC e sim para a PF!
Banco do Brasil - PC.
doutrina entende que fundações publicas de direito público, que tem natureza de verdadeiras autarquias poderiam ser investigadas pela união.
(SEM) É PC O RESTO PF O,O
PM CE 2021
Civil infrações penais, ressalvadas as competências da união.
APURAÇÃO DE INFRAÇÕES PENAIS
F - Fundação Pública: Ex. IBGE, CESPE <<<Polícia Federal>>>
A - Autarquia: Ex. INSS <<<Polícia Federal>>>
S - Sociedade de Economia Mista: Ex. Banco do Brasil, Petrobras <<<Polícia Civil>>>
E - Empresa Pública: Ex. Caixa, Correios <<<Polícia Federal>>>
É o contrário.
ERRADO.
À PC não incumbe investigar sobre todas as entidades da administração pública indireta de personalidade jurídica de direito privado, mas somente às sociedades de economia mista.
A PF investiga crimes em empresas públicas, fundações públicas e autarquias.
Lembrando:
Autarquia ->> direito público
Fundação pública ->> direito privado (regra), direitos público (exceção)
Empresa pública ->> direito privado
Sociedade de economia mista ->> direito privado.
ERRADA
CESPE: Cabe à Polícia Federal apurar infrações penais que atentem contra os bens, serviços e interesses da administração direta, das autarquias e das fundações públicas da União. Às polícias civis dos estados cabem as funções de polícia judiciária das entidades de direito privado da administração indireta federal.
[O ERRO FOI GENERALIZAR, UMA VEZ que EMPRESAS PÚBLICAS (CAIXA ECONOMICA) SÃO DE DIREITO PRIVADO, MAS A POLICIA FEDERAL É quem APURA]
Olá, colegas concurseiros!
Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;
Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.
→ Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.
Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y
→ Estude 13 mapas mentais por dia.
→ Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.
→ Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.
Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!
P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.
Testem aí e me deem um feedback.
Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.
Copie e cole o Link no seu navegador: https://go.hotmart.com/C56088960V
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Considerando as disposições constitucionais acerca de segurança pública, julgue os itens a seguir.
A Polícia Federal, as polícias militares e os corpos de bombeiros militares são forças auxiliares e reserva do exército.
Título V
Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas
Capítulo III
Da Segurança Pública
Art. 144.
§ 6º As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
somente a PM e BM dos estados da federação que são.
Apenas a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.
Fiz a prova de 2012. Errei essa questão na época por não estar lembrado da letra da lei. A PF não é reserva do Exercito.
Galera, vamos evitar a repetição de comentários ou pelo menos estabelecer um limite para isso, no máximo 25 comentários repetidos com a mesma citação da lei já é suficiente para aperfeiçoar os conhecimentos.
Segue minha intervenção.
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, são considerados forças auxiliares reserva do exercíto. Mas a PF não.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: É a literalidade do Art. 144 CF.
Errado, a PF não é força auxiliar.
Além de serem forças auxiliares, a PM e os Bombeiros são reservas do exercito, pois, na falta do mesmo, essas forças estarão encarregadas de manter a paz interior...
Policia Federal como força auxiliar do exército? kkkkk
Para não zerar a prova essa ein.
ERRADO
Muito simples: A Polícia Federal NÃO faz parte da força auxiliar e reserva do exército.
Acompanhe:
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - Polícia Federal;
II - Polícia Rodoviária Federal;
III - Polícia Ferroviária Federal;
IV - Polícias Civis;
V - Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
A questão exige conhecimento relacionado à Segurança Pública. Conforme a CF/88, art. 144, § 6º - As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Conforme se depreende do texto constitucional, apenas a polícia militar e o corpo de bombeiro militar são forças auxiliares e reserva do exército, sendo que a Polícia Federal, não.
Gabarito do professor: assertiva errada.
PM e Corpos de bombeiros militares: reservas do Exército. ART. 144, § 6º, CF.
PF: Não é.
A PF não faz parte.
A Polícia Federal, as polícias militares e os corpos de bombeiros militares são forças auxiliares e reserva do exército.
Apenas a polícia militar e o corpo de bombeiro militar são forças auxiliares e reserva do exército.
Somente a PM e o CBM
GABARITO: ERRADO
Art. 144. § 6º As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Questão assim não vem mais né! hahahaha
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019)
144, § 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Somente PM e CBM!
Somente a polícia MILITAR e corpo de bombeiros MILITAR.
ERRADO
A Policia Federal não é força auxiliar e reserva do Exercito.
Art. 144
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019)
As polícias militares e os corpos de bombeiros militares são forças auxiliares e reserva do exército. (CESPE)
As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exércitosubordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
***§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
A Polícia Federal não.
GAB. E
POR FAVOR, QUE VENHAM QUESTÕES ASSIM NO DEPEN!!!!
Somente a polícia militar e os cbm que são forças auxiliares do exército
Errado
Lembrando que a nova redação do parágrafo 6º do Art. 144, vinda da EC 104/2019, cita que a Polícia civil e a Polícia penal subordinam-se aos governadores juntamente com a PM e o CMB mas somente as policias militares e os corpos de bombeiros militares são forças auxiliares do exército, em relação a isso nada mudou.
Cuidado com a interpretação :)
Errado!
Somente as policias militares e os corpos de bombeiros militares são forças auxiliares do exército.
GABARITO ERRADO
CRFB/88: Art. 144, § 6º - As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"
ERRADO, ESSA É VÉIA KKKKK
Apenas o CBM e a PM
O simples fato de não ter a palavra "militar" (P.F.M) já mata a questão !
Gab E
> Por expresso mandado da CF, somente são consideradas forças auxiliares do exército o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
*Corrigindo a assertiva, temos que:
"As polícias militares e os corpos de bombeiros militares são forças auxiliares e reserva do exército." CERTO
______________
Bons Estudos.
FORÇAS AUXILIARES E RESERVA DO EXÉRCITO
✅ PM
✅ CBM
❌ PF
❌ PRF
❌ PC
❌ PP
são consideradas forças auxiliares do exército o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
art 144
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército...
Essa é pra pegar distraído.
ATUALIZANDO***
As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as POLÍCIAS PENAIS estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
GABARITO: ERRADO.
De acordo com o art. 144, § 6º são consideradas forças auxiliares e reserva do exército as polícias militares e os corpos de bombeiros militares.
Errado. A questão exige conhecimento relacionado à Segurança Pública. Conforme a CF/88,
art. 144, § 6º, as polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e
reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores
dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
ERRADO.
PM e CBM são forças reservas e auxiliares do exército, PF não.
Olá, colegas concurseiros!
Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;
Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.
→ Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.
Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y
→ Estude 13 mapas mentais por dia.
→ Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.
→ Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.
Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!
P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.
Testem aí e me deem um feedback.
Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.
Copie e cole o Link no seu navegador: https://go.hotmart.com/C56088960V
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Fortalecer e ampliar a atuação das corregedorias administrativas do Poder Executivo, notadamente da Polícia Civil e Polícia Militar, do Ministério Público e do Poder Judiciário.
I- construir uma sociedade livre, justa e igualitária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Bons estudos!
É bom frisar que cada estado pode criar o seu programa estadual de DH....
Programa Estadual de Direitos Humanos - SP
Capítulo 3 - Direitos Civis e Políticos
Art. 104. Fortalecer a ampliar a atuação das corregedorias administrativas do Poder Executivo, notadamente da Polícia Civil e Polícia Militar, do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Com relação à defesa do Estado e das instituições democráticas e à ordem social, julgue os itens subseqüentes.
Atendidas as disposições legais, é atribuição da polícia federal apurar infrações penais cuja prática tenha repercussão interestadual e exija repressão uniforme.
Art.144. I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.
Questão perfeita.
Bom estudo..
Art. 144.
§ 1º A POLÍCIA FEDERAL, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela UNIÃO e estruturado em carreira, destina-se a:
I - Apurar INFRAÇÕES PENAIS contra:
1 - A ordem política e social ou em detrimento de bens,
2 - Serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas,
3 - Assim como OUTRAS INFRAÇÕES cuja prática tenha repercussão INTERESTADUAL ou INTERNACIONAL e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
CERTA!
Errei de novo essa questão porque confundo contravenção penal e infração penal.
Porra 06, 30 anos de curso e ainda ta sem bandoleira?????
"Pão pão, queijo queijo!" - Alexandre Soares
Art. 144 CF
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
§ 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
Não custa reforçar!!!
Não concordo com a questão pois no enunciado diz SOMENTE É DE COMPETÊNCIA DA POLÍCIA FEDERAL CASO TEHAM REPERCUSSÃO INTERESTADUAL, mas se tiver repercussão internacional? nesse caso não seria da Polícia Federal também? Mas entendo que a questão está perguntando se é da PF ou de outras polícias a competência. Cespe sendo Cespe....
GABARITO = CORRETO
PF => GASTAREI MINHA VIDA ATÉ CONSEGUIR.
AVANTE GUERREIROS, SEM MOLEZA
lembrando que é interestadual OU internacional.
Atendidas as disposições legais, é atribuição da polícia federal apurar infrações penais cuja prática tenha repercussão interestadual e exija repressão uniforme.(CESPE)
A Polícia Federal dispõe de competência para proceder à investigação de infrações penais cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional, exigindo - se repressão uniforme.(CESPE)
I - Apurar INFRAÇÕES PENAIS contra:
1 - A ordem política e social ou em detrimento de bens,
2 - Serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas,
3 - Assim como OUTRAS INFRAÇÕES cuja prática tenha repercussão INTERESTADUAL ou INTERNACIONAL e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
GALERA, AQUI É QUESTÃO DE "LOGICA". UM CASO, ANTES DE TER REPERCUSSÃO INTERNACIONAL, PROVAVELMENTE VAI TER UMA REPERCUSSÃO INTERESTADUAL. CONCORDAM COMIGO?
Infração que tenha repercussão:
Internacional --> Policia Federal
Interestadual --> Policia Federal
Intermunicipal --> Policia Civil
CERTO
"Infrações Penais cuja prática tenha repercussão INTERESTADUAL ou INTERNACIONAL e exija repressão uniforme."
São os seguintes casos:
I – seqüestro, cárcere privado e extorsão mediante seqüestro, se o agente foi impelido por motivação política ou quando praticado em razão da função pública exercida pela vítima;
II – formação de cartel; e
III – relativas à violação a direitos humanos, que a República Federativa do Brasil se comprometeu a reprimir em decorrência de tratados internacionais de que seja parte; e
IV – furto, roubo ou receptação de cargas, inclusive bens e valores, transportadas em operação interestadual ou internacional, quando houver indícios da atuação de quadrilha ou bando em mais de um Estado da Federação.
V - falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais e venda, inclusive pela internet, depósito ou distribuição do produto falsificado, corrompido, adulterado ou alterado .
VI - furto, roubo ou dano contra instituições financeiras, incluindo agências bancárias ou caixas eletrônicos, quando houver indícios da atuação de associação criminosa em mais de um Estado da Federação.
VII – quaisquer crimes praticados por meio da rede mundial de computadores que difundam conteúdo misógino, definidos como aqueles que propagam o ódio ou a aversão às mulheres.
Parágrafo único. Atendidos os pressupostos do caput, o Departamento de Polícia Federal procederá à apuração de outros casos, desde que tal providência seja autorizada ou determinada pelo Ministro de Estado da Justiça.
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
Art, 144 CF.
A apuração das infrações penais praticadas contra empresas públicas da União somente é de competência da Polícia Federal caso tenham repercussão interestadual, exigindo repressão uniforme. ERRADA
3 - Assim como OUTRAS INFRAÇÕES cuja prática tenha repercussão INTERESTADUAL ou INTERNACIONAL e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
Atendidas as disposições legais, é atribuição da polícia federal apurar infrações penais cuja prática tenha repercussão interestadual e exija repressão uniforme. CERTA
CESPE DO SATÃ KKKKKKKKKKKK
CERTO.
Crimes de repercussão internacional, interestaduais, cibernéticos, entre outros, são de atribuição da PF.
Com relação à defesa do Estado e das instituições democráticas
e à ordem social, julgue os itens seguintes.
A apuração das infrações penais praticadas contra empresas públicas da União somente é de competência da Polícia Federal caso tenham repercussão interestadual, exigindo repressão uniforme.
Art. 144, § 1º CF. A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
O erro da questão é restringir " somente é de competência da Polícia Federal caso tenham repercussão interestadual"; quando não é verdade, pois se for uma empresa pública ou fundação pública a competência é exclusiva da PF.
Questão "mata burro". Boa para pegar quem lê rapido e deixa passar a palavra "somente" despercebida.
Independente de ter repercussão interestadual.....
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
Empresa pública da união que apura é a PF e quem julga casos referentes a estas é a justiça federal.
Gabarito: ERRADO.
Art. 144, CF .
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
Bons Estudos !!!
Questão covarde. Se em vez de EP fosse SEM, a assertiva estaria correta.
Nossa, questão de 2004 com pegadinha?? que incomum.
A apuração das infrações penais praticadas contra empresas públicas da União somente é de competência da Polícia Federal caso tenham repercussão interestadual, exigindo repressão uniforme.
