SóProvas


ID
1950718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a opção correta acerca dos conceitos relacionados aos fundamentos da perícia médico-legal.

Alternativas
Comentários
  • A- erro está na segunda parte da afirmativa.

    B- não só, estuda a sexualidade sob o ponto de vista normal, anormal e criminoso.

    C- ciência multidisciplinar que tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicassobre os organismos.l

    E- objeto o estudo dos efeitos na pessoa das agressões físicas e morais, como também a determinação de seus agentes causadores.

     

  • Alternativa B diz "O comportamento sexual do criminoso é o objeto principal do estudo da sexologia forense", ao meu ver está certo, pois mesmo que  se estude também o comportamento sexual normal e anormal, o comportamento sexual do criminoso é sim o foco principal.

     

    Alternativa D diz que o estudo da morte é feita pela tanatologia, ao meu ver está incompleta por que toda a medicina legal, em geral, estuda a morte, a tanatologia estuda na verdade o Tempo da morte.

     

    Gabarito da banca organizadora, D.

  • Marcelo a parte que estuda o tempo da morte é a Cronotanatognose, que é uma parte da tanatologia
  • Marcello Dantas, a cronotanatognose é que estuda o tempo da morte.

  • Em relação a alternativa D

    "Tanatologia médico-legal é a parte da Medicina Legal que estuda a morte e o morto, e as suas repercussões na esfera jurídico-social."

    França, Genival Veloso de, 1935-Medicina legal / Genival Veloso de França. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017.il. Capitulo 17

    Em relação a alternativa B

    "Sexologia criminal, também chamada de Sexologia forense, é a parte da Medicina Legal que trata das questões médico-biológicas e periciais ligadas aos delitos contra a dignidade e a liberdade sexual. A violência sexual não é apenas uma agressão ao corpo, à sexualidade e à liberdade do homem ou da mulher, mas acima de tudo uma agressão à própria cidadania. Apesar de tudo que já se disse sobre essa violação à liberdade sexual e de todas as propostas em favor de penas mais severas para seus autores, fica a amarga sensação de que pouco se fez até agora.Hoje a tendência é ampliar seu conceito para além do ato ou da tentativa de uma prática sexual, incluindo também as insinuações, os comentários e as divulgações de caráter sexual, desde que de forma coativa ou constrangedora. Vendo sob a ótica da saúde pública, a OMS definiu a violência sexual como “o uso intencional da força ou o poder físico, de fato ou como ameaça,contra uma pessoa ou um grupo ou comunidade, que cause ou tenha possibilidade de causar lesões, morte, danos psicológicos, transtornos do desenvolvimento ou privações”.

    França, Genival Veloso de, 1935-Medicina legal / Genival Veloso de França. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017.il. Capitulo 8

    Em relação a alternativa E

    "A Traumatologia ou Lesonologia Médico-legal estuda as lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano, nos seus aspectos do diagnóstico, do prognóstico e das suas implicações legais e socioeconômicas. Trata também do estudo das diversas modalidades de energias causadoras desses danos."

    França, Genival Veloso de, 1935-Medicina legal / Genival Veloso de França. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017.il. Capitulo 4

  • FRANÇA explica que “A Medicina Legal Especial disciplina-se nos seguintes capítulos: A) Antropologia médico-legal. Estuda a identidade e a identificação médico-legal e judiciária. B) Traumatologia médico-legal. Trata das lesões corporais sob o ponto de vista jurídico e das energias causadoras do dano. C) Sexologia médico-legal. Vê a sexualidade do ponto de vista normal, anormal e criminoso. D) Tanatologia médico-legal. Cuida da morte e do morto. Analisa os mais diferentes conceitos de morte, os direitos sobre o cadáver, o destino dos mortos, o diagnóstico de morte, o tempo aproximado da morte, a morte súbita, a morte agônica e a sobrevivência; a necropsia médico-legal, a exumação e o embalsamamento. E, entre outros assuntos, ainda analisa a causa jurídica de morte e as lesões in vita e post-mortem. E) Toxicologia médico-legal. Estuda os cáusticos e os venenos, e os procedimentos periciais nos casos de envenenamento. F) Asfixiologia médico-legal. Detalha os aspectos das asfixias de origem violenta, como esganadura, enforcamento, afogamento, estrangulamento, soterramento, sufocação direta e indireta, e as asfixias produzidas por gases irrespiráveis. G) Psicologia médico-legal. Analisa o psiquismo normal e as causas que podem deformar a capacidade de entendimento da testemunha, da confissão, do delinquente e da própria vítima. H) Psiquiatria médico-legal. Estuda os transtornos mentais e da conduta, os problemas da capacidade civil e da responsabilidade penal sob o ponto de vista médico-forense. I) Medicina Legal Desportiva. Justificada, não só pela importância econômica, social e cultural, mas também pelo que os esportes de competição apresentam nos dias atuais, com ênfase para o sigilo profissional, prontuários, dopings consentidos ou tolerados, quantificação e qualificação do dano com repercussão no rendimento esportivo. J) Criminalística. Investiga tecnicamente os indícios materiais do crime, seu valor e sua interpretação nos elementos constitutivos do corpo de delito. Estuda a criminodinâmica. L) Criminologia. Preocupa-se com os mais diversos aspectos da natureza do crime, do criminoso, da vítima e do ambiente. Estuda a criminogênese. M) Infortunística. Estuda os acidentes e as doenças do trabalho e as doenças profissionais, não apenas no que se refere à perícia, mas também à higiene e à insalubridade laborativas. N) Genética médico-legal. Especifica as questões voltadas ao vínculo genético da paternidade e maternidade, assim como outros assuntos ligados à herança. O) Vitimologia. Trata da vítima como elemento inseparável na eclosão e justificação dos delitos". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 34 E 35.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • a) MEDICINA LEGAL - É classificada 1. Antropologia, 2. Tanatologia, 3. Toxicologia, 4. Traumatologia, 5. Sexologia, 6. Psicopatologia

    b) SEXOLOGIA FORENSE - Aspectos periciais sob a ótica jurídica, referentes aos crimes contra a dignidade e liberdade sexual.

    c) TOXICOLOGIA FORENSE - Relaciona-se as drogas psicoativas e seus efeitos no corpo humano.

    d) TANATOLOGIA FORENSE - Fenômeno da morte

    e) TRAUMATOLOGIA FORENSE - Traumas e lesões corporais em toda sua extensão.

    Fonte: Paulo Furtado | Pedro Henrique Neves

    Medicina Legal

  • GABARITO ALTERNATIVA D

    Tanatologia forense é o capítulo da medicina legal no qual se estuda a morte e as consequências jurídicas a ela inerentes.

    Boa aprovação!

  • Rúbia, a cronotanatognose está dentro da Tanatologia, logo, entendo que no fim das contas a tanatologia estuda os fenômenos inerentes ao morto e a morte.