SóProvas


ID
1955419
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

- Anjo e demônio, o Homem vive a epopeia de uma cultura assombrosa. Faz poesia, música, monumentos, máquinas, computadores, veículos espaciais. Descobre o âmago da matéria, explode o átomo, formula teorias, códigos e religiões. Multiplica-se agora até os quatro bilhões e meio. Ocupa ansiosamente toda a Terra. Um Anjo, então? .
- Anjo e demônio, feliz e desgraçado, rico e paupérrimo, o Homem ameaça hoje a estabilidade de seu planeta, põe em risco sua própria sobrevivência. Por milênios, ele tem ignorado as condições de manutenção da vida em seu mundo. Embora lute duramente pela liberdade, ainda não soube construir uma sociedade realmente livre. Edifica uma portentosa civilização, mas corre o risco de destruí-la em alguns minutos. Ou em alguns decênios, pela impiedosa devastação da Natureza. Contudo, qual é a verdadeira face do Homem?
- Animal contraditório, o Homem pesquisa vacinas durante anos e depois fabrica armas que matam milhões num segundo. Média entre São Francisco e Hitler, ele cria um inferno para cada milagre de sua inteligência. É capaz de amar ardentemente tanto quanto odiar até o extermínio de raças e povos irmãos. No ápice de uma evolução de bilhões de anos, ele age como se não dependesse mais da Natureza. Mas o Homem é feliz?
- No coração e na mente do Homem, Deus se torna abstrato e distante, separado do mundo real, refúgio desesperado de sua desgraça. Mas, afinal, esse é o Homem?
- Esse é o Homem que habita essa esfera azul que gira lentamente sob nossos olhos. Veja: é um frágil planeta. Mas, ao mesmo tempo, maravilhoso, não acha? É uma pena que todos os Homens não possam ver sua Terra daqui. E pensar na sinfonia grandiosa que já existe, no mar, nas florestas, nas montanhas, nos campos, numa pequena lagoa, no voo de um pássaro, no canto da baleia, nas cores de uma borboleta, na interdependência de milhões de espécies de seres microscópicos e gigantes. Na sinfonia da ecosfera, tão complexa quão delicada. Talvez, então os Homens pudessem descobrir que têm uma Terra somente.
(Ethevaldo Siqueira. em O Estado de São Paulo. 23/12/73)

Qual das alternativas abaixo contém palavras que são acentuadas pela mesma regra que „átomos‟, „veículos‟ e „frágil‟, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Átomos = Proparoxítona( todas são acentuadas)                   - Mú-si-co (Proparoxítona)

    Veículos = hiato                                                                  - Ba-ù (hiato)

    Frágil = ( Paroxítona terminada em L)                                   - Al-mís-car ( Paroxítona terminada em R)

     

  • Gab. D (é a menos errada)

     

     

    A questão pede qual das alternativas segue as respectivas regras de:

     

     

    á - to - mos -> Proparoxítona

    ve - í - cu - los -> Hiato ou Proparoxítona? 

    frá - gil -> Paroxítona

     

     

                                                                     ALTERNATIVAS:

     

    a) Ex - ter - - nio -> Paroxítona seguida/terminada em ditongo.

     

        mi - lhões -> Não se aplica regra de acentuação, pois o "til" não é acento gráfico, mas um sinal anasalador, tanto é que, se a sílaba                                   tónica for outra, é obrigatório acentuá-la graficamente e colocar o til sobre a sílaba nasal átona. Ex.: ór-gão.

     

        põe -> Não se aplica.

    -----------------------------------------------------------------------------------

     

     b) Mi - cros - - pi - co-> Proparoxítona

     

        ju - í - zes-> Hiato Tônico

     

      des - tru - í - las-> Essa forma verbal + pronome é acentuada por ser hiato tônico.

     ---------------------------------------------------------------------------------

     

     c) Â - ma - go-> Proparoxítona

     

        ma - - ria-> Paroxítona seguida/terminada em ditongo.

     

        a - -> Oxítona terminda em "e"

     ---------------------------------------------------------------------------

     

     d)  - si - co-> Proparoxítona

     

         ba - ú-> Hiato Tônico

     

         al - mís - car-> Paroxítona terminada em "R"

    ------------------------------------------------------------------------------------------

     

     e) Gar - - nia->  Paroxítona seguida/terminada em ditongo

     

        a - quí - fe - ro-> Proparoxítona

     

        es - - cies-> Paroxítona seguida/terminada em ditongo

     

     

    Analisando todas as alternativas, de fato, percebe-se que a menos errada é a alternativa "D", porém há o que se questionar ao afirmar que os vocábulos "veículos" e "baú" seguem a mesma regra de acentuação.