Mesmo não tendo repercussão interestadual é a Polícia Federal.
ERRADO
"A apuração das infrações penais praticadas contra empresas públicas da União somente é de competência da Polícia Federal caso tenham repercussão interestadual, exigindo repressão uniforme."
Competência
Empresas Públicas = POLÍCIA FEDERAL
Sociedades de Economia Mista = POLÍCIA CIVIL
A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
ERRADA!
Art. 144.
§ 1º A POLÍCIA FEDERAL, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela UNIÃO e estruturado em carreira, destina-se a:
I - Apurar INFRAÇÕES PENAIS contra:
1 - A ordem política e social ou em detrimento de bens,
2 - Serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas,
3 - Assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão INTERESTADUAL ou INTERNACIONAL e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
ERRADO
Presta atenção >> empresas públicas da União, se já é da união não precisa de repercussão interestadual
1) apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas,
+
2) assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
em todos os casos, crime contra a empresa pública é a PF que bate na tua porta.
O erro da questão foi quando a banca acrescentou o seguinte: Caso tenha repercussão interestadual., A Polícia Federal vai apurar infração contra Empresa Pública independentemente de repercussão interestadual.
Prestem atenção em um palavra : CASO
may the force be with you
O povo gosta de "Enfeitar o pavão" nos comentários.
O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ EM: "caso tenham repercussão interestadual, exigindo repressão uniforme".
Creio que o erro está na palavra: SOMENTE. Lembro da professora dizendo que a Polícia Civil e Polícia Federal poderiam fazer investigações independentes no caso da PETROBRAS.
GABARITO ERRADO
Daniel Rodrigues Ugatti. a Petrobrás é uma sociedade de economia mista, logo a policia federal só irá investigar caso tenha percussão nacional, foi o que aconteceu, caso contrário, seria competência da policia civil
Meu deus do céu, cada comentário ruim
O erro da questão é que a PF vai cuidar das empresas públicas em qualquer caso, e não só "caso tenham repercussão interestadual, exigindo repressão uniforme."
RAPAZ. INDEPENDENTE DISSO, SE TEM UMA CEF NO ESTADOS DE VOCÊS E COMETEREM UM ASSALTO POR EXEMPLO.. QUEM INVESTIGA É A PF ! POR QUE A CEF É EMPRESA PUBLICA FEDERAL.
A apuração das infrações penais praticadas contra empresas públicas da União somente é de competência da Polícia Federal caso tenham repercussão interestadual, exigindo repressão uniforme.(ERRADO! CESPE)
A Polícia Federal dispõe de competência para proceder à investigação de infrações penais cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional, exigindo - se repressão uniforme. (CESPE)
A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
A apuração de infrações penais cometidas contra os interesses de empresa pública federal insere-se no âmbito da competência da Polícia Federal. (CESPE)
Entidades autárquicas e empresas públicas -> SIM!
S.E.M. -> NÃO!
Empresa Pública é competência da PF independente de repercussão. O que foi dito no enunciado da questão diz respeito às Sociedades de Economia Mista que, em regra, é competência das polícias residuais.
Gabarito errado.
O que torna a questão errada é o "somente caso tenham"
"somente caso tenham" SOMENTE NÃO DEVEM !!!!
Em regra a competência para apuração de crimes cometidos contra Empresas Públicas da União é da Polícia Federal.
As infrações penais praticadas contra sociedades de economia mista, por sua vez, é que serão apuradas pela PF quando tiverem repercussão interestadual ou internacional. Exemplo: Petrobrás e operação lava-jato.
É competência da PF apurar infrações penais em detrimento de bens, serviços e interesses de empresas públicas, não exige ,nesse caso, que a prática das infrações tenha repercussão interestadual e repressão uniforme.
Cabe à Polícia Federal apurar infrações penais que atentem contra os bens, serviços e interesses da União
#BORA VENCER
Gabarito (E)
POLÍCIA FEDERAL. Órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, a apurar [...], assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.
'
Fonte: Art. 144 da CF/88
__________
Bons Estudos!
Empresa Pública = Polícia Federal
Sociedade de Economia Mista = Polícia Civil
GABARITO "ERRADO"
- EMPRESAS PÚBLICAS E AUTARQUIAS FEDERAIS – COMPETÊNCIA EM QUALQUER CASO;
- INFRAÇÕES COM REPERCUSSÃO INTERESTADUAL OU INTERNACIONAL: EXIJA REPRESSÃO UNIFORME;
GABARITO ERRADO
CRFB/88: Art. 144, § 1º - A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".
O erro da questão é que a PF vai cuidar das empresas públicas em qualquer caso, e não só "caso tenham repercussão interestadual, exigindo repressão uniforme."
Errado
CF/88: Art. 144, § 1º - A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.
Eu sempre duvidei, mas é vdd, essa palavra SOMENTE geralmente condena a questão a ser uma afirmação Falsa.
Empresa Pública em todos os casos PF, e não somente quando tiver, repercussão interestadual, exigindo repressão uniforme.
A apuração das infrações penais praticadas contra empresas públicas da União somente é de competência da Polícia Federal caso tenham repercussão interestadual, exigindo repressão uniforme.
Independente de ter ou não
CAPÍTULO III
DA SEGURANÇA PÚBLICA
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
Rol taxativo
I - polícia federal
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
PF
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
PRF
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
PFF
§ 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
PC
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
PM / CBM
§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
PP
§ 5º-A. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.
Subordinação
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Guarda municipal
§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
✏️Gabarito: Errado, falou em União, falou na menina dos olhos da PF, que tem competência exclusiva para exercer as funções de polícia judiciária da União.
Não pare! Ele está vendo.
O somente passou batido, sempre bom circular palavras chaves que podem definir a questão.
Gabarito: Errado
A palavra somente traz uma ideia de condição, o sentido na questão é de que a Polícia Federal somente terá competência caso tenham repercussão interestadual, o que não é verdade.
É de competência da Polícia Federal independentemente da repercussão interestadual.
Foi mais interpretação de texto que letra de lei !
Sigamos ...
Repercussão interestadual e internacional também!
GAB: ERRADO
erro da questão: não precisa TER repercussão interestadual, nesse caso. FIM!
Errado Independente disso, Empresa Pública em todos os casos é a PF, e não somente quando tiver, repercussão interestadual, exigindo repressão uniforme.
cuidado com o SOMENTE
ERRADO.
O erro está no trecho em que fala: "caso tenham repercussão interestadual...".
O que não é verdade, pois independente do tipo de repercussão, a competência será da PF.
A Constituição Federal de 1988 trata da segurança como direito fundamental (art. 5o, caput e art. 6o, caput) e da segurança pública como dever do Estado (art. 144), que deve garantir a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Especifica órgãos responsáveis atribuindo-lhes competências próprias e vinculação diferenciada aos entes componentes da federação. Nesse arranjo
§ 4º - às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
§ 5º - às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
§ 6º - As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
§ 7º - A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.
§ 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
O art. 144, da CF/88, dispõe sobre a
segurança pública. O artigo estabelece as competências dos órgãos que compõem a
segurança pública. Essas competências constitucionalmente estabelecidas não são
meramente indicativas. Os parágrafos do art. 144 definem as seguintes
competências: às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de
carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia
judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares (§ 4º); às
polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública
(§ 5º); os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à
proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei (§ 8º).
Portanto, correta a alternativa D.
RESPOSTA: Letra D
e) Errado - A Marinha, o Exército e a Aeronáutica constituem as Forças Armadas, sendo consideradas instituições nacionais permanentes e regulares, destinadas à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
A policia Federal tem a função de policia de fronteira:
§ 1º - A polícia federal,
instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e
estruturado em carreira, destina-se a:
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
As polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares (§ 4º); às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública (§ 5º); os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei (§ 8º).
Legal que até quando a FCC tenta "enfeitar" e não coloca as cinco alternativas como pura letra de lei, a resposta ainda será uma que reproduz o texto legal. hahaha
Letra D não fez a ressalva "ressalvada a competência da União"... não marquei pq entendi estar incompleta :(
Queridos colégas , vamos ler e entender direito aos enunciados ,alguns comentários equívocados podem prejudicar
Eu errei por entender que a assertiva D estava incompleta...
" às polícias civis, as funções de polícia judiciária e a apuração das infrações penais (EXCETO AS MILITARES)"
A B não está totalmente equivocada.
Abraços.
A) ERRADA município não tem competência para definir sobre polícia militar
B) ERRADA banca não vai falar "mal" do governo, dizendo que a violência é avassaladora, seria parcial demais
C) ERRADA art 144 par. 8º CF "os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei".
D) CORRETA, reproduz disposições do art 144 e ss CF
E) ERRADA banca não vai falar "mal" ou que contingente é insuficiente, como afirmou acerca da polícia federal na afirmativa (seria uma crítica indireta à defasagem de servidores nos órgãos públicos)
Complicado dar como correto um abismo entre Infrações penais locais, sem contar as militares e infrações penais em geral.
Também não marquei por conta disso. Assertiva D está "serta".
essa questão foi muito fácil pro cargo de defensor. agora tem cargo de nível médio que deixar qualquer um de cabelo em pé
GABARITO LETRA D
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
ARTIGO 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
Alguém sabe o conceito disso de “instrumento governamental privilegiado de intervenção no meio urbano” e a diferença entre “uso intensivo e extensivo das forças militares...” Esse uso seria habitual por meio das PMs e CBMs ou apenas excepcional (FFAAs) ? Eventual uso legítimo seriam as GLOs (operações de garantia da lei e da ordem)?
Até as militares
Considerando as disposições constitucionais relativas à defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.
a) CORRETA: A polícia federal detém competência para exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
144, §1°, IV, da Constituição assevera que a Polícia Federal se destina a "exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da. União
b) INCORRETA: A decretação pelo presidente da República de estado de sítio nos casos de declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira prescinde da autorização do Congresso Nacional.
Artigo 137, parágrafo único: O Presidente da República, ao solicitar autorização para decretar o estado de sítio ou sua prorrogação, relatará os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso nacional decidir por maioria absoluta.
c) INCORRETA: A competência para legislar sobre vencimentos dos membros das polícias civil e militar do DF é concorrente, de modo que tanto a União quanto o DF podem dispor sobre o tema.
Súmula 647 do Supremo: Competência Privativa - Legislar sobre Vencimentos das Polícias
Compete privativamente à União legislar sobre vencimentos dos membros das polícias civil e militar do Distrito Federal
d) INCORRETA: supressão do direito de reunião inclui-se entre as medidas coercitivas cuja adoção se admite na vigência do estado de defesa.
Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.
§ 1º - O decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre as seguintes:
I - restrições aos direitos de:
a) reunião, ainda que exercida no seio das associações;
Ou seja, cabe restrição (parcial) e não supressão (total);
e) INCORRETA: A decretação do estado de sítio com fundamento em comoção grave de repercussão nacional enseja a suspensão da liberdade de reunião e da liberdade de locomoção, mas não o estabelecimento de restrições em relação à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão.
Art. 139 - Na vigência do estado de sítio decretado com fundamento no Art. 137, I, só poderão ser tomadas contra as pessoas as seguintes medidas:
III - restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei;
Obs: Art. 137 - O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de sítio nos casos de:
I- comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa;
Bons estudos e que DEUS abençoe.
Art. 139 da CF: as medidas adotadas no estado de sítio são:
I- obrigação de permanência em local determinado;
II- detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns;
III- restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à lierdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei;
IV- suspensão da liberdade de reunião;
V- busca e apreensão em domicílio;
VI- intervenção nas empresas de serviços públicos;
VII- requisição de bens.
Quanto ao estado de defesa, são as seguintes restrições: Art. 136 CF:
a) reunião, ainda que no seio das associações;
b) sigilo de correspondência;
c) sigilo de comunicação telegráfica e telefônica
II- ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos...
Tanto no estado de defesa quanto no estado de sítio se observam restrições do direito de reunião, correspondência, comunicação, sendo que no estado do sítio é mais severo ao restringir a liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão.
A polícia federal detém competência para exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União - Art. 144, § 1º, IV [ALTERNATIVA CORRETA NA QUESTÃO].
Art. 137. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de sítio nos casos de: II - declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira. [DEPENDE DE AUTORIZAÇÃO DO CN]
Art. 136, § 1º - O decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre as seguintes: I - RESTRIÇÕES aos direitos de: a) reunião, ainda que exercida no seio das associações; [Note que no Estado de Defesa há apenas RESTRIÇÃO ao direito de reunião e não supressão].
Art. 139. Na vigência do estado de sítio decretado com fundamento no art. 137, I, só poderão ser tomadas contra as pessoas as seguintes medidas: I - obrigação de permanência em localidade determinada; III - RESTRIÇÕES relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei; IV - SUSPENSÃO da liberdade de reunião; [No Estado de Sítio há suspensão da liberdade de reunião e restrição à liberdade de imprensa]
Art. 21. Compete à União: XIV - organizar e manter a polícia civil, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, bem como prestar assistência financeira ao Distrito Federal para a execução de serviços públicos, por meio de fundo próprio
O que eu acho engraçado é que fiz uma questão agorinha da própria banca (CESPE), em que tinha como afirmativa correta a possibilidade de decretação de estado de sítio e de defesa, independentemente de manifestação do Congresso Nacional, tendo como base o art. 84, IX da CF/88, in verbis:
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
IX - decretar o
estado de defesa e o estado de sítio;
Mas, enfim, vamos que vamos...
