SóProvas


ID
1952842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Levando em consideração que o valor do salário de um empregado mensalista de uma empresa seja de R$ 1.200, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Item incorreto. Os salários são apropriados conforme o regime de competência.

    B) Item incorreto. O número de faltas e os encargos devem ser considerados sim.
    Entre os direitos dos funcionários, encontra-se o direito às férias, após trabalhar um ano. Mas, contabilmente, deve ser reconhecido 1/12 por mês, para observar o Princípio da Competência.

    A legislação estabelece que o funcionário tem direito às férias, após um ano de trabalho; se for demitido antes de um ano, a empresa deve pagar férias proporcionais. Ou seja, o funcionário demitido após 9 meses de trabalho tem direito a 9/12 do salário, referente às férias proporcionais.
    A provisão de férias é dedutível para efeito de Imposto de Renda, e deve ser calculada individualmente para cada funcionário.

    A contagem de dias de férias a que o funcionário tem direito na data do enceramento das demonstrações financeiras será efetuada da seguinte forma:
    1
    ) Nos casos de períodos completos, após 12 meses de trabalho, o funcionário terá direito a férias na seguinte proporção:
    Até 5 faltas 30 dias corridos
    De 6 a 14 faltas 24 dias corridos
    De 15 a 23 faltas 18 dias corridos
    De 24 a 32 faltas 12 dias corridos
    Acima de 32 faltas perde o direito às férias.

    2) Período incompleto: deverá ser constituída provisão para pagamento das férias proporcionais, com base em 1/12 avos do salário mais encargos por mês ou fração superior a 14 dias.
    Além do salário, devem ser também provisionados os encargos e o adicional de férias (um terço).

    C) Item incorreto. É semelhante à provisão para férias. Deve ser apropriado 1/12 avos do salário por mês, mais encargos.
    A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será considerada como mês integral.
    A provisão para 13º é contabilizada como custo, para os funcionários da produção; e como despesa, para os outros funcionários.

    D) Item incorreto. O lançamento é a débito de conta de resultado e crédito de conta patrimonial.
    D – Despesa de salários
    C – Salários a pagar

    E) CERTO: A apropriação da provisão mensal referente ao décimo terceiro salário corresponderá a um doze avos da remuneração mensal acrescida dos encargos trabalhistas

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/22212718/Correção-PC-PE-2016.pdf
    bons estudos

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito no entendimento.

    https://youtu.be/N580TSVa-Rw

  • a.A contabilidade utiliza o regime de competência. Assim, não é registrado com o pagamento (saída de dinheiro), mas quando ocorre o efetivo fato gerador.

    b.As férias são calculadas utilizando o valor de 1.200, divido por 12, resultando 100. Adiciona-se 1/3 de 100. Resultando em 133,33. Ademais, é preciso considerar o número de faltas do empregado e os encargos trabalhistas.

    c. A contabilidade utiliza o regime de competência. O certo seria de acordo com o fato gerador.

    d.O correto seria debitar uma conta de resultado e creditar uma conta patrimonial.

    e. Gabarito

  • A reversão da Provisão que implica o registro de crédito em uma conta de resultado.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • resposta: E

    a) ERRADO: A contabilidade utiliza o regime de competência e não o de caixa, independe o momento do pagamento ou recebimento o que importa é o fato gerador da operação seja de receita ou despesa.

    b) ERRADO: Faltas não são desconsideradas

    c) ERRADO: grave isso: A contabilidade utiliza o regime de competência.

    d) ERRADO: ficou invertido. A apropriação do salário mensal é que deverá ser debitada (conta de resultado/despesa) e credita conta patrimonial.