SóProvas


ID
1951279
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação aos servidores públicos, analise e as afirmativas a seguir.



I. O servidor público estável somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.


II. Os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público são estáveis somente após três anos de efetivo exercício.


III. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADA. Não é somente em virtude de sentença transitada em julgado.

    Art 41, §1º da CF/88: em virtude de sentença judicial transitada em julgado; mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

     

    II - CORRETA

    Art. 41 da CF/88: são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

     

    III - CORRETA

    Art. 37, I da CF/88: os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

  • Comentando a questão:

    I) ERRADO. Além da sentença judicial transitada em julgado, pode o servidor perder o cargo mediante processo administrativo e procedimento por comissão de avaliação periódica de desempenho (art. 41, parágrafo 1º, I, II e III da CF), a outra hipótese, que é rara, é o controle com despesa de pessoal ativo (vide art. 169, parágrafo 4º da CF). 

    B) CORRETA. Consoante o disposto no art. 41 da CF.

    C) CORRETA. A assertiva está de acordo com o art. 37, I da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D









  • Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    § 1º O servidor público estável  perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    (ATENÇÃO!!! SOMENTE DA IDÉIA DE ÚNICO, PORÉM TEM OUTRAS FORMAS DO SERVIDOR PERDER O CARGO COMO NOS DEMAIS ITENS ABAIXO):

     

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    GABARITO: LETRA D

  • SOMENTE, MENTE!

  • SOMENTE / APENAS : É DUVIDOSA ! PORÉM, ENTRETANTO, TODA VIA , NÃO OBSTANTE, MAIS ... Como diz meu amigo,Elias Santana temos que ter bom senso ao julgar a afirmativa, não é toda vez que tem a palavra SOMENTE/APENAS que a questão será errada...

    verbo ser+particípio : voz passiva Analítica

  • Não é somente, através do P.A.D TAMBEM

  • Ainda bem que o examinador n colocou a opção das 3 alternativas kkkk

  •  Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.         

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:         

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;         

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;         

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.    

  • somente

  • éééééé SOMENTE kkkk

  • Lembrando que Bombeiro é um tipo de militar.

  • #PMMINAS