PF = COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DE POLÍCIA JUDICIÁRIA DA UNIÃO
Súmula Vinculante 39 : Compete privativamente a UNIÃO legislar sobre vencimento dos membros das polícias civil e militar e do corpo de bombeiro militar do Distrito Federal.
Quanto à assertiva C, vale ressaltar que a competência legislativa da União se dá pelo fato de que a própra Constituição Federal atribui ao mesmo ente federativo a competência para organizar e manter as polícias civis e militares, além dos corpos de bombeiros militares do DF, conforme art. 21, XIV da CF.
Ora, se a responsabilidade para organizar e manter tais órgãos é da União, isto implica na competência para legislar sobre tais órgãos.
Gostaria de saber o porquê da "B" não ter sido considerada certa. Apesar de estar incompleta, a afirmativa não se torna automaticamente falsa. Pra mim seria passível de anulação .
Erro da alternativa b, está relacionado ao verbo prescindir que significa despensar, renunciar ..... e para a decretação de estado de sitio é necessário solicitar a autorização do Congresso Nacional. Nao pode o presidente prescindir (dispensar) essa autorização.
a letra d ficaria correto se tivesse trocado o termo suspensao por restriçao, correto?
c) A competência para legislar sobre vencimentos dos membros das polícias civil e militar do DF é concorrente, de modo que tanto a União quanto o DF podem dispor sobre o tema. É DA UNIÃO.
Lembrando que a DEFENSORIA PÚBLICA - DF não é mais de competência da união (organizar e manter), passou a ser do próprio DF.
Texto antes da EC nº 69/2012
Art. 21. Compete à União:
XIII - organizar e manter o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios;
Texto depois da EC nº 69/2012 (atual)
Art. 21. Compete à União:
XIII - organizar e manter o Poder Judiciário, o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios a Defensoria Pública dos Territórios;
Pegadinha na letra B
july maria
23 de Maio de 2017, às 12h17
Erro da alternativa b, está relacionado ao verbo prescindir que significa despensar, renunciar ..... e para a decretação de estado de sitio é necessário solicitar a autorização do Congresso Nacional. Nao pode o presidente prescindir (dispensar) essa autorização.
A polícia federal detém competência para exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União. (CESPE 2012)
A Polícia Federal, organizada e mantida pela União, atua, de forma preventiva e repressiva, no combate a certos delitos, sendo ainda de sua responsabilidade o exercício, com exclusividade, das funções de polícia judiciária da União. (CESPE)
Letra a) CORRETA: A polícia federal detém competência para exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
Art. 144, §1°, IV, da Constituição assevera que a Polícia Federal se destina a "exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da. União
Sobre a letra E, pra mim tem mais um erro.
O Art. 139 não fala em "suspensão da liberdade de locomoção".
No máximo poderíamos considerar uma restrição desta liberdade, pelo texto do inciso I - "obrigação de permanência em localidade determinada;"
Mais alguém entendeu assim?
Súmula Vinculante nº 39: compete PRIVATIVAMENTE a União legislar sobre vencimentos dos membros da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
O Distrito Federal SÓ PODERÁ legislar sobre esse tema se a União delegar através de Lei Complementar.
Polícia Federal: instituída por LEI como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a exercer, com EXCLUSIVIDADE, as funções de polícia judiciária da União, mas NÃO detêm o monopólio, PODEM ser investigados também pelo o Tribunal de Contas da União, Comissão de Valores Mobiliários, Comissão Parlamentar de Inquérito, Ministério Público da União através do PIC – procedimento investigativo criminal.
Estado de DEFESA é RESTRIÇÃO e Estado de SÍTIO é SUSPENÇÃO, da liberdade de reunião.
PRESCINDE = DISPENSA
PM CE 2021
PARA O STF:
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
O ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu ontem [quinta, 26/8] à noite liminar suspendendo a censura ao humor na campanha eleitoral. O texto da liminar suspende os efeitos do trecho da Lei Eleitoral que se refere às restrições aos programas de humor na TV e no rádio. O ministro atendeu a uma ação de inconstitucionalidade proposta pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert). O caso agora ainda será julgado pelo plenário do STF.Com a decisão, Ayres Britto reconheceu a inconstitucionalidade do inciso número 2 do artigo 45 da lei, que proibia o uso de trucagens, montagens ou qualquer recurso de edição que pudesse ser considerado como uma difamação ao candidato, partido ou coligação. A restrição atingia diretamente as sátiras políticas realizadas por programas de humor na TV. A ação da Abert também reivindicava a suspensão do inciso 3 do artigo 45, que diz respeito à proibição de críticas diretas a candidatos pelas emissoras. Em relação a este inciso, o ministro manteve o texto, deixando a interpretação para caso a caso, de acordo com a interpretação da Constituição. O advogado Gustavo Binenbojm, da Abert, explicou a decisão em relação ao inciso 3: – Isso significa que fica assegurado o direito da crítica [jornalística], vedando-se apenas favorecimentos (a candidatos) que descambem para a propaganda eleitoral.
FONTE: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_humor_sem_censura
CONFORME A CONSTITUIÇÃO INTERPRETADA PELO STF
VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. NOVO: O Plenário, em conclusão e por maioria, julgou procedente ação direta para declarar a inconstitucionalidade da Lei 15.299/2013 do Estado do Ceará, que regulamenta a atividade de ―vaquejada‖, em que uma dupla de vaqueiros montados em cavalos distintos busca derrubar um touro dentro de uma área demarcada.(...) O Tribunal asseverou ter o autor juntado laudos técnicos comprobatórios das consequências nocivas à saúde dos bovinos, tais como fraturas nas patas, ruptura dos ligamentos e dos vasos sanguíneos, traumatismos e deslocamento da articulação do rabo e até seu arrancamento, das quais resultariam comprometimento da medula espinhal e dos nervos espinhais, dores físicas e sofrimento mental. Ante os dados empíricos evidenciados pelas pesquisas, é indiscutível o tratamento cruel dispensado às espécies animais envolvidas, em descompasso com o preconizado no art. 225, § 1º, VII, da CF. À parte das questões morais relacionadas ao entretenimento à custa do sofrimento dos animais, a crueldade intrínseca à ―vaquejada‖ não permite a prevalência
do valor cultural como resultado desejado pelo sistema de direitos fundamentais da Constituição. Portanto, o sentido da expressão ―crueldade‖ constante da parte final do inciso VII do § 1º do art. 225 da CF alcança a tortura e os maus-tratos infligidos aos bovinos durante a prática impugnada, de modo a tornar intolerável a conduta humana autorizada pela norma estadual atacada. [ADI 4983, rel. min. Marco Aurélio, j. 6-10-2016, P, Informativo 842.]
Lei 7.380/1998, do Estado do Rio Grande do Norte. Atividades esportivas com aves das raças combatentes. "Rinhas" ou "brigas de galo". Regulamentação. Inadmissibilidade. Meio ambiente. Animais. Submissão a tratamento cruel. Ofensa ao art. 225, § 1º, VII, da CF. (...) É inconstitucional a lei estadual que autorize e regulamente, sob título de práticas ou atividades esportivas com aves de raças ditas combatentes, as chamadas "rinhas" ou "brigas de galo". [ADI 3.776, rel. min. Cezar Peluso, j. 14-6-2007, P, DJ de 29-6-2007.] = ADI 1.856, rel. min. Celso de Mello, j. 26-5-2011, P, DJE de 14-10-2011
Lembrando que entrou EC abrindo divergência, justamente possibilitando a prática.
Não obstante, nasce essa EC com presunção de inconstitucionalidade.
Veremos o que dirá o STF em 2018.
Abraços.
Bom, o STF até baniu a prática cultural da vaquejada, mas em manobras políticas, o Congresso Nacional declarou que este tipo de atividade, mesmo sendo lesiva e causando maus tratos aos animais que são forçados a dela participar, é constitucional. Ou seja, a determinação de uma orientação jurídica exarada pela mais alta corte do País foi ignorada por uma classe de políticos e lobista de tal atividade dita "cultural"; foi feito "ouvidos de mercador" à decisão do Supremo.
ACREDITO QUE A QUESTÃO COBROU UM ENTENDIMENTO QUE NÃO PREVALECE MAIS ATUALMENTE, SOBRETUDO EM FACE DA EMENDA 96/2017, QUE INCLUIU O §7º NO ART. 225 DA CF.
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
(...)
§7º Para fins do disposto na parte final do inciso VII do § 1º deste artigo, não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, conforme o § 1º do art. 215 desta Constituição Federal, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, devendo ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.
Não há falar em prevalência de um direito fundamental em detrimento de outro direito fundamental. Há, na verdade, uma ponderação.
A questão não está desatualizada. Ela cobra o entendimento do Supremo Tribunal Federal e não a literalidade do texto constitucional.
Pois é, de acordo com o STF é uma prática cruel, e eu também acho... Mas mas mas...
Muito subjetiva a assertiva dada como correta, considerando que o STF expressamente permite o sacrifício de animais em religiões africanas.
Órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias.
PRFs
Toda prova de PM tem uma de graça né ... putz
essa foi para todo mundo marcar sorrindo kkkk
Questão ridícula, nem se compara com as provas de hj em dia. kkkkkkkkkkk
A questão exige conhecimento acerca da Segurança Pública e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue: "Órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias."
a) Policia Ferroviária Federal.
Errado. A competência da PFF é do patrulhamento ostensivo das ferrovias federais, conforme se vê no art. 144, § 3º, CF: Art. 144, § 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
b) Policia Militar.
Errado. A competência da Polícia Militar é a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, nos termos do art. 144, § 5º, CF: Art. 144, § 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
c) Policia Federal.
Errado. A PF possui outras atribuições, conforme se vê no art. 144, § 1º, CF: Art. 144, § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei; II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência; III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras; IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
d) Policia Rodoviaria Federal.
Correto e, portanto, gabarito da questão. A banca fez menção à PRF. Inteligência do art. 144, § 2º, CF: Art. 144, § 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
e) Policia Civil.
Errado. As funções da Polícia Civil são as de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares, nos termos do art. 144, § 4º, CF: Art. 144, § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
Gabarito: D
O instrumento Legal em que se estabelecerá as normas gerais a serem adotadas na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas.
Constituição Federal
Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
§ 1º - Lei complementar estabelecerá as normas gerais a serem adotadas na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas.
Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
§ 1º - Lei complementar estabelecerá as normas gerais a serem adotadas na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas.
#PMMINAS
"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
A
Art. 142. As FORÇAS ARMADAS, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais PERMANENTES e REGULARES, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à DEFESA DA PÁTRIA, à Garantia Dos Poderes Constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da LEI E DA ORDEM.
§ 1º Lei complementar estabelecerá as normas gerais a serem adotadas na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas.
A questão exige conhecimento acerca das Forças Armadas e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante às normas gerais a serem adotadas na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas.
Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 142, § 1º, CF, que preceitua:
Art. 142, § 1º Lei complementar estabelecerá as normas gerais a serem adotadas na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas.
Portanto, as normas gerais a serem adotadas na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas, devem ser estabelecidas por meio de lei complementar, de modo que somente o item "A" encontra-se correto.
Gabarito: A
Lei Complementar = Maioria Absoluta!!
Marque a alternativa INCORRETA, conforme a Constituição Federal do Brasil.
O parágrafo sétimo deste artigo preceitua que a Leidisciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pelasegurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.Segundo José Afonso da Silva (2003, p. 756), em relação às polícias estaduais, trata-se basicamente de Lei estadual, e, quanto às polícias federais, de Lei federal.
Anote-se que as mencionadas leis devem ser ordinárias e nãoleis complementares como exige a Constituição do Estado do Rio de Janeiro, conforme entendimento do Excelso Pretório na Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 2.314-4 (medida liminar).
Além disso, deve ser ressaltado que em relação às normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares e dos corpos de bombeiros, a competência legislativa é privativa da União (CRFB, artigo 22, XXI) e que compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis (CRFB, artigo 24, XVI).
LETRA DA LEI
ART144 CR/88
A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades. (Art. 144, §7º, da CF)
Lei Complementar
#PMMINAS
"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
D
§ 7º A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.
A questão exige conhecimento acerca da Segurança Pública e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:
a) As Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, Forças Auxiliares e Reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as Polícias Civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Correto. Aplicação do art. 144, § 6º, CF: Art. 144, § 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
b) Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
Correto. Aplicação do art. 144, § 8º, CF: Art. 144, § 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
c) Às Polícias Militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos Corpos de Bombeiros Militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
Correto. Aplicação do art. 144, § 5º, CF: Art. 144, § 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
d) O Decreto Regulamentar disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.
