-
a) (1) DNA polimerase; (2) Topoisomerase.
b) (1) DNA polimerase; (2) Proteínas ligadoras de fita simples (SSB - Single Strand Binding Proteins).
c) (1) DNA primase; (2) Topoisomerase.
d) (1) Helicase; (2) Topoisomerase.
e) (1) Topoisomerase; (2) DNA polimerase (ou Rnase).
-
As helicases rompem as pontes de hidrogênio e abrem a hélice de DNA, a topoisomerase evita o superenrrolamento aliviando a tensão e a torção extra do DNA por meio da quebra reversível das ligações ao longo da fita de DNA (DNA girase é um exemplo de topoisomerase que cliva o filamento de DNA, gira removento a torção e reúne os filamentos novamente). Quando a fita de DNA está desenrrolada, proteínas ligadoras de fita simples estabilizam e impedem que a dupla hélice se rescontitua.
Durante a replicação do DNA um filamento é sintetizado de forma contínua e o outro de forma descontínua ( fragmentos de okazaki). Isso ocorre porque a atividade da polimerase é no sentido 5' -->3'.
A enzima primase (um tipo de RNA polimerase) sintetiza os oligonucleotídeos curtos de RNA (primer) e a polimerase III adiciona nucelotídeos na extremidade 3' do primer. A polimerase I remove os primers e preenche o espaço e a ligase une os fragmentos.
Fé e Foco!
-
(1) Participa da síntese de pequenos iniciadores de RNA na fita descontínua; DNA primase
(2) são responsáveis pela ocorrência de uma reação reversível de quebra de DNA, de forma a aliviar a tensão causada pelo enrolamento helicoidal e os problemas de emaranhamento do DNA. - Topoisomerase