SóProvas


ID
1953940
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

MAMÃ NEGRA (Canto de esperança)

Tua presença, minha Mãe - drama vivo duma Raça, Drama de carne e sangue Que a Vida escreveu com a pena dos séculos! Pelo teu regaço, minha Mãe, Outras gentes embaladas à voz da ternura ninadas do teu leite alimentadas de bondade e poesia de música ritmo e graça... santos poetas e sábios... Outras gentes... não teus filhos, que estes nascendo alimárias semoventes, coisas várias, mais são filhos da desgraça: a enxada é o seu brinquedo trabalho escravo - folguedo... Pelos teus olhos, minha Mãe Vejo oceanos de dor Claridades de sol-posto, paisagens Roxas paisagens Mas vejo (Oh! se vejo!...) mas vejo também que a luz roubada aos teus [olhos, ora esplende demoniacamente tentadora - como a Certeza... cintilantemente firme - como a Esperança... em nós outros, teus filhos, gerando, formando, anunciando -o dia da humanidade.

(Viriato da Cruz. Poemas, 1961, Lisboa, Casa dos Estudantes do Império) 

É correto afirmar que no texto:

Alternativas
Comentários
  • Rapaz, o que que é isso..

  • Questão ao meu ver Dificil... Gabarito Letra  C

     

  • Letra C.

     

     

    a)"outras gentes‟ se refere aos descendentes dos colonizadores, já que estes foram mal recebidos na terra. - Errado, nada foi dito ou pode ser inferido do texto sobre os descendentes.

     b)"outras gentes‟ são as mulheres da terra que, submissas no contexto da dominação, serviam aos filhos de seus dominadores. - Errado, só se fosse "mãe" é iria se referir a essas mulheres.

     c)"outras gentes‟ são os exploradores que se fixaram naquelas terras e lá passaram a viver das riquezas a que tiveram acesso a partir da colonização da terra. - Certo, é constatado isso neste trecho "Outras gentes embaladas à voz da ternura ninadas do teu leite alimentadas de bondade e poesia de música ritmo e graça... santos poetas e sábios... Outras gentes... não teus filhos". Assim se não são os filhos (os negros) são os demais que os escravizaram (exploradores).

     d)"senhores‟ e "alimentados‟ referem-se à postura servil com que os africanos receberam seus invasores. - Errado, não têm essas palavras no texto, só tem alimentadAs, a qual se refere a "outras gentes", as quais são os exploradores/colonizadores.

     e)"alimentados‟ são os habitantes nativos que, não produzindo nada, tinham que ser mantidos pelo colonizador. - Errado, não tem essa palavra no texto, só tem alimentadAs, a qual se refere a "outras gentes", as quais são os exploradores/colonizadores.

  • Li o texto por 4 vezes, uma para responder a questão e 3 para encontrar as palavras "senhores" e "alimentados". Não sei se foi erro do site ou da banca, mas as PLAVRAS SENHORES E ALIMENTADOS NÃO EXISTEM NESSE TEXTO. 

    A alternativa correta é a letra "c", pois "outras gentes" não são filhos dessa terra (Mamã Negra) como se encontra expresso no próprio texto:

    "santos poetas e sábios... Outras gentes... não teus filhos"

  • É o tipo de questão que você tem que ler com bastante atenção, e eliminar de cara as opções absurdas, e se concentrar naquelas que fazem algum sentido.