Errado e, portanto, gabarito da questão. A disciplina ocorre por meio de lei e não decreto. Inteligência do art. 144, § 7º, CF: Art. 144, § 7º A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.
e) A Polícia Rodoviária Federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais
Correto. Aplicação do art. 144, § 2º, CF: Art. 144, § 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
Gabarito: D
Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I – O militar, enquanto em serviço ativo, não poderá ser filiado a partido político.
II – Não caberá habeas corpus em relação à punições disciplinares militares.
III – Embora permitida a sindicalização aos militares, é proibida a realização de greve.
A alternativa D (somente I e II estão corretas) é a certa.
I – O militar, enquanto em serviço ativo, não poderá ser filiado a partido político. Certo. Artigo 142, V/CF: "o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos".
II – Não caberá habeas corpus em relação à punições disciplinares militares. Certo. Artigo 142, § 2º/CF: "Não caberá "habeas-corpus" em relação a punições disciplinares militares".
III – Embora permitida a sindicalização aos militares, é proibida a realização de greve. Errado. Artigo 142, IV/CF: "ao militar são proibidas a sindicalização e a greve".
Sério mesmo, essa crase na II?
Discordo do gabarito.
O item II encontra-se errado. Cabe sim habeas corpus contra as punições disciplinares.
A questão não trouxe nenhuma restrição como: "de acordo com a Cosntituição"......
Diante da omissão devemos analisar como o ordenamento jurídico trata do tema.
Considerar o item II correto é realizar uma análise simplista, literal e desconectada com a realidade da doutrina e jurisprudência.“A legalidade da imposição de punição constritiva da liberdade, em procedimento administrativo castrense, pode ser discutida por meio de habeas corpus. Precedentes.” (RHC 88.543, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, julgamento em 3‑4‑2007, Primeira Turma, DJ de 27‑4‑2007.)
Letra A.
Obs.: Infelizmente o Exército não aceita esse posicionamento. E deseja que aquelas que pessoas que venham a ingressar no EB também neguem a possibilidade. Não resta dúvida que cabe HC nas punições disciplinares.
A questão pode ser respondida pela leitura do art. 142, par. 3º da CRFB:
V - o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos; (ITEM I)
IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve; (ITEM III)
bem como pelo par. 2º do mesmo artigo:
§ 2º - Não caberá "habeas-corpus" em relação a punições disciplinares militares ( ITEM II)
O Supremo Tribunal Federal entende desta forma:
“Não há que se falar em violação ao art. 142 § 2º, da CF, se a concessão de habeas corpus, impetrado contra punição disciplinar militar, volta-se tão-somente para os pressupostos de sua legalidade, excluindo a apreciação de questões referentes ao mérito. Embora o disposto no art. 142 § 2º, da Constituição Federal de 1988, o entendimento jurisprudencial é pacífico no sentido do cabimento do habeas corpus quando o ato atacado revestir-se de ilegalidade ou constituir abuso de poder. O que a Constituição proíbe é que se julgue a pena disciplinar, [...] mas o Poder Judiciário pode verificar se a contravenção disciplinar foi punida pela autoridade competente dentro dos limites legais” (Recurso Extraordinário 338.840-1/RS).
Vale também mencionar um julgado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
RECURSO DE "HABEAS CORPUS" Nº 2003.71.02.009643-9/RS
PENAL. RECURSO DE ‘HABEAS CORPUS’. MILITAR. PUNIÇÃO DISCIPLINAR. CONTROLE JUDICIAL. REQUISITOS FORMAIS. AUSÊNCIA. MANTIDA A CONCESSÃO DA ORDEM.
“A punição disciplinar militar não está isenta de apreciação jurisdicional, tampouco pode prescindir dos requisitos da motivação e razoabilidade que devem fazer parte dos atos administrativos. O comandante militar, embora tenha competência para punir, deve pautar sua conduta pelos ditames da Lei e da Constituição. Em face dos princípios da hierarquia e disciplina - que são inerentes às organizações militares - ao Poder Judiciário é vedado o exame do mérito da sanção aplicada – oportunidade e conveniência - mas não dos aspectos referentes à legalidade da punição, tais como competência da autoridade para o ato, observância das normas, oportunidade de defesa, etc.”
Esse é o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), hierarquicamente superior aos juízes e tribunais, tanto estaduais, quanto federais, professado no Recurso em Habeas Corpus 2000/0017728-8, verbis:
"PROCESSUAL PENAL. MILITAR. HABEAS CORPUS. PRISÃO DISCIPLINAR. ART. 142 § 2º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A restrição é limitada ao exame do mérito do ato administrativo, sendo viável, portanto, a utilização do remédio tutelar constitucional da liberdade de locomoção, relativamente aos vícios de legalidade, entre os quais, a competência do agente, o direito de defesa e as razões em que se apoiou a autoridade para exercer a discricionariedade.
Gente, acredito que não caiba habeas corpus em relação ao mérito das punições. Foi isso que anotei aqui sobre a aula.
Não tem como ir até o juiz para avaliar uma punição militar, porém cabe caso a caso.
Fonte: Minhas anotações, qualquer erro, só me avisar!
CRISTIANO MENEGHETTI PEDROSO ao comentário do colega.
Não deixa de estar certa a sua colocação, entretanto, isso é uma exceção. Geralmente, quando cobrado esse entendimento, colocam na questão, algum lastro ao qual mensura entendimento sobre.
Exemplo : ABSOLUTAMENTE incabível HC em punição militar ... etc
Segundo a Constituição Federal e a propósito da atuação das polícias militares, é correto afirmar que
Gabarito: "C";
a) incumbe-lhes a polícia judiciária.
Polícias Judiciárias: PF e PC; (Artigo 144 §1º IV e §4º)
Artigo 144 §1º IV: exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
Artigo 144 §4º: às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
b) subordinam-se ao Presidente da República.
Polícias subordinadas ao PR: PF, PRF, PFF;
c) são forças auxiliares e de reserva do Exército. (Artigo 144 §6º)
Artigo 144 §6º: As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
d) respondem pelo patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
Quem responde pelo patrulhamento ostensivo das ferrovias federais é a PFF; (Artigo 144 §3º)
Artigo 144 §3º: A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
Gabarito: "C";
a) incumbe-lhes a polícia judiciária.
Polícias Judiciárias: PF e PC; (Artigo 144 §1º IV e §4º)
Artigo 144 §1º IV: exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
Artigo 144 §4º: às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
b) subordinam-se ao Presidente da República.
Polícias subordinadas ao PR: PF, PRF, PFF;
c) são forças auxiliares e de reserva do Exército. (Artigo 144 §6º)
Artigo 144 §6º: As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
d) respondem pelo patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
Quem responde pelo patrulhamento ostensivo das ferrovias federais é a PFF; (Artigo 144 §3º)
Artigo 144 §3º: A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
Créditos: Arthur Barros
VALE RESSALTAR QUE A POLICIA MILITAR exerce a polícia judiciária MILITAR.
PM CE 2021
GABARITO C
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. (EC 104/19)
Acerca da segurança pública, julgue os próximos itens.
As polícias civis dos estados não são organizadas e mantidas pela União e estão subordinadas, diretamente, aos respectivos governadores.
Gabarito CERTO
Consoante à CF:
Art. 144 § 6º As polícias militares e corpos de bombeiros
militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as
polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
bons estudos
Mas a do DF não é custeada pela União?
Questão Errada
Art. 21. Compete à União:
XIV - organizar e manter a polícia civil, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, bem como prestar assistência financeira ao Distrito Federal para a execução de serviços públicos, por meio de fundo próprio;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
CERTA
Questão fala somente sobre Estados
Estados diferente DF
DF não é estado, meu povo.
CUIDADO., organizacao diFerenciada nos ESTADOS e DF.
As policias sao subordinadas aos governadores do estados, df e territorios.
A organizacao das policias e bombeiros do DF compete a UNIAO.
A organizacao das policias e bombeiros dos ESTADOS compete aos ESTADOS.
Essa foi feita pelo próprio capiroto kkkkkk
Essa questao, no ambito do DF, estaria errada, pois aqui sao organizadas e mantidas pela Uniao.
Certo.
Só a do DF que é mantida pela união.
Por isso que o salário é mara. kkkk
Gente, a questão não esta passivel de anulação.Esta passivel apenas de estudar e saber que DF não é estado, porém tem Governador, não é Municiípio, porém, é regido por lei orgânica,DF é DF. Ponto. É um ente federativo híbrido. Portanto a questão está correta sem margem de erro,
§ 6º As POLÍCIAS MILITARES e CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES, FORÇAS AUXILIARES e RESERVA DO EXÉRCITO, subordinam-se, juntamente com as POLÍCIAS CIVIS, aos GOVERNADORES DOS ESTADOS, do DISTRITO FEDERAL e dos TERRITÓRIOS.
CERTA!
CERTO
O Distrito Federal é considerado um ente anômalo. Hora exerce funções de Estado, hora de Município. Quem organiza e mantém a polícia civil do distrito federal (PCDF) é a União, porém, está, também, assim como os estados, subordinada ao Governador.
* Por esses e outros motivos ligados ao DF, a PMDF e a PCDF, ainda, são as únicas instituições policiais em que vale a pena ser servidor.
ORGANIZADA E MANTIDA PELO ESTADO-----> SUBORDINADA----> GOVERNADOR.
A polícia militar, civil e o corpo de bombeiros do Distrito Federal são subordinados aos Governadores, porém mantidos pela União.
essa questão pra mim caberia recurso.Pois a policia civil do DF quem custeia são cofres públicos da União.
" Na Constituição Federal de 1988, além da autonomia política conferida ao Distrito Federal, estabeleceu-se competência para a União organizar e manter as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. Apesar de ter o governador local como comandante superior e responsável pelas autorizações de seleções e nomeações de aprovados, as folhas de pagamentos das três corporações são custeadas com recursos do Tesouro Nacional."
http://concursos.correioweb.com.br/app/noticias/2016/05/10/noticiasinterna,36241/orgaos-mantidos-pela-uniao-sao-esperanca-para-concurseiros-do-df-este.shtml
Nesse tipo de questão, pare e pense o que é regra ou exceção.
apressado come cru!
numa questão dessa tem que se ligar em diferenciar estados e DF
o apressado tomate cru :'(
Gabarito: CERTO.
CF/88
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
(...)
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
(...)
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
(...)
§ 6º As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, SUBORDINAM-SE, juntamente com as polícias civis, AOS GOVERNADORES dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Gab E
Organizado e mantido pela União são as forças de segurança do DF além da PF, PRF e PFF
Fiquei confuso. E quanto à Polícia Civil do Distrito Federal? Não somente ela, mas também Polícia Militar e Corpos de Bombeiros são organizados e mantidos pela União.
O examinador pediu a regra, o DF é exceção. Uma coisa eu aprendi, se a questão não pedir a exceção, então sempre será a regra. (E GERALMENTE É)
Totalmente em desacordo, nao pediu regra nem exceção, apenas afirmou AS POLíCIAS CIVIS, generalizou tudo, estando a questao errada
DF NÃO É ESTADO CACETA !!
Quem pensou apenas no DF, se deu mal.
Pensei no DF, tomei lapada, mas DF ñ é estado! É assim mesmo, errar aqui e acertar na prova!
1 - DF não e Estado
2 - Policiais Civis são subordinadas aos Governadores dos Estados ou do Distrito Federal e dos Territórios e dirigidas por delegados de polícia de carreira. EXCETO A PCDF - MANTIDA PELA UNIAO
144, § 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Me lasquei pensando no DF... DF NÃO É ESTADO JACKELINE!!!!!!
Todo mundo pensando no DF, inclusive eu haha
Muita atenção! A questão falou polícia civil dos Estados!
144, § 6o da CF/88 As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Certo
Somente as policias do DF são mantidas pela União.
PCDF, PMDF, e agora a Polícia Penal do DF.
PC, PM e BM do DF são subordinadas ao governador, mas mantidas pela União R$
***§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios
***§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios
***§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios
***§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios
Enfatizar a importância de se estudar, SEMPRE, Língua Portuguesa. Sim, é possível errar uma questão simples como essa.
Eu que moro no DF, a mão chega coça pra marcar errado. kkkkkkkkkkkk
Outro erro na questão é que: NÃO estão subordinadas, DIRETAMENTE, aos respectivos Governadores. Mas sim por intermédio do secretário competente de cada estado, obviamente que o Governador é o chefe supremo dessas corporações.
Sobre a questão:
As polícias civis dos ESTADOS não são mantidas pela União - C
A polícia do DF (que não é Estado) é mantida pela União.
DF é excessão, lá a PC é mantida pela UNIÃO, porém subordinada ao seu Governador.
Resposta: Certo
Questão CERTA pois trata somente dos ESTADOS.
Lembrando que há uma exceção: a PC do Distrito Federal é mantida pela União e subordinada ao governador.
Gab. C
Lembrando que a polícia militar e civil do DF é organizada e mantida pela UNIÃO.
CERTO, porém a PCDF, PMDF, CBMDF, P.PENAL-DF são organizados/mantidos pela união e subordinados ao Governador do DF.
