SóProvas


ID
1951309
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

No ambiente marinho, em meio a inúmeros seres vivos, tem‐se os peixes, animais vertebrados, de corpo fusiforme, sustentados por raios ósseos ou cartilaginosos, que respiram o oxigênio dissolvido na água através das guelras ou brânquias e a grande maioria possue o corpo coberto de escamas. Dentre diversas espécies, encontra‐se o peixe‐lanterna. De pequeno porte e em abundância nas águas profundas do mundo, com a característica de emitir luz. Luz produzida pelo seu corpo por meio de bioluminescência. Esta ocorre principalmente em ambiente marinho e é um excelente bioindicador. Trata‐se da emissão de luz fria e visível gerada por reações químicas altamente exotérmicas. De acordo com o exposto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resolução (de acordo com o professor Arthur Leite - Estratégia Concursos):

     
    a) ERRADO, pois embora esta seja uma possibilidade, não há nenhuma informação no texto que suporte esta ideia. Não é explicado o motivo de o peixe-lanterna utilizar a bioluminescência (poderia ser, por exemplo, apenas para enxergar melhor no ambiente escuro). 
     
    b) ERRADO. Embora possa ser verdade que a única função é a iluminação, o texto não deu informações que permitam garantir que esta é a única utilidade.
     
    c) ERRADO. A questão informa que a luz é fria, mas não permite inferir que isto se deve ao fato do peixe-lanterna estar em águas profundas. "Luz fria" pode ter outro significado.

     
    d) CORRETO. É informado que o peixe-lanterna é abundante em águas profundas, de modo que podemos inferir que este é um processo característico dos peixes de águas profundas. O texto ainda informa que a bioluminescência ocorre principalmente em ambiente marinho, sendo um excelente bioindicador (ou seja, indicador de vida marinha).

    Resposta: D

     

    (Particularmente eu acho que a fundamentação que o professor utiliza pra entender que a B está errada também se aplica pra D. Apesar de informar que o peixe-lanterna está em abundância nas águas profundas dos oceanos, não dá pra inferir que a bioluminescência é um processo que caracteriza a maioria dos peixes em águas profundas. Até mesmo porque o peixe-lanterna é uma espécie específica de peixe, ou seja, e se só ele for capaz de emitir luz por bioluminescência, seria possível afirmar que é um processo característico dos outros peixes?)