SóProvas


ID
1952929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito da detecção de fraudes em auditorias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • alternativa D

    NBC TA 240 - Responsabilidade do Auditor nas Fraudes

    "Responsabilidade do auditor

    5.       O auditor que realiza auditoria de acordo com as normas de auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contém distorções relevantes, causadas por fraude ou erro.

     

    Conforme descrito na NBC TA 200, devido às limitações inerentes da auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis podem não ser detectadas, apesar de a auditoria ser devidamente planejada e realizada de acordo com as normas de auditoria (NBC TA 200, item 51)."

  • Não entendi onde está o erro da letra E.

  • Alguém pode explicar o erro da letra E?

  • Comentando a Letra "E"

    FATOR DE RISCO DE FRAUDE é   diferente de FRAUDE, senão vejamos:

     

    "Fatores de risco de fraude são eventos ou condições que indiquem incentivo ou pressão para que a fraude seja perpetrada ou ofereçam oportunidade para que ela ocorra."

     

    "Fraude é o ato intencional de um ou mais indivíduos da administração, dos responsáveis pela governança, funcionários ou terceiros, que envolva dolo para obtenção de vantagem injusta ou ilegal"

     

    A alternativa "E" não apresenta um FATOR DE RISCO de fraude, mas uma verdadeira FRAUDE.

  • Galera, discordo da pegadinha do cespe na letra D que foi considerada o gabarito da questão, pois, segundo a NBC TA 240, devido às limitações inerentes da auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes não sejam detectadas, expressão que difere de afirmar que há risco inevitável de que distorções relevantes não sejam detectadas, pois, neste caso, o risco inevitável não permitiria que nenhuma distorção relevante fosse detectada, o que não condiz com a norma citada.

     

    Enfim, penso que tal questão deveria ser anulada por não conter resposta correta, mas, na briga entre o candidato e a banca, esta sempre ganhará!

     

    Abs e fuuuuui.

  • C. A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração. É importante que a administração, com a supervisão geral dos responsáveis pela governança, enfatize a prevenção da fraude, o que pode reduzir as oportunidades de sua ocorrência, e a dissuasão da fraude, o que pode persuadir os indivíduos a não perpetrar fraude por causa da probabilidade de detecção e punição.

    Fonte: portal de contabilidade

  • Definições

    11. Para efeito desta Norma, os termos abaixo têm os seguintes significados:

    Fraude é o ato intencional de um ou mais indivíduos da administração, dos responsáveis pela governança, empregados ou terceiros, que envolva dolo para obtenção de vantagem injusta ou ilegal.

    Fatores de risco de fraude são eventos ou condições que indiquem incentivo ou pressão para que a fraude seja perpetrada ou ofereçam oportunidade para que ela ocorra.

    Fonte: RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC Nº 1.207 DE 27.11.2009

  • Letra A – Errada. Não se pode negar fé a priori, mas deve se manter alerta com a postura de ceticismo profissional.

    Letra B - Errada. Pode ser erro.

    Letra C - Errada. A responsabilidade primária é da Administração.

    Letra D – Certa. A auditoria oferece garantia razoável, não absoluta

    Letra E - Errada. Constitui a fraude propriamente dita, não um fator de risco.

    Resposta: D

  • Letra E: ERRADA. A assertiva traz o conceito de Fraude propriamente, e não de Fator de Risco de Fraude.

    Fonte: Estratégia.

  • GABARITO D.

    Sobre a letra E:

    FATORES DE RISCO DE FRAUDE:

    1) PRESSÃO - ex: Empresas de capital aberto podem fraudar as demonstrações com o intuito de se tornarem mais valiosas aos olhos do mercado. Essa pressão serve para satisfazer as expectativas de terceiros para obter capital.

    2) INCENTIVO - Ex: Concessão de bônus significativos caso sejam cumpridas metas de lucro podem criar um incentivo para fraude.

    3) OPORTUNIDADE - Ex. Controles internos ineficazes.