P.PENAL FEDERAL - DEPEN ----> Subordinada ao Presidente da R. + Vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Se o enunciado dissesse As policias civis dos Estados e DF não são... estaria errada , mas como não mencionou
Gab: certo.
[POLÍCIA CIVIL]
Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares;
► São subordinadas ao governador do Distrito Federal e aos governadores de estado e dos territórios.
► As polícias civis dos estados não são organizadas e mantidas pela União e estão subordinadas, diretamente, aos respectivos governadores.
*Porém a PCDF, PMDF, CBMDF, P.PENAL-DF são organizados/mantidos pela união e subordinados ao Governador do DF.
*Mantida e Organizada: União
*Subordinada: Governador
_______
Bons Estudos.
Acredito que a questão está desatualizada, pois A PC, a PM e os Bombeiros do DF são organizados e mantidos diretamente pela União, devendo a lei federal dispor sobre sua utilização pelo Governador do DF. Além disso, o STF afirma que os integrantes são sujeitos a um regime jurídico híbrido, cabendo à lei federal ficar seus vencimentos.
GAB.: C
EMBORA MANTIDA E ORGANIZADAS PELO ESTADO, DEVERÃO OBSERVAR AS NORMAS GERAIS FEDERAIS (DA UNIÃO) DE ORGANIZAÇÃO, EFETIVOS, MATERIAL BÉLICO, GARANTIAS, ETC..
As polícias civis dos ESTADOS não são organizadas e mantidas pela União e estão subordinadas, diretamente, aos respectivos governadores. CORRETO
Obs. PCDF não integra estado algum da Federação, mas sim o Distrito Federal (sendo organizada e mantida pela União, mas subordinada ao Governador do DF)
As polícias civis dos ESTADOS não são organizadas e mantidas pela União.
A polícia civil do DF é organizada e mantida pela União.
errei porque moro no DF...
Compete à União estabelecer normas gerais sobre a organização das polícias civis. CERTO
Pra quem mora no DF tem que ficar atento com essa questao...
CERTO.
PORÉM, A PCDF É MANTIDA PELA UNIÃO, NÃO ESQUEÇAM DISSO NUMA QUESTÃO MAIS ESPECÍFICA, COMO POR EXEMPLO, FALAR QUE TODOAS AS PC'S DO BRASIL NÃO SÃO MANTIDAS PELA UNIÃO.
As polícias civis dos ESTADOS não são organizadas e mantidas pela União e estão subordinadas, diretamente, aos respectivos governadores, EM REGRA. (Questão correta!)
PORÉM, a Polícia Civil do Distrito Federal é organizada e mantida pela UNIÃO.
R.: CERTA.
Art.21, CF/88 - Compete à União:
XIV - organizar e manter a polícia civil, a polícia penal, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, bem como prestar assistência financeira ao Distrito Federal para a execução de serviços públicos, por meio de fundo próprio;
Art.24, CF/88 - Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis.
PCDF é organizada e mantida pela União.
PCDF não e um estado galera
Gab. Certo
P.S: Só eu que não li aquele "NAO"??rsrsrsrrs
O STF decidiu, em 2007, em julgamento pelo Pleno (ADIn /DF) que: "O Distrito Federal é uma unidade federativa de compostura singular, dado que: a) desfruta de competências que são próprias dos Estados e dos Municípios, cumulativamente (art. 32 §1º, CF); b) algumas de suas instituições elementares são organizadas e mantidas pela União (art. 21, XIII e XIV, CF); c) os serviços públicos a cuja prestação está jungido são financiados, em parte, pela mesma pessoa federada central, que é a União (art. 21, XIV, parte final, CF)".
Uma questão nesse modelo é pra pegar o candidato na hora da prova. A pessoa já cansada .. Por isso MUITA ATENÇÃO na leitura da questão.
Eu li são organizada kkkk... muita calma nessa hr!!! Seguimos forte
CERTO
PMAL 2021
DF e diferente, lá sim são mantidas pela a união.
Mantidas pela união: PC, PM E BM - Distrito federal
º Porém subordinada ao governador do DF
"Nãda é tão ruim que não possa piorar"
Em 18/07/21 às 13:10, você respondeu a opção E.
Em 15/02/21 às 10:40, você respondeu a opção C.
Em 28/01/21 às 21:17, você respondeu a opção C.
Difícil é você errar depois de ter acertado. E pior é você considerar C riscar e colocar E
ô tragédia
Mantidas pela união: PC, PM E BM - Distrito federal
º Porém, subordinada ao governador do DF
PMAL 2021!
Questão passível de anulação, uma vez que:
Por que geraria questionamento:
#RUMOAONOVOEMPREGO
Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis.
alguém pode me explicar...
Olá, colegas concurseiros!
Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;
Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.
→ Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.
Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y
→ Estude 13 mapas mentais por dia.
→ Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.
→ Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.
Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!
P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.
Testem aí e me deem um feedback.
Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.
Copie e cole o Link no seu navegador: https://go.hotmart.com/C56088960V
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Acerca da segurança pública, julgue os próximos itens.
No âmbito estadual, compete às polícias civis a investigação e a apuração de infrações penais, exceto as militares e as de competência da polícia federal.
Gabarito CERTO
Art. 144 § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de
polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de
polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares
bons estudos
Certo, questão auto explicativa.
Quem não estiver com o português em dia, erra essa...
Errei porque pensei na repressão ao tráfico, que é de competencia da PF, mas a Civil também atua.
RESSALVADA A COMPETÊNCIA DA UNIÃO, OU SEJA, A POLÍCIA FEDERAL É POLICIA JUDICIÁRIA EXCLUSIVA DA UNIÃO.
Devo ter pecado na interpretação mas me ajudem a interpretar por favor.
Art144 ...
1§...
II prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
Quando na lei fala sem prejuízo de outros orgãos eu interpretei q se houve uma crime no estado a PC inicia a investigação se for algo q a PF tenha competência de investigar ele participa sem afastar a função q foi inicia da pela PC
Débora, pensei igual a você. Interpretei como errada porque não há prejuízo da competência de outros órgãos.
Debora, a função de policia judiciaria da união é exclusividade da PF, então há a participação de outros órgãos sim, porem não da PC (que tem por atribuição ser polícia judiciaria). A questão é confusa mesmo, até pq na prática tá longe de ser isso o que acontece.
Se eu estiver errado algum colega corrija por favor.
daí o cara estuda pra polícia e esquece de estudar português, acaba se lascando.
Franklin Siqueira disse tudo.
Art. 144 § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de
polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de
polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militare.
Quando fala-se em competência da União, remete-se a Polícia Federal.
Ou o texto está mal escrito ou estamos esquecendo de estudar INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
Porque eu li que a polícia civil exerce a função de polícia federal também e marquei como errada.
GABARITO CERTO.
sdds de quando as questões da cespe eram bem mais simples iguais as essas. Agora pra entrar tem que ser da NASA hehe
Por isso amo o CESPE...
GABARITO - CERTO
Art. 144. § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
No âmbito estadual, compete às polícias civis a investigação e a apuração de infrações penais, exceto as militares e as de competência da polícia federal. . policia federal vai apurar militares???
CORRETO
ESSE EXCETO PEGOU GENTE VIU KKKKKK
Gab C
[POLÍCIA CIVIL]
Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
[CONCLUSÃO]
PC --> Polícia Judiciária dos ESTADOS;
PF --> Polícia Judiciária da UNIÃO.
*Portanto, no âmbito estadual, compete às polícias civis a investigação e a apuração de infrações penais, exceto as militares e as de competência da polícia federal.
________________
Bons Estudos.
Acho que vou para o filtro de interpretação de texto.
Vamos dividir o artigo em 2 partes:
Art. 144 § 4º Às polícias civis...incubem incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e...
Art. 144 § 4º Às polícias civis...incubem incumbem, ressalvada a competência da União ... a apuração de infrações penais, exceto as militares.
Questão: ...compete às polícias civis a investigação e a apuração de infrações penais, exceto as militares e as de competência da polícia federal.
Na questão trazida pela Banca, traz a ideia de que são duas exceções em relação à apuração de infações penais, quando na verdade é apenas uma (militares). Não faz sentido também em dizer que as PC não podem investigar infrações de competência da polícia federal. O Art. 1o ,da Lei 10446/02 , corrobora esse entendimento.
Art. 1o Na forma do inciso I do § 1o do art. 144 da Constituição, quando houver repercussão interestadual ou internacional que exija repressão uniforme, poderá o Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, sem prejuízo da responsabilidade dos órgãos de segurança pública arrolados no art. 144 da Constituição Federal, em especial das Polícias Militares e Civis dos Estados, proceder à investigação, dentre outras, das seguintes infrações penais...
Na minha opinião, a questão juntou os dois conceitos e realmente pecou na própria interpretação do artigo. Deveria ter sido Errado o gabarito.
A PF não pode investigar crimes estaduais concomitante com a PC se o MJ autorizar e preencher os requisitos????
Alguém sabe?
A Polícia Federal não tem competências, tem atribuições. Questão mal formulada.
art 144
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
PM CE 2021
Olá, colegas concurseiros!
Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;
Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.
→ Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.
Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y
→ Estude 13 mapas mentais por dia.
→ Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.
→ Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.
Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!
P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.
Testem aí e me deem um feedback.
Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.
Copie e cole o Link no seu navegador: https://go.hotmart.com/C56088960V
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
GAB. CERTO
Art. 144 § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de
polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de
polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
Em relação às normas constitucionais relativas à segurança pública,
julgue o próximo item.
Os corpos de bombeiros militares e as polícias militares são forças auxiliares do Exército, não se subordinando aos governadores de estado.
Alternativa: ERRADA.
Os corpos de bombeiros militares e as polícias militares são forças auxiliares do Exército [quando em tempo de guerra!] ,Errado
Art.144
§ 6º - As polícias militares e corpos de bombeiros
militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as
polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
CB e PM são sim força auxiliares ao exército, porém se subordinam aos governadores de estado.
Art°144, Parágrafo 6°
Errado, eles são subordinados dos governadores sim.
Uma questão dessa em uma prova para delegado? caramba...
Errado.
De fato eles são forças auxíliares do Exército, mas eles são subordinados aos governadores dos estados.
Segurança Pública
(rol taxativo)
-> PF
-> PRF
-> PFF
-> PC
-> PM e CBM
A polícia civil, a polícia militar e o corpo de bombeiro militar subordinam-se ao governado do estado.
A polícia militar e o corpo de bombeiro militar fazem parte da reserva do exército.
São subordinadas aos Governadores dos Estados, DF e territórios:
PC, PM e CBM.
As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. Por sua vez, o Exército, é subordinado ao Presidente da República.
art 144 CF
6º As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
GABARITO ERRADO
Embora sejam forças auxiliares do exercito, eles são subordinados a GOVERNADOR
6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
São forças auxiliares do Exército, MAS se subordinam aos governadores de estado, DF e territórios.
ERRADO
As policias civis, militares, bombeiros militares e policias penais se subordinam aos Governadores.
Art. 144
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019)
Gabarito: ERRADO
ATUALIZAÇÃO CONFORME A E.C 104/2019
Art. 144
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
***§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios
Forças auxiliares e reservas do exército: CBM e PM
Subordinam-se aos governadores dos Estados, DF e territórios: CBM, PM, PP (estaduais e distrital) e PC.
Fonte: art.144, §§ 5º-A e 6º da CF
quase marcava C... tem que ler até o final kkkkk
PM/CBM = FORÇA AUXILIAR DO EXÉRCITO =SIM! e se subordinam aos governadores do estados, DF e territórios!
GABARITO - ERRADO
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
quando se trata desse assunto, vale ressalvar que a cespe ela pega a constituição e joga na questao, decorem!!!!
Questão errada pelo fato da PM e CBM serem ligados ao chefe do executivo estadual (Governador).
Gabarito Errado
por isso é importante sempre lê a lei seca, feliz ano novo gente, seguimos rumo a aprovação.
Gab E
[POLÍCIA MILITAR]
Cabem a Polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.
Aos corpos de bombeiros militares --> Além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
*Corrigindo a questão, temos que:
"Mesmo que os corpos de bombeiros militares e as polícias militares sejam forças auxiliares do Exército, por força expressiva da CF, estas instituições, portanto, se subordinam administrativamente aos governadores de estado." CERTO
______________
Bons Estudos.
questão dessa pra delegado ?kkkkk
Antigamente as questões eram mais fáceis ou é impressão minha?
GABARITO ERRADO
Artigo 144, § 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. (ALTERAÇÃO LEGISLATIVA 2019)
Que questão pra delegado! O auge kkkkkkkkk
Fiquem ligados! O Congresso se prepara para votar dois projetos de lei orgânica das polícias civil e militar que restringem o poder de governadores sobre braços armados dos Estados e do Distrito Federal. As propostas trazem mudanças na estrutura das polícias, como a criação da patente de general, hoje exclusiva das Forças Armadas, para PMs, e de um Conselho Nacional de Polícia Civil ligado à União.
Fonte: https://www.camara.leg.br/radio/programas/526868-pec-que-preve-o-fim-das-policias-civil-e-militar-e-cria-uma-policia-unica-esta-na-pauta-da-ccj/
art 144.
