A) Bender (B-G).
Indicações
1. Medida de inteligência de crianças de 4 a 12 anos ou de adolescentes e adultos, com “idade mental” correspondente [7, 17].
2. Medida da maturação visomotora ou perceptual [26-29], investigação de alterações do desenvolvimento neurológico [30], de sinais sugestivos de comprometimento neurológico [28, 31], de problemas de ajustamento [18, 28, 31] e avaliação do aproveitamento escolar [28] em crianças. (CUNHA, p. 205)
B) CAT.
O CAT é um teste aperceptivo, um instrumento que permite a investigação da personalidade, o estudo da dinâmica significativa das diferenças individuais na percepção de estímulos padronizados. As verbalizações do CAT refletem o conteúdo latente, os processos psíquicos da criança. Assim, a partir das verbalizações do CAT, é possível levantar hipóteses sobre a organização da personalidade infantil.(CUNHA, p. 417)
C) Desenho da família.
O teste do desenho de família é uma técnica gráfica. Para a sua administração, são necessários uma folha de papel, lápis preto e borracha. O desenho cinético da família, que geralmente é administrado após a técnica tradicional, exige material idêntico. Apesar de ser uma técnica mais utilizada com crianças, também pode ser usada com adolescentes e adultos. (CUNHA, p.219)
D) HTP.
O HTP é um teste gráfico e verbal, que utiliza lápis e papel. É considerado uma técnica gráfica porque envolve desenho e técnica verbal, porque se solicita que o sujeito fale sobre cada desenho, havendo uma série de perguntas preparadas para este fim.
1. Avaliação da personalidade e de suas interações com o ambiente. ( CUNHA, p.232)
E) Questionário de saúde geral de Goldberg(QSG).
O QSG é um questionário de auto-relato de 60 itens, apresentado aos examinandos em folheto, com instruções para que o sujeito responda a cada item, em comparação com seu estado usual, assinalando um dos pontos de uma escala tipo Likert de quatro pontos. Os itens variam em sua formulação, ora como sintomas, ora como comportamentos normais.(CUNHA, p. 250)