SóProvas


ID
1952701
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marginalzinho: a socialização de uma elite vazia e covarde

Parada em um sinal de trânsito, uma cena capturou minha atenção e me fez pensar como, ao longo da vida, a segregação da sociedade brasileira nos bestializa


01    Era a largada de duas escolas que estavam situadas uma do lado da outra, separadas por um muro altíssimo de uma 02    delas. Da escola pública saíam crianças correndo, brincando e falando alto. A maioria estava desacompanhada e dirigia-03    se ao ponto de ônibus da grande avenida, que terminaria nas periferias. Era uma massa escura, especialmente quando 04    contrastada com a massa mais clara que saía da escola particular do lado: crianças brancas, de mãos dadas com os 05    pais, babás ou seguranças, caminhando duramente em direção à fila de caminhonetes. Lado a lado, os dois grupos não 06    se misturavam. Cada um sabia exatamente seu lugar. Desde muito pequenas, aquelas crianças tinham literalmente 07    incorporado a segregação à brasileira, que se caracteriza pela mistura única entre o sistema de apartheid racial e o de 08    castas de classes. Os corpos domesticados revelavam o triste processo de socialização ao desprezo, que tende a só 09    piorar na vida adulta. [...]

PINHEIRO-MACHADO, Rosana. In http://www.cartacapital.com.br/sociedade/marginalzinho-a-socializacao-de-uma-elite-vazia-e-covarde- 3514.html (acesso em 07/03/16). 

Na palavra “corpos” (l. 08), tem-se a flexão de número do substantivo corpo. Além da marca do plural, a desinência nominal -s, observa-se a modificação do timbre da vogal tônica, isto é, fechado no singular [o] e aberto no plural [ɔ]. A essa mudança dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • A Metafonia é um fenômeno fonético e fonológico que consiste na alteração do timbre de uma vogal tônica por influência de vogais próximas.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Metafonia

     

    A metafonia é manifestada por meio do plural dos substantivos, na qual ocorre a alternância de timbre da vogal, ou seja, no singular a vogal é pronunciada com um som mais fechado, e no plural, com um som aberto.

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/a-metafoniauma-ocorrencia-ligada-oralidade.htm

  • Carta capital...Texto esquerdista!Até em certames públicos há a doutrinação ideológica.

  • Eufonia: Caracteriza-se por um som agradável

    Metafonia: Alteração do timbre de uma vogal tônica por influência de vogais próximas.

    Homofonia: Igualdade fonética entre dois vocábulos, ou entre um vocábulo e uma expressão com grafias diferentes.

    Heterofonia: Relacionado a música. Estilo da homofonia na prática do organum primitivo do final do Século IX, na qual uma voz canta a melodia principal e a outra voz segue em moção paralela e simultaneamente a mesma melodia, respeitando o tempo original da melodia da voz principal mas de forma ornamentada (i.e. com intervalos de quarta ou quinta) e hora não ornamentada (ie. duplicando a voz principal).

  • Significado dos prefixos:

    EU - agradável, perfeição. Lembre-se de EUfemismo (ou seja, que minimizar o peso conotador de outra palavra. Ao invés de dizer que você está sendo vigiado no supermercado, diz-se "sorria, você esta sendo filmado". Se trata de um eufemismo)

    META - mudança. Lembre-se de METAmorfose.

    HOMO - igual. Ex: homogêneo

    HETERO - diferente.

     

    Na questão, a palavra continua sendo a mesma (corpo, corpos). O que houve foi uma MUDANÇA de sonoridade. Portanto, metafonia.

  • video muito engraçado: 

    assalto a lingua portuguesa

    https://www.youtube.com/watch?v=c9d4ONJr5VI

  • Ahhh tá, Paulo Miranda!

     

    Revista VEJA ou ÉPOCA, site do G1, Folha de São Paulo etc estes são isentos de ideologia neh? kkkkkkkkkkkk 

     

    Vai estudar mais um pouco, rapaz!!! Não exite NADA que não tenha uma ideologia por trás...nem a publicação de mídia alguma, nem a sua ou a minha opinião.

     

  • "Carta capital", depois dessa deu até preguiça de prosseguir a questão mas concurso é concurso...

  • Rídiculos os comentários criticando Carta Capital. Por que não o fazem quando e texto em questão advém da Folha de São Paulo, Veja, Isto È e afins? Por acaso são mídias neutras de ideologia? Façam-me o favor... E, depois são as pessoas de "esquerda" que são doutrinadas? 

  • Nem precisas ler texto

  • aff, até aqui esses bolsominions vem querer tretar...