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Os corpos de bombeiros militares e as polícias militares são forças auxiliares do Exército, não se subordinando aos governadores de estado. ERRADO
GABRITO: ERRADO
Explorando a questão:
Os corpos de bombeiros militares e as polícias militares são forças auxiliares do Exército,(Correto)não se subordinando aos governadores de estado.(Errado) subordinados ao governador assim como também a Polícia Civil..
Minha contribuição.
CF/88
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019)
§ 6° As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019)
Abraço!!!
As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019)
Olá, colegas concurseiros!
Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;
Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.
→ Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.
Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y
→ Estude 13 mapas mentais por dia.
→ Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.
→ Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.
Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!
P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.
Testem aí e me deem um feedback.
Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.
Copie e cole o Link no seu navegador: https://go.hotmart.com/C56088960V
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
GAB. ERRADO
Art.144 § 6º - As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
De acordo com o art. 144, § 6o, da CF/88, as polícias militares e corpos de bombeiros militares,
forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias
civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Em relação às normas constitucionais relativas à segurança pública,
julgue o próximo item.
A segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos, sendo exercida pela polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia ferroviária federal, polícias civis, polícias militares e corpos de bombeiros militares.
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
§ 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
§ 4º - às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
§ 5º - às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
§ 6º - As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
§ 7º - A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.
§ 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
§ 9º A remuneração dos servidores policiais integrantes dos órgãos relacionados neste artigo será fixada na forma do § 4º do art. 39.
Gabarito: Certo
Assertiva disposta no artigo 144 da CF;
Artigo 144, CF: A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I – polícia federal;
II – polícia rodoviária federal;
III – polícia ferroviária federal;
IV – polícias civis;
V – polícias militares e corpo de bombeiro militares
RESPONDER DUAS 2 QUESTÕES FEITAS PELOS AMIGOS :
POLICIA FERROVIARIA FEDERAL EXISTE É UMA DAS MENORES POLICIAS DO MUNDO...
E COM RELAÇÃO FORÇA NACIONAL ELA É FORMADA POR POLICIAIS E BOMBEIROS (OS MELHORES, INDICADOS PELA CORPORAÇÃO) QUE FAZEM UM TREINAMENTO EM BRASÍLIA.. NA ACADEMIA NACIONAL DE POLICIA DA PF.
Colegas, vamos ter um pouco mais de atenção ao fazer comentários nesse site. Muitas pessoas fazem piadas e isso pode prejudicar quem está iniciando nos estudos. Qualquer professor de Direito Constitucional explica que a Polícia Ferroviária Federal (PFF), apesar de constar no rol taxativo do art. 144, não mais funciona no país, ao contrário do que foi afirmado em outro comentário abaixo.
Para maiores informações trago texto bem esclarecedor:
"Existe uma polícia chamada polícia ferroviária federal no Brasil. Ao menos em teoria. Ela, na verdade, é a polícia especializada mais antiga no Brasil (criada em 1852, ainda no império. Mais ou menos na mesma época de nosso Código Comercial), e a Constituição de 1988 confirmou (ou, como dizemos em direito, recepcionou) sua existência.
Em teoria ela deveria ser responsável por todos os aspectos relacionados às ferrovias brasileiras, incluindo a fiscalização e prevenção de acidentes nos 26 mil quilômetros de malha ferroviária (trilhos).
Essa é uma polícia que caiu no esquecimento e cuja a carreira praticamente desapareceu por falta de regulamentação, mas que, segundo a nossa Constituição, deveria existir. A existência dessa polícia não é facultativa: a Constituição estabelece que ela existe. Quando a Constituição estabelece algo facultativo, ela deixa isso claro. Por exemplo, no artigo 154 ela diz que “a União poderá instituir (...) imposto não previsto (...)”. Não é o que ocorre com o artigo 144, onde ela determina a existência da polícia ferroviária:
Fonte: http://direito.folha.uol.com.br/blog/polcia-ferroviria-federal
Outra questão semelhante
Q425811 Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Conhecimentos Básicos - Nível Superior
O objetivo fundamental da segurança pública, exercida por meio das polícias federal, rodoviária federal, civis, militares e dos corpos de bombeiros militares, é a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
Gabarito: CERTO
Complementando...
Observem quais são ÓRGÃOS PERMANENTES
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal; ÓRGÃO PERMANENTE
II - polícia rodoviária federal;ÓRGÃO PERMANENTE
III - polícia ferroviária federal;ÓRGÃO PERMANENTE
IV - polícias civis; NÃO É ÓRGÃO PERMANENTE
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.NÃO É ÓRGÃO PERMANENTE
Certo, é o que diz o artigo 144 da CF.
Alguém saberia dizer quando teve concurso da PFF, ou quando terá? na pratica ela realmente existe rsrsr
De acordo com o art. 144, da CF/88, a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I - polícia federal; II - polícia rodoviária federal; III - polícia ferroviária federal; IV - polícias civis; V - polícias militares e corpos de bombeiros militares. Correta a afirmativa.
RESPOSTA: Certo
CF. Art. 144. A segurança pública, dever do Estado,direito e responsabilidade de todos, através dos seguintes órgãos:
1- Polícia Federal;
2- Polícia Rodoviária Federal;
3 - Polícia Ferroviária Federal;
4- Polícias Civis;
5- Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
CERTO
Errei a questão por desconhecer a PFF (órgão ainda inexistente)
Estou no aguardo do tão esperado concurso de Agente da Polícia Ferroviária Federal, salários altos e uma carreira motivante, estou estudando para este certamente desde 1997, espero que nesse ano o edital seja divulgado.
ART. 144 E INCISOS DA CF/88
Linda! merece um quadro!
Certa
Segurança Pública
(rol taxativo)
-> PF
-> PRF
-> PFF
-> PC
-> PM e CBM
A polícia civil, a polícia militar e o corpo de bombeiro militar subordinam-se ao governado do estado.
A polícia militar e o corpo de bombeiro militar fazem parte da reserva do exército.
Atenção!
As Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) integram a segurança nacional.
Os guardas municipais atuarão na proteção dos bens, serviços e instalações da municipalidade, não integrando, dessa forma, na composição da segurança pública.
Falta incluir aí as guardas municipais. Put@ injustiça terem ficado de fora...
GABARITO CERTO
CF
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, essa lista é taxativa (numerus clausus). Não podem, portanto, os estados, o Distrito Federal e os municípios criar outros órgãos e incluí-los no rol dos responsáveis pela segurança pública.
FONTE: Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino - Direito Constitucional Descomplicado - 2017 , pag. 903
_______________________
O que queremos? Tomar posse.
E quando queremos? É irrelevante.
Agora tem um acréscimo da Polícia Penal (Antigos Agentes Penitenciários)
Um rol taxativo.
Atualizando as palavras do colega: JOÃO PEDRO ALCANTARA DA SILVA
Gabarito: Certo.
Letra da Lei.
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícia penal (de acordo com a EC 104/2019)
ATUALIZAÇÃO RECENTE! 04/12/2019
A Emenda Constitucional (EC) 104, cria a Polícia Penal, órgão responsável pela segurança do sistema prisional federal, estadual e do Distrito Federal.
Portanto, o rol taxativo foi ampliado através dessa EC.
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares;
VI - Polícia Penal.
ATUALIZAÇÃO RECENTE
Emenda Constitucional 104/19
Acrescentou a POLÍCIA PENAL.
§ 5º-A. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.
GABARITO CERTO
Agora temos POLICIA PENAL
EC 104/2019: cria a POLÍCIA PENAL
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019)
CESPE - QUESTÃO INCOMPLETA É CERTA!
Questão desatualizada.
Artigo 144, inciso VI - Polícias penais federal, estaduais e distrital ( Redação dada pela Emenda Constitucional n 104 de 2019 )
e a polícia penal incluído na emenda constitucional 104/19
Galera, só fazendo um adendo, pois eu já errei muitas questões da CESPE por conta disso.
Para a CESPE, essa questão não estaria desatualizada. Se a banca cobrasse, nos dias de hoje, exatamente essa mesma redação, provavelmente a banca iria dar como CERTO! Até porque a banca não disse "somente" por esses órgãos citados.
Para a CESPE questão incompleta não é questão errada!
Monstro uma questão que corrobora o entendimento:
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Conhecimentos Básicos - Nível Superior
O objetivo fundamental da segurança pública, exercida por meio das polícias federal, rodoviária federal, civis, militares e dos corpos de bombeiros militares, é a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. (CERTO)
Note que a questão foi de 2014 e não incluiu a polícia ferroviária federal, órgão previsto expressamente no texto constitucional, e mesmo assim a banca deu o gabarito como CERTO.
A título de atualização, a Emenda Constitucional 104, publicada em 04/12/2019, acrescentou as policias penais como órgãos de segurança pública:
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
Lembrando que para o cespe o incompleto não é errado. Se aparecer "somente " na fente , aí sim, não podemos esquecer das polícias penais federal, estaduais e distrital.
De acordo com a lei atual Gabarito Errado .
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
Com a EC 104/2019 acrescentou-se as POLICIAS PENAIS FEDERAL, ESTADUAIS E DISTRITAL.
Atualização:
§Art. 144, §5º-A. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.
Esta questão já está desatualizada:
A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019)
Bons Estudos!!
Atualmente o item se encontra errado ou incompleto. Visto que a EC 104/2019 incluiu a Polícia Penal ao rol do Artigo 144/CF que trata da Segurança Pública.
A questão está CORRETA.
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
A questão somente estaria errada se estivesse restringindo.
CAPÍTULO III
DA SEGURANÇA PÚBLICA
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - policias penais federal, estaduais e distrital (EC 104/19)
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
Conforme Art. 144 CF/88
Avante!
Conhecendo o Cespe, não colocaria como errada. Ela não restringiu a segurança apenas a esses órgão.
Lembrar que a EC 104 incluiu neste rol do artigo 144 o inciso VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
O gabarito está "CERTO", naquele ano de 2012, pois é a literalidade do Art.144 da CF.
Porém, com o advento de mudanças na CF/88, neste artigo houve um acréscimo do órgão "Polícia Penal", o que torna a questão desatualizada.
Te desejo sucesso em seus estudos.
Dicas no Instagram: @professoralbenes
Senhores, notem a alteração que teve em 2019. Caso essa mesma questão seja cobrada em alguma prova nos dias atuais (2020) estaria errada, pois, teria que conter no rol as polícias penais.
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Questão DESATUALIZADA...
De acordo com a Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104 de 2019, foram incluídas as Polícias Penais Federal, Estadual e Distrital.
Vale ressaltar meus amigos, que agora consta no art. 144 Polícia Penal, Bora papirar!
Em relação às normas constitucionais relativas à segurança pública,
julgue o próximo item.
De acordo com a CF, a polícia civil exerce as funções de polícia judiciária e apura as infrações penais, inclusive as militares.
Título V
Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas
Capítulo III
Da Segurança Pública
Errada pois as Policias Civis não tem competência para apurar, infrações penais militares, pois esse compete a justiça militar.
Art°144, Parágrafo 4°.
Outro erro da questão está em generalizar, afirmando que a polícia civil exerce as funções de polícia judiciária.
Já vi banca colocar tudo no mesmo "bolo" e considerar a questão errada por não constar a ressalva da competência da União (Polícia Federal).
Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
q pergunta sem fundamento . para delegado
Policia Judiciária de forma TÍPICA: * Policia Federal: União.
* Policia Civil: Estados.
Policia Judiciária de forma ATÍPICA: *Policia Federal: Forças Armadas.
*P. Estados: PM/CBM.
Errado, a polícia civil não apura infrações militares.
prova para delegado nesse nível...eita
Errado.
Exceto as militares.
CF/144
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
Errado!!!
PC - apura crimes COMUNS de MILITARES.
Exceto Militar !
Sertão Brasil !
as dos militares quem apura é o STM.
Salvo as militares.
GABARITO ERRADO
Exceto de militares e de competência da UNIÃO
Salvo as militares.
PCDF
O regimento interno da PCDF tem uma redação um pouco diferente.
Seção IV – Das funções essenciais
Art. 4º. São funções essenciais da Polícia Civil do Distrito Federal:
I – Ressalvada a competência da União, executar as funções de polícia judiciária do Distrito Federal e a apuração de infrações penais, exceto as militares e eleitorais;
a) execução de atividades de defesa civil -------------->>>> atribuição dos bombeiros militares
b) apuração de infrações penais, exceto as militares. -------------->>> Polícia Civil
c) função de polícia de fronteira ----------------->>>> atribuição da Polícia Federal
d) função de polícia judiciária da União --------------->>>> atribuição Polícia Federal
e) função de polícia ostensiva -------------------->> atribuição da Polícia Militar
ERRADO
ART. 144
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
Minha contribuição.
CF/88
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
Abraço!!!
GABARITO - ERRADO
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
De acordo com a CF, a polícia civil exerce as funções de polícia judiciária e apura as infrações penais, inclusive as militares.
Erro em vermelho.
A polícia civil apura as infrações penais, ressalvadas as apuradas pela polícia federal e infrações penais militares.
Gab E
[POLÍCIA CIVIL]
Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
[CONCLUSÃO]
Portanto, de acordo com a CF, a polícia civil exerce as funções de polícia judiciária e apura as infrações penais, exceto as militares.