     

    Conforme o professor Fernando Pestana, A REGRA DAS PROPAROXÍTONAS PREVALECE SOBRE AS OUTRAS e esse é o entendimento majoritário, apesar de, como sempre, a banca cespe querer "polemizar" aproveitando essa divergência. 

     

    Pois na Q433407 afirma que o vocábulo VE - Í - CU - LO recebe acento por ser um hiato e não uma proparoxítona, contudo na prova do MINISTÉRIO DA SAÚDE - 2008 considerou CORRETA essa questão: 

     

            "As palavras “veículos”, “títulos” e “fantásticas” são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica".

     

                                (http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/lingua-portuguesa-acentuacao-grafica/286066)

     

     

    Mas o que fazer diante de um caso desses?

     

    Ora, responde segundo o entendimento majoritário, de que as proparoxítonas prevalecem sobre o hiato, mas no caso dessa questão do IDHTEC, como não há uma opção que contenha duas proparoxítonas e uma paroxítona, respectivamente, então por eliminação "consideramos" o vocábulo ve-í-cu-lo como hiato. Só pra não ter o dispêndio de fazer um recurso . . .rsrsrs

     

     

    Galera, fé em Deus, boa sorte nessa empreitada e bons estudos

     

     

     

                                                             "Os que semeiam em lágrimas, ceifarão com alegria". SL126.5

  • Aprendi com a Flávia Rita que REGRA GERAL prevalece sobre REGRA ESPECIAL, logo a palavra VE-Í -CU- LO seria uma proparoxítona e não um hiato, porém a banca deu como hiato.

     CUIDADO, nesse caso era por eliminação na qual BA- Ú seria a equivalente.

  • Hiato é um encontro vocálico em que a vogal tônica forma uma própria sílaba.

     

    aéreo, saúva, caído etc

  • Gabarito tosco. A regra de acentuação das paroxitonas frágil e almíscar são diferentes: a primeira terminada em l e a segunda em r. 

    Não visualizo aí a mesma regra de acentuação.

  • João Filho, te enganas! Pois ambas são proparoxítonas.

  • Proparoxítona, proparoxitona, paroxítona terminada em L. Veículo não é hiato,  pois a regra geral prevalece sobre a regra especial,  logo não há alternativa correta.

  • caro colega João Filho,

    acentuam-se as paroxítonas terminadas em -ã(s)-ão(s)-ei(s)-i(s)-um(s)-uns(s)ou -us(s) & também as vogais 'a' , 'e', 'o' das sílabas tônicas das palavras paroxítonas terminadas em -l-n-r-x e -ps. "é como se a regra das paroxítonas "fosse subdividida" em dois grupos, como podemos ver acima." bons estudos!!! 

     

     

  • Menos errada letra D. OBS : A palavra veículo, embora a banca tenha considerada como hiato, prevalece a regra geral das proparoxítona.

  • Na boa que questão mal feita, totalmente passível de recurso, nestas questões vc acaba indo na menos errada, acabei indo na na E pq parecia a menos errada. Essa regra do hiato prevalecendo sobre a regra da proparoxítona não é algo que se cobra em concursos. Sacanagem. 

  • Mateus Pereira

      O que faltou para você acertar essas questão foi a tal da malícia!!! Veículos é tanto uma proparoxitona quanto um hiato!!! Então ao analisar a letra D você deveria ter levado em consideração isso. Tente o recurso, mas a meu ver questão corretíssima.

  • Mateus, a letra E, pra mim, ainda é mais errada que a letra B rsrsrs. Acontece que a regra da palavra destruí-las na letra B é a mesma da palavra juízes (ambas hiatos tônicos), enquanto que na letra E a palavra Gardênia é uma paroxítona terminada em ditongo crescente, e não uma proparoxítona.

  • questão ridícula...considerou veículo um hiato...

    VE- Í- CU- LO.... PROPAROXITONA...

    OS CASOS GERAIS PREVALECEM SOBRE OS ESPECIAIS(HIATO)

  • Tawanna, a questão não é tão simples assim.

