-
Resposta: Alternativa "B"
O cianeto é um veneno letal que bloqueia a cadeia respitarória. É altamente tóxico para os seres humanos pois, se ingerido ou inalado, ele pode entrar em contato com a corrente sanguínea, ligando-se ao ferro das hemoglobinas de forma estável e, desta forma, interferir no sistema de transporte de oxigênio e gás carbônico, essencial para o metabolismo humano.
-
GAB: B ! A a partir da análise da série espectroquímica: I-< Br- < Cl-< F- < OH- < ox< H2O < py ~NH3 < en < dipy < NO2- < CN- < CO, obsrerva-se que o íon CN é um dos ligantes mais fortes existentes, tendo uma grande afinidade pelo Fe 3+ da citocromo oxidase, impedindo que ele retorne ao estado ferroso, ou seja, o cátion Fe 2+ bloqueando toda a cadeia respiratória e, por conseguinte, bloqueia a síntese de acoplada de ATP !
-
O monoxido de Carbono não age da mesma forma? Não entendo porque não pode ser letra C.
-
João, o cianeto bloqueia uma enzima dentro da mitocondria das celulas, o que por sua vez, impossibilita a utilização do O2 pelas celulas do corpo. O monoxido de C, se liga a hemoglobina das hemácias, impedindo que o oxigênio se ligue a hemoglobina. Em outras palavras, o CO faz ocupa o espaço que seria destinado ao O2, logo, se não há espaço para ele ser transportado, não chegará às células dos tecidos.
Em suma, o cianeto e o monoxido agem em lugares totalmente diferentes.....
1) o cianeto dentro da mitocondria. Esta, por sua vez, fica dentro das células nos tecidos.
2) já o CO atua na hemoglobina que fica dentro das celulas sanguíneas chamadas de hemácias. As hemácias são células que transportam oxigenio dos pulmoes até os tecidos, e elas nao possuem mitocontdrias, para que não consumam o O2 que tem por missão levar até os tecidos.
-
Cara, matei a questão só por assistir filmes, essa droga era carregada no bolso pelos nazistas, caso eles corressem risco de serem executados, eles suicidavam tomando o comprimido, segundo eles, isso era um ato de honra.
-
Cianídrico: anóxia histotóxica
Monóxido de carbono: anóxia anêmica
-
“Asfixia tissular ou histotóxica: surge quando da queda da tensão diferencial arteriovenosa de oxigênio ou quando ocorre a inibição de enzimas oxidantes celulares, como nos casos de intoxicações pelo ácido cianídrico (cianeto) e/ou pelo hidrogênio sulfurado. Ocorrem em tais situações mecanismos tóxicos que impedem o aproveitamento de oxigênio pelos tecidos."
https://marianareina.jusbrasil.com.br/
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.
-
malditos nazistas