________________
Bons Estudos.
PC → APURAÇÃO DE INFRAÇÕES PENAIS, EXCETO AS MILITARES.
OBS FATAL PARA DERRUBAR 742145 DE UMA XITADA SÓ
↓
CRIMES COMETIDOS CONTRA OS MILITARES?
PC APURA
#BORA VENCER
De acordo com a CF, a polícia civil exerce as funções de polícia judiciária e apura as infrações penais, inclusive as militares.
Errado
De acordo com a CF, a polícia civil exerce as funções de polícia judiciária e apura as infrações penais, exceto as militares. Contudo, entende o STF que crime praticado por militar estranho à atividade de militar (por exemplo, crimes comuns), é de competência da PC também.
Essa tá batida, aos veteranos de guerra.
GAB: ERRADO.
Rumo a PCDF.
art 144.
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
De acordo com a CF, a polícia civil exerce as funções de polícia judiciária e apura as infrações penais, EXCETO as militares.
De acordo com a CF, a polícia civil exerce as funções de polícia judiciária e apura as infrações penais, inclusive as militares. ERRADO.
PM CE 2021
Exceto as militares.
#PMAL
ERRADO
EXCETO as militares
Olá, colegas concurseiros!
Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;
Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.
→ Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.
Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y
→ Estude 13 mapas mentais por dia.
→ Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.
→ Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.
Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!
P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.
Testem aí e me deem um feedback.
Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.
Copie e cole o Link no seu navegador: https://go.hotmart.com/C56088960V
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Com base nos preceitos constitucionais relativos à Polícia
Rodoviária Federal (PRF), julgue o item a seguir.
À PRF destina-se, na forma da lei, o patrulhamento ostensivo das rodovias estaduais e federais.
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
ERRADO Art. 144,§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
CADA UM NO SEU QUADRADO
Compete às POLÍCIAS MILITARES o patrulhamento ostensivo das rodovias estaduais, cabendo à PRF somente o patrulhamentO ostensivo das rodovias FEDERAIS!!!
PR(FEDERAL) = Patrulhamento (FEDERAL) e não Estadual ao qual compete a Polícia Militar rodoviária do respectivo estado.
so nas federais
não acredito que cai nessa pegadinha ridicula da cespe, ainda bem que errei no simulado.
APENAS PATRULHAMENTO DAS RODOVIAS FEDERAIS>>>>>>>> E NÃO ESTADUAIS.
Só federais. Nada de estadual!
Força e fé!
Conforme artigo 144, § 2º, CF/88 “A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais” (Destaque do professor).
Portanto, a Constituição exigiu o patrulhamento tão somente das rodovias federais, sem incluir as estaduais.
A assertiva está errada.
Polícia Rodoviária FEDERAL = Patrulhamento FEDERAL
GALERA , FIQUEM ATENTOS :
>> FEDERAL : PF !
>> ESTADUAL : PM !
À PRF destina-se,na forma da lei,ao patrulhamento ostensivo das RODOVIAS FEDERAIS e não estaduais,como diz a questão
Art. 144 - § 2o
Veio texto de lei puro puro
Art. 144
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
Cuidado Vagner, não há menção expressa na CF/88 dizendo que estradas também. Pegadinha boa essa.
De acordo com o CTB artigo 20 = rodovias e estradas federais
De acordo com a CF/88 = rodovias federais
FEDERAIS APENAS
Rodovias Estaduais= PM
Errada!!!
À PRF compete: patrulhamento ostensivo das RODOVIAS FEDERAIS.
À PRF compete: ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
Art.144 § 2º
Gab: Errado.
ERRADA!
§ 2º A POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, órgão permanente, organizado e mantido pela UNIÃO e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao PATRULHAMENTO OSTENSIVO DAS RODOVIAS FEDERAIS.
Polícia Rodoviária FEDERAL = Patrulhamento FEDERAL
SOMENTE RODOVIAS FEDERAIS.
MINHA FUTURA CASA.
PRF ----> só rodovias "F"ederais
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
PRF = RODOVIAS FEDERAIS (EX.: BR-116)
PM (ESTADUAL) RODOVIÁRIA = RODOVIAS ESTADUIAS (EX.: SP-348)
FEDERAIS...
FEDERAIS
Mamão com açucar...
APENAS NAS RODOVIAS FEDERAIS ...
ERRADO
PRF Rodovias Federais
CF 88
Art. 144
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
Rodovias Estaduais compete PM
DECRETO No 88.777, DE 30 DE SETEMBRO DE 1983
REGULAMENTO PARA AS POLÍCIAS MILITARES E CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES (R-200)
Art . 2º
27) Policiamento Ostensivo - Ação policial, exclusiva das Policias Militares em cujo emprego o homem ou a fração de tropa engajados sejam identificados de relance, quer pela farda quer pelo equipamento, ou viatura, objetivando a manutenção da ordem pública.
São tipos desse policiamento, a cargo das Polícias Militares ressalvadas as missões peculiares das Forças Armadas, os seguintes:
- rodoviária e ferroviário, nas estradas estaduais;
Apenas federais.
GAB. E
Somente rodovias federais!
Questão ERRADA
À PRF destina-se, na forma da lei, o patrulhamento ostensivo das rodovias estaduais (ERRO) e federais.
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais
Errado
Rodovias federais = PRF
Rodovias estaduais = PM
Os Mike's cuidam das estaduais.
PRF = POLICIA RODOVIARIA FEDERAL
As estaduais normalmente as Policias Militares (BATALHÕES RODOVIARIOS) cuidam das estaduais.
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
APENAS RODOVIAS FEDERAIS!
Federais.
GAB. E
PRF= Polícia Rodoviária Federal (faz o patrulhamento APENAS de Rodovias Federais)
GABARITO - ERRADO
Art. 144.§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
OSTENSIVO FEDERAL!
2 erros na questão na "forma da lei"( é na CF) e "rodovias estaduais"( é só nas federais)
Rodovias e estradas federais;
De acordo com o CTB
Rodovias: vias rurais pavimentadas
Estradas: vias rurais não pavimentadas
Polícia rodoviária federal
Patrulhamento ostensivo das rodovias federais
Policia rodoviária estadual
Patrulhamento ostensivo das rodovias estaduais
Rodovia ou estada estadual = PM
Rodovia ou estrada federal = PRF
Gab E
[POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL]
Órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
[CONCLUSÃO]
Portanto, à PRF destina-se, na forma da lei, o patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
________________
Bons Estudos.
PRF: Órgão da União responsável pelo patrulhamento das rodovias federais. Eventualmente, sua atuação se estenderá às rodovias estaduais ou distritais mediante convênio firmado entre os entes federativos.
Se vc errou, pare agora. Beba água, um café, ou vá dormir.
rodovias FEDERAIS.
P.R.F
À PRF destina-se, na forma da lei, o patrulhamento ostensivo das rodovias FEDERAIS.
PATRULHAMENTO OSTENSIVO Não é Policiamento Ostensivo!
ÓRGÃO PERMANENTE - Organizado e mantido pela UNIÃO
PRF: RODOVIAS FEDERAIS E NÃO AS ESTADUAIS COMO AFIRMA A QUESTÃO.
DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO
A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
[...]
Complementando...
DECRETO N° 1.655, DE 3 DE OUTUBRO DE 1995
Art. 1° À Polícia RodoviáriaFederal, órgão permanente, integrante da estrutura regimental do Ministério daJustiça, no âmbito das rodovias federais, compete:
➥ Realizar o patrulhamento ostensivo,executando operações relacionadas com a segurança pública, com o objetivo de preservara ordem, a incolumidade das pessoas, o patrimônio da União e o de terceiros;
➥ Exercer os poderes de autoridade depolícia de trânsito, cumprindo e fazendo cumprir a legislação e demais normaspertinentes, inspecionar e fiscalizar o trânsito, assim como efetuar convêniosespecíficos com outras organizações similares;
➥ Aplicar e arrecadar as multasimpostas por infrações de trânsito e os valores decorrentes da prestação de serviçosde estadia e remoção de veículos, objetos, animais e escolta de veículos de cargasexcepcionais;
➥ Executar serviços de prevenção,atendimento de acidentes e salvamento de vítimas nas rodovias federais;
➥ Realizar perícias, levantamentos delocais boletins de ocorrências, investigações, testes de dosagem alcoólica e outrosprocedimentos estabelecidos em leis e regulamentos, imprescindíveis à elucidação dosacidentes de trânsito;
➥ Credenciar os serviços de escolta,fiscalizar e adotar medidas de segurança relativas aos serviços de remoção deveículos, escolta e transporte de cargas indivisíveis;
➥ Assegurar a livre circulação nasrodovias federais, podendo solicitar ao órgão rodoviário a adoção de medidasemergenciais, bem como zelar pelo cumprimento das normas legais relativas ao direito devizinhança, promovendo a interdição de construções, obras e instalações nãoautorizadas;
➥ Executar medidas de segurança,planejamento e escoltas nos deslocamentos do Presidente da República, Ministros deEstado, Chefes de Estados e diplomatas estrangeiros e outras autoridades, quandonecessário, e sob a coordenação do órgão competente;
➥ Efetuar a fiscalização e o controledo tráfico de menores nas rodovias federais, adotando as providências cabíveis contidana (ECA);
➥ Colaborar e atuar na prevenção erepressão aos crimes contra a vida, os costumes, o patrimônio, a ecologia, o meioambiente, os furtos e roubos de veículos e bens, o tráfico de entorpecentes e drogasafins, o contrabando, o descaminho e os demais crimes previstos em leis.
_________
Bons Estudos.
Gab. ERRADO
Rodovias federais
Somente rodovias FEDERAIS
QUESTÃO COM PEGADINHA PARA OS APRESSADINHOS....PRF É SOMENTE " FEDERAIS ".
Somente rod-- Federais
o erro esta em rodovias estaduais!!!!!
ESSA QUESTÃO PEGA QUEM ESTUDA UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO . PORQUE ASSIM OLHA, A PRF PODE SIM FAZER RONDAS OSTENSIVAS EM VIAS ESTADUAIS, PORÉM ISSO OCORRE MEDIANTE CONVÊNIO COM O ESTADO. AI A PESSOA NÃO SABE QUANDO A CESP QUER CONSIDERAR ERRADO OU CERTA QUETÃO INCOMPLETA.
VEJAMOS A EXPLICAÇÃO: EVENTUALMENTE, A ATUAÇÃO DA PRF SE ESTENDERÁ ÀS RODOVIAS ESTADUAIS OU DISTRITAIS MEDIANTE CONVÊNIO FIRMADO ENTRE OS ENTES FEDERATIVOS. - NÃO HAVENDO ESSE CONVÊNIO, O PATRULHAMENTO NAS RODOVIAS ESTADUAIS E DISTRITAIS FICA A CARGO DAS POLÍCIAS MILITARES. ( ESSAS CONHECIDAS COMO POLÍCIAS RODOVIÁRIAS.
as questões de antigamente eram bem MAIS FÁCEIS!!!
Cuidado:
Compete à PRF o patrulhamento das rodovias brasileiras. ERRADA ---> Somente as rodovias FEDERAIS.
ERRADO ⇒ Patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
Pode ler rápido no dia da prova msm...pqp
SOMENTE NAS RODOVIAS FEDERAI!!!
Só as federais.
Só federais.
PRF = Policia Rodoviária FEDERAL
Rodovias federais apenas
À PRF destina-se, na forma da lei, o patrulhamento ostensivo das rodovias estaduais e federais. ERRADO, o patrulhamento ostensivo das rodovias estaduais é de competência da PM.
PM CE 2021
Gabarito: Errado
PRF --- patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
kkkkkkkk
fui olhar as estatísticas, nego aínda errou kkk
Até uma sigra vey.
PMAL 2021
pegadinhas das boas. kkkk fiquem ligados
Estadual são os PMs
ERRADO!
Apenas rodovias FEDERAIS.
O PATRUHAMENTO DAS RODOVIAS ESTADUAIS É COMPETÊNCIA DA POLÍCIA MILITAR.
Rodovia Federal -> PRF
Rodovia Estadual -> PM
Rodovia Federal --> PRF
Rodovia Estadual --> PRE (PM).
O golpe ta aí...
Uma questão dessa na hora da prova pega uma pessoa desatenciosa facilmente.
Apenas as FEDERA.
Olá, colegas concurseiros!
Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;
Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.
→ Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.
Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y
→ Estude 13 mapas mentais por dia.
→ Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.
→ Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.
Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!
P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.
Testem aí e me deem um feedback.
Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.
Copie e cole o Link no seu navegador: https://go.hotmart.com/C56088960V
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Com base nos preceitos constitucionais relativos à Polícia
Rodoviária Federal (PRF), julgue o item a seguir.
De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), é atribuição da PRF, na forma da lei, exercer, entre outras funções, a de polícia judiciária.
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
Gabarito: Errado
Percebemos com o excelente comentário da colega acima que o erro da questão está aqui:
É atribuição da PRF, na forma da lei, exercer, entre outras funções, a de polícia judiciária.
Em uma leitura rápida nem percebemos o erro.