    Acontece que VEÍCULOS é acentuada por ser proparoxítona, e não hiato. A regra geral prevalece sobre a regra específica segundo a professora Flávia Rita. Quanto a palavra GARDÊNIA, ela é de fato paroxítona terminada em ditongo crescente. Porém, os ditongos crescentes são instáveis e por isso podem ter duas divisões fonéticas e uma divisão silábica. Dessa forma, as paroxítonas terminadas em ditongo crescente por apresentarem pronúncia oscilante no ditongo final podem ser consideradas proparoxítonas eventuais, ainda que pese as proparoxítonas e as proparoxítonas eventuais não caracterizarem o mesmo caso de acentuação gráfica.

    Então, a questão foi realmente mal formulada!

    Espero ter ajudado!

  • Concordo v vc Taiwanna

  • Proparoxítona, Hiato e Paroxítona 

     

    Gabarito:D

  • Qual das alternativas abaixo contém palavras que são acentuadas pela mesma regra que „átomos‟, „veículos‟ e „frágil‟, respectivamente?

    A questão estar bem formulada, ela não estar levando em conta a regra da proparoxítona prevalecer sobre o híato, o que fica claro com a palavra "respectivamente", ou seja, a segunda palavra tem que ser acentuada da mesma forma que veículos e a única acentuada como hiato é baú e juízes, logo, chegamos a resposta que a banca quer por eliminação.

    RESPECTIVAMENTE ACENTUADAS:

    1ª PROPAROXÍTONA         -   2ª PROPAROXÍTONA OU HIATO   - 3ª PAROXÍTONA

    Essa é a ordem que a banca quer, mesmo que a regra diz que a proparoxítona prevalece sobre o hiato, a primeira da letra E estaria errada, pois GARDÊNIA é paroxítona seguida de ditongo e a terceira da letra B é um hiato, assim a banca deixa claro que estar pedindo a regra do HIATO.

    Se fosse uma prova da baca Cespe poderia caber recurso usando a regra geral, o Cespe trabalha com o certo e errado, a gente fica tentando adivinha qual a regra que o Cespe quer, o que não acontece com essa questão, a banca nos dar pista da regra que estar pedindo, o nervosismo é que nos leva ao erro.

     

  • Realmente foi um erro grotesco considerar "veículo" como um hiato, mas no mundo dos concursos você deve considerar aquela que estiver "mais certa" ou "menos errada" como foi nessa questao.

  • ba-ú  = regra do hiato

    ve-í-cu-los = regra do hiato

  • Também não entendi. Afinal em qual regra se encaixa a palavra "veículo", na regra geral- proparoxítona  ou na regra especial- hiato?

    Dar para resolver por eliminação (essa questão), mas nem sempre é assim e então, o que fazer?

  • Ba-ú = regra do hiato

    Ve-í-cu-los = regra da proparoxítona e não do hiato (a regra da proparoxítona deve prevalecer sobre as outras)

     Fonte: Gramática para concursos - Fernando Pestana

    Como a banca não adotou a regra, devemos ir por eliminação.

  • Que questão sacana.

  • Paroxítona terminada em L e paroxítona terminada em R, não deveriam ser consideradas pela mesma regra, já que são casos específicos. Confundi total!

  • De acordo com as aulas de português do QC a regra do hiato servem apenas para as palavras oxítonas e paroxítonas.

  • Regras Gerais prevalecem sobre regras específicas, segundo a NGB:

    Ve-í-cu-los: REGRA GERAL: propoaroxítona pede acento, o HIATP É DISPENSÁVEL!

    Ba-ú: como a REGRA GERAL NÃO PEDE (oxítona terminada em "i" e "u" não acentua) o hiato vem explicá-la! QUESTÃO DIGNA DE ANULAÇÃO.

  • Uai, se pede todas com a mesma regra, como pode 

    2 proparoxitona e 1 paroxitona 

  • questão mal elaborada, pois as proparoxítonas tem prevalência sobre hiatos. 

  • Questão mal elaborada... Deveria ser anulada!!!!

  • Gab:D

    ma--ria (no Brasil) (paroxitona)

    ma--ri-a (no Portugal e restante ) (proparoxitona)

  • A questão deveria ter sido anulada. "Veículos" recebe acento por ser proparoxítona (uma regra geral) e "baú" recebe acento por conta do hiato (a regra do hiato é exceção). Em agosto desse ano uma questão quase idêntica a esta foi anulada no concurso da UFPI.