SóProvas


ID
1955410
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

- Anjo e demônio, o Homem vive a epopeia de uma cultura assombrosa. Faz poesia, música, monumentos, máquinas, computadores, veículos espaciais. Descobre o âmago da matéria, explode o átomo, formula teorias, códigos e religiões. Multiplica-se agora até os quatro bilhões e meio. Ocupa ansiosamente toda a Terra. Um Anjo, então? .
- Anjo e demônio, feliz e desgraçado, rico e paupérrimo, o Homem ameaça hoje a estabilidade de seu planeta, põe em risco sua própria sobrevivência. Por milênios, ele tem ignorado as condições de manutenção da vida em seu mundo. Embora lute duramente pela liberdade, ainda não soube construir uma sociedade realmente livre. Edifica uma portentosa civilização, mas corre o risco de destruí-la em alguns minutos. Ou em alguns decênios, pela impiedosa devastação da Natureza. Contudo, qual é a verdadeira face do Homem?
- Animal contraditório, o Homem pesquisa vacinas durante anos e depois fabrica armas que matam milhões num segundo. Média entre São Francisco e Hitler, ele cria um inferno para cada milagre de sua inteligência. É capaz de amar ardentemente tanto quanto odiar até o extermínio de raças e povos irmãos. No ápice de uma evolução de bilhões de anos, ele age como se não dependesse mais da Natureza. Mas o Homem é feliz?
- No coração e na mente do Homem, Deus se torna abstrato e distante, separado do mundo real, refúgio desesperado de sua desgraça. Mas, afinal, esse é o Homem?
- Esse é o Homem que habita essa esfera azul que gira lentamente sob nossos olhos. Veja: é um frágil planeta. Mas, ao mesmo tempo, maravilhoso, não acha? É uma pena que todos os Homens não possam ver sua Terra daqui. E pensar na sinfonia grandiosa que já existe, no mar, nas florestas, nas montanhas, nos campos, numa pequena lagoa, no voo de um pássaro, no canto da baleia, nas cores de uma borboleta, na interdependência de milhões de espécies de seres microscópicos e gigantes. Na sinfonia da ecosfera, tão complexa quão delicada. Talvez, então os Homens pudessem descobrir que têm uma Terra somente.
(Ethevaldo Siqueira. em O Estado de São Paulo. 23/12/73)

Assinale a alternativa correta sobre as escolhas linguísticas do autor do texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Foi ultilizada a palavra HOMEM, para representar todos os seres humanos que são responsavéis tanto pelas coisas boas quanto as coisas ruins que estão acontecendo no planeta terra.

  • Homem = Homens e Mulheres.. Que ao mesmo tempo é um grande criador, um ser que traz melhorias a uma sociedade, ele mesmo a destrói.

  • e) Porque Anjo e demônio não são palavras comuns na caracterização do vocábulo homem?

    c) "A palavra Homem foi empregada no singular como um recurso da linguagem para representar todos os seres da mesma espécie." O que faz com que a palavra Homem reprsente todos os seres da mesma espécie não é o H maiúsculo?!

     

  • Se o autor colocasse: "OS HOMENS", nós pessaríamos que ele estava se referindo somente as pessoas do sexo masculino, por isso que foi utilizado o singular, para dar uma ideia de universalidade.

     

     

    YESHUA recompensa ao deligente e embeleza o humilde!

  • José Reis

     

    Letra C: na verdade o "Homem" com H maiúsculo é para incluí-lo como centro de destaque do texto, tanto ele como a Terra.

    Letra E: na verdade "anjo e demônio, feliz e desgraçado, rico e paupérrimo", entre outros citados mais a frente do texto, todos são palavras que ditam a relação de sentido entre certo e errado, ou de lado bom e mau do homem, portanto não são palavras comuns ou especificas aos homens e sim aos sentidos que eles trazem, ou seja, sentindos que não deveriam existir, não deveriam ser comuns.