Bons estudos
=D
ERRADO
Há uma diferença de atuação da policia ostensiva/preventiva e a policia judiciaria/repressiva.
A 1ª atua antes de ocorrer a infração penal, visando evitá-la e para isso utiliza-se de uniformes e viaturas caracterizadas, de fácil identificação por todos, na tentativa de coibir condutas ilícitas. Ex: Policia Rodoviária abordando veículos numa blitz
A 2ª atua após a ocorrência da infração penal, colhendo indícios de autoria e materialidade do delito, por meio de inquérito policial, dirigido pelo Delegado de Polícia, trabalhando, portanto, na parte investigatória. Por isso, não utiliza viaturas caracterizadas e uniformes.
Questão ERRADA.
A própria banca responde a essa questão:
Q82162 (CESPE - 2009 - SEJUS-ES - Agente Penitenciário) A Polícia Federal tem competência exclusiva para exercer as funções de polícia judiciária da União. Gabarito: Certo.
Se a atribuição é exclusiva da PF, logo a PRF não a possui.
Policia Judiciária
1)Regras de Direito penal
2)Penas
3)Processo Judicial
4)Autoridade Judiciária (Juiz)
Policia Administrativa
1)Regras de Direito administrativo
2)Penalidade
3)Processo administrativo
4)Autoridade administrativa
A função de polícia judiciária da União é exercida com exclusividade pela Polícia Federal e não pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nesse sentido:
Art. 144, § 1º - “ A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União”.
A assertiva, portanto, está errada.
GABARITO: ERRADO
Polícia Administrativa ---- preventiva---- ostensiva-----PM, PF (em situações específicas), PRF,PFF e CBM
Polícia Judiciária -------repressiva ----investigativa ------PC, PF, PM (em situações específicas)
* A Polícia Judiciária não faz parte do Poder Judiciário, mas do Poder Executivo.
ERRADO.
O trabalho da Polícia Judiciária é investigar e apurar infrações penais. Órgão da segurança pública estatal, seu trabalho constitui o primeiro passo na descoberta da autoria e fica em grande evidência cada vez que um crime ganha as manchetes dos jornais e tem forte repercussão na sociedade. Crimes como o da advogada Mércia Nakashima e o chamado Caso Bruno, além do mais notório na história criminal recente no País, o Caso Isabella Nardoni (leia mais sobre este caso na edição 52 de Visão Jurídica), são exemplos de como o trabalho de investigação policial toma as ruas e vira o assunto principal do momento. Nas próximas páginas, dois artigos, da especialista em Ciências Criminais, Walkyria Carvalho, e do delegado de polícia Líbero Penello de Carvalho Filho, discutem a situação e a importância da Polícia Judiciária brasileira.
http://revistavisaojuridica.uol.com.br/advogados-leis-jurisprudencia/54/policia-judiciaria-no-brasil-o-trabalho-da-policia-judiciaria-e-190865-1.asp
A PRF tem atribuição de polícia ostensiva (preventiva).
Polícia Judiciária é exercida, com exclusividade, pela Policia FEDERAL.
Às Polícias Civis, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária.
Errada
Exclusiva da POLÍCIA FEDERAL exercer a polícia judiciária da União.
Jesus amado...
POLICIA CIVIL- POLICIA JUDICIARIA
POLICIA FEDERAL -POLICIA JUDICIARIA UNIAO
Errado.
Quem exerce a função de polícia judiciária é a Polícia Federal.
A PRF destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
Vi uma questão de outra banca, dizendo que era típica a função judiciária da PRF aí tu marca errado e erra.
Ai tu vem pra cespe e marca errado e acerta hehe.
Errada!!!
Polícia Judiciária da União - PF!!!
Polícia Judiciáia dos Estados - PC's!!!
GABARITO ERRADO.
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:" (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
ERRADA!
§ 2º A POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, órgão permanente, organizado e mantido pela UNIÃO e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao PATRULHAMENTO OSTENSIVO DAS RODOVIAS FEDERAIS.
pão com queijo ! shuahsahus!
Sertão Brasil !
Há uma diferença de atuação da policia ostensiva/preventiva e a policia judiciaria/repressiva.
A 1ª atua antes de ocorrer a infração penal, visando evitá-la e para isso utiliza-se de uniformes e viaturas caracterizadas, de fácil identificação por todos, na tentativa de coibir condutas ilícitas. Ex: Policia Rodoviária abordando veículos numa blitz
A 2ª atua após a ocorrência da infração penal, colhendo indícios de autoria e materialidade do delito, por meio de inquérito policial, dirigido pelo Delegado de Polícia, trabalhando, portanto, na parte investigatória. Por isso, não utiliza viaturas caracterizadas e uniformes.
POLÍCIA OSTENSIVA.
Tenso.
AS UNICAS JUDICIARIA
PF: ÂMBITO DA UNIÃO
PC: ÂMBITO ESTADUAL
As questões vão ficando sem graça quando são antes de 2013, 2014.
vai, vai lá responder nas pressas...
ERRADO
CF 88
Art. 144.
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
PF.
GAB. E
PRF é policia ostensiva/preventiva
PEGADINHA...
PF - Pode exercer função de policia judiciaria da UNIÃO.
ERRADO
ART. 144
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
(...)
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
Policia Rodoviária Federal destina-se ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
PRF:
- Instituição permanente, organizada e mantida pela União, inclui o patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
- NÃO tem função de polícia judiciária
Se a atribuição é exclusiva da PF, logo a PRF não a possui.
PRF: OSTENSIVO
Gabarito Errado
Polícia Judiciária
PF e PC
Polícia Administrativa
PM e PRF
ATUALIZAÇÃO 2019/2020
Da Defesa do Estado e das Instituições
Democráticas
Capítulo III
Da Segurança Pública
Art. 144. A segurança pública,
dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a
preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio,
através dos seguintes órgãos:
I - polícia
federal;
II - polícia
rodoviária federal;
III - polícia
ferroviária federal;
IV - polícias
civis;
V - polícias
militares e corpos de bombeiros militares;
VI - polícias penais federal, estaduais
e distrital.
§ 1º A
polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido
pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar
infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens,
serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas
públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão
interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser
em lei;
II - prevenir
e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o
descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas
respectivas áreas de competência;
III - exercer
as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer,
com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
§ 2º A
polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e
estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento
ostensivo das rodovias federais.
§ 3º A
polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União
e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento
ostensivo das ferrovias federais.
§ 4º Às
polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem,
ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a
apuração de infrações penais, exceto as militares.
§ 5º Às
polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública;
aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei,
incumbe a execução de atividades de defesa civil.
§ 5º-A. Às
polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade
federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.
§ 6º As
polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e
reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as
polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do
Distrito Federal e dos Territórios.
CONTINUAÇÃO
§ 6º As
polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva
do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores
dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
§ 7º A
lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela
segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.
§ 8º Os
Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus
bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
§ 9º A
remuneração dos servidores policiais integrantes dos órgãos relacionados neste
artigo será fixada na forma do § 4º do art. 39.
§ 10. A
segurança viária, exercida para a preservação da ordem pública e da
incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas:
I - compreende
a educação, engenharia e fiscalização de trânsito, além de outras atividades
previstas em lei, que assegurem ao cidadão o direito à mobilidade urbana
eficiente; e
GABARITO ERRADO
CRFB/88: Art. 144, § 2º - A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"
Meus netinhos, bora lá:
Polícia Federal: Polícia judiciária da União (exclusiva - preventiva)
Polícia Civis: Polícia judiciária dos Estados/ DF ( preventiva)
Polícia Rodoviária Federal: Polícia Administrativa ( nível federal - ostensivas / repressivas)
Polícia Militar e CBM: Polícias administrativas (nível estadual e DF - ostensivas / repressivas)
Polícia judiciária
âmbito federal
PF
âmbito estadual
PC
Errado.
[POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL]
Órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais;
[POLÍCIA CIVIL]
Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
Obs.: PC --> Polícia Judiciária dos ESTADOS;
PF --> Polícia Judiciária da UNIÃO.
_______________
Bons Estudos.
não entendi onde é pegadinha dessa questão. Ela é uma polícia judiciária?
Errado.
PRF é ostentiva, não investigativa.
Errado.
Apesar da PF ter que, constantemente, lembrar os companheiros da PRF disso em alguns estados..
POLÍCIA JUDICIÁRIA
PF = UNIÃO
PC = ESTADOS
POLÍCIA OSTENSIVA
PRF = UNIÃO
PM = ESTADOS
ERRADO. PRF é meramente administrativa.
para quem fez a PRF 2021 chega até rir de uma questão dessa.
que sonho de questão kkk
Não confunda PF com PRF
PF está nas investigações PRF está nas rodovias federais multando prendendo carro e carga de drogas.
SIMPLES E OBJETIVO:
PM / PRF / PFF - Ostensiva, preventiva;
PF / PC - Judiciária, repressiva;
- JUDICIÁRIA: INVESTIGATIVA/REPRESSIVA:
1. PF
2. PC
- ADMINISTRATIVA: OSTENSIVA/PREVENTIVA:
1. PRF
2. PFF
3. PM e CMB
O golpe tá aí...
Sempre confundo!
Judiciária: PF e PC (é uma função dos órgãos de segurança do Estado que tem como principal atividade apurar as infrações penais civis)
Administrativa: PRF e PM ( preventiva, que atua de forma a prevenir e evitar a ocorrência de crimes e perturbações à ordem pública)
Olá, colegas concurseiros!
Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;
Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.
→ Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.
Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y
→ Estude 13 mapas mentais por dia.
→ Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.
→ Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.
Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!
P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.
Testem aí e me deem um feedback.
Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.
Copie e cole o Link no seu navegador: https://go.hotmart.com/C56088960V
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A Constituição Federal, em seu art. 5.º, apresenta o comando que consagra a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade. Além disso, ao definir as instituições incumbidas de cumprir a garantia da segurança pública, confirma o papel que elas devem exercer para preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio.
Nesse contexto, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I – A polícia civil tem a função de atuar como polícia judiciária, apurando as infrações penais, exceto as militares.
II – A polícia civil está incubida de proteger as pessoas, garantindo a incolumidade pessoal para preservar o bem de maior valor, que é a vida.
III – A polícia civil tem a função de preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do seu patrimônio, preventivamente.
A quantidade de itens certos é igual a
a policia civil trabalha com investigacao e nao de forma preventiva ou para preservar a vida (PM) e sim investigar os autores de crimes e cumprir mandados de prisao .apenas a 1 ta correta
Acertei achando que a questão esta "super fácil", mas depois vi que não é bem assim. Pelo contrário, difícil!
I- CERTO
II- ERRADO
III- ERRADO
GAB : B) 1
Questão cobrando o texto de lei,apenas.
I – A polícia civil tem a função de atuar como polícia judiciária, apurando as infrações penais, exceto as militares.
A única correta.
Que bosta de questão em, cara. Nos termos da CF, o que não foi mencionado no comando só a I estaria correta mesmo, porém, no contexto da segurança pública, como preceitua o excerto, a II não está errada, esse é um objetivo institucional da polícia civil, proteger a vida, está em vários Estatutos das Polícias Civis dos Estados.
Blz, Está errada a afirmativa que Polícia Civil deve proteger a VIDA.....aquela questão que o professor coloca, para ninguém acertar para não fechar a prova!!! Qualquer alternativa que a banca colocar que está certa, será e pronto, aceita que doi menos...
Tudo bem que o rol é taxativo, mas isso é uma vergonha ser cobrado em prova.
Às POLÍCIAS CIVIS, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, RESSALVADA a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, EXCETO as militares.
GABARITO -> [B]
Questão covarde rsrs
ACERTEI MAIS QUE MEDO
GABARITO = B
Policia civil residual por isso errei. questão ao meu ver mal elaborada
O pessoal erra e diz que a questão está mal elaborada... Letra de lei, galera.
A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre polícia.
Análise das assertivas:
Assertiva I – Correta! É o que dispõe o art. 144, § 4º, CRFB/88: "Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares".
Assertiva II – Incorreta. Quem exerce policiamento ostensivo e preserva a ordem pública é a polícia militar. Art. 144, § 5º, CRFB/88: "Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil".
Assertiva III – Incorreta. A preservação da ordem pública e a proteção da incolumidade das pessoas e de seu patrimônio cabem à segurança pública, dever do Estado, que é exercida por meio de diversos órgãos. Art. 144, CRFB/88: "A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I - polícia federal; II - polícia rodoviária federal; III - polícia ferroviária federal; IV - polícias civis; V - polícias militares e corpos de bombeiros militares. VI - polícias penais federal, estaduais e distrital".
Gabarito:
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (apenas 1 item está correto).
CAPÍTULO III
DA SEGURANÇA PÚBLICA
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
Rol taxativo
I - polícia federal
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.
PF
§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
PRF
§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
PFF
§ 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
PC
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
PM / CBM
§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
PP
§ 5º-A. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.
Subordinação
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Guarda municipal
§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
Questão esquisita, parece uma redação de escola
Gab. B
Polícia Civil: Art 114 §4º