-
Átomos = Proparoxítona( todas são acentuadas) - Mú-si-co (Proparoxítona)
Veículos = hiato - Ba-ù (hiato)
Frágil = ( Paroxítona terminada em L) - Al-mís-car ( Paroxítona terminada em R)
-
Gab. D (é a menos errada)
A questão pede qual das alternativas segue as respectivas regras de:
á - to - mos -> Proparoxítona
ve - í - cu - los -> Hiato ou Proparoxítona?
frá - gil -> Paroxítona
ALTERNATIVAS:
a) Ex - ter - mí - nio -> Paroxítona seguida/terminada em ditongo.
mi - lhões -> Não se aplica regra de acentuação, pois o "til" não é acento gráfico, mas um sinal anasalador, tanto é que, se a sílaba tónica for outra, é obrigatório acentuá-la graficamente e colocar o til sobre a sílaba nasal átona. Ex.: ór-gão.
põe -> Não se aplica.
-----------------------------------------------------------------------------------
b) Mi - cros - có - pi - co-> Proparoxítona
ju - í - zes-> Hiato Tônico
des - tru - í - las-> Essa forma verbal + pronome é acentuada por ser hiato tônico.
---------------------------------------------------------------------------------
c) Â - ma - go-> Proparoxítona
ma - té - ria-> Paroxítona seguida/terminada em ditongo.
a - té-> Oxítona terminda em "e"
---------------------------------------------------------------------------
d) Mú - si - co-> Proparoxítona
ba - ú-> Hiato Tônico
al - mís - car-> Paroxítona terminada em "R"
------------------------------------------------------------------------------------------
e) Gar - dê - nia-> Paroxítona seguida/terminada em ditongo
a - quí - fe - ro-> Proparoxítona
es - pé - cies-> Paroxítona seguida/terminada em ditongo
Analisando todas as alternativas, de fato, percebe-se que a menos errada é a alternativa "D", porém há o que se questionar ao afirmar que os vocábulos "veículos" e "baú" seguem a mesma regra de acentuação.
Conforme o professor Fernando Pestana, A REGRA DAS PROPAROXÍTONAS PREVALECE SOBRE AS OUTRAS e esse é o entendimento majoritário, apesar de, como sempre, a banca cespe querer "polemizar" aproveitando essa divergência.
Pois na Q433407 afirma que o vocábulo VE - Í - CU - LO recebe acento por ser um hiato e não uma proparoxítona, contudo na prova do MINISTÉRIO DA SAÚDE - 2008 considerou CORRETA essa questão:
"As palavras “veículos”, “títulos” e “fantásticas” são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica".
(http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/lingua-portuguesa-acentuacao-grafica/286066)
Mas o que fazer diante de um caso desses?
Ora, responde segundo o entendimento majoritário, de que as proparoxítonas prevalecem sobre o hiato, mas no caso dessa questão do IDHTEC, como não há uma opção que contenha duas proparoxítonas e uma paroxítona, respectivamente, então por eliminação "consideramos" o vocábulo ve-í-cu-lo como hiato. Só pra não ter o dispêndio de fazer um recurso . . .rsrsrs
Galera, fé em Deus, boa sorte nessa empreitada e bons estudos
"Os que semeiam em lágrimas, ceifarão com alegria". SL126.5
-
Aprendi com a Flávia Rita que REGRA GERAL prevalece sobre REGRA ESPECIAL, logo a palavra VE-Í -CU- LO seria uma proparoxítona e não um hiato, porém a banca deu como hiato.
CUIDADO, nesse caso era por eliminação na qual BA- Ú seria a equivalente.
-
Hiato é um encontro vocálico em que a vogal tônica forma uma própria sílaba.
aéreo, saúva, caído etc
-
Gabarito tosco. A regra de acentuação das paroxitonas frágil e almíscar são diferentes: a primeira terminada em l e a segunda em r.
Não visualizo aí a mesma regra de acentuação.
-
João Filho, te enganas! Pois ambas são proparoxítonas.
-
Proparoxítona, proparoxitona, paroxítona terminada em L. Veículo não é hiato, pois a regra geral prevalece sobre a regra especial, logo não há alternativa correta.
-
caro colega João Filho,
acentuam-se as paroxítonas terminadas em -ã(s), -ão(s), -ei(s), -i(s), -um(s), -uns(s)ou -us(s) & também as vogais 'a' , 'e', 'o' das sílabas tônicas das palavras paroxítonas terminadas em -l, -n, -r, -x e -ps. "é como se a regra das paroxítonas "fosse subdividida" em dois grupos, como podemos ver acima." bons estudos!!!
-
Menos errada letra D. OBS : A palavra veículo, embora a banca tenha considerada como hiato, prevalece a regra geral das proparoxítona.
-
Na boa que questão mal feita, totalmente passível de recurso, nestas questões vc acaba indo na menos errada, acabei indo na na E pq parecia a menos errada. Essa regra do hiato prevalecendo sobre a regra da proparoxítona não é algo que se cobra em concursos. Sacanagem.
-
Mateus Pereira
O que faltou para você acertar essas questão foi a tal da malícia!!! Veículos é tanto uma proparoxitona quanto um hiato!!! Então ao analisar a letra D você deveria ter levado em consideração isso. Tente o recurso, mas a meu ver questão corretíssima.
-
Mateus, a letra E, pra mim, ainda é mais errada que a letra B rsrsrs. Acontece que a regra da palavra destruí-las na letra B é a mesma da palavra juízes (ambas hiatos tônicos), enquanto que na letra E a palavra Gardênia é uma paroxítona terminada em ditongo crescente, e não uma proparoxítona.
-
questão ridícula...considerou veículo um hiato...
VE- Í- CU- LO.... PROPAROXITONA...
OS CASOS GERAIS PREVALECEM SOBRE OS ESPECIAIS(HIATO)
-
Tawanna, a questão não é tão simples assim.
Acontece que VEÍCULOS é acentuada por ser proparoxítona, e não hiato. A regra geral prevalece sobre a regra específica segundo a professora Flávia Rita. Quanto a palavra GARDÊNIA, ela é de fato paroxítona terminada em ditongo crescente. Porém, os ditongos crescentes são instáveis e por isso podem ter duas divisões fonéticas e uma divisão silábica. Dessa forma, as paroxítonas terminadas em ditongo crescente por apresentarem pronúncia oscilante no ditongo final podem ser consideradas proparoxítonas eventuais, ainda que pese as proparoxítonas e as proparoxítonas eventuais não caracterizarem o mesmo caso de acentuação gráfica.
Então, a questão foi realmente mal formulada!
Espero ter ajudado!
-
Concordo v vc Taiwanna
-
Proparoxítona, Hiato e Paroxítona
Gabarito:D
-
Qual das alternativas abaixo contém palavras que são acentuadas pela mesma regra que „átomos‟, „veículos‟ e „frágil‟, respectivamente?
A questão estar bem formulada, ela não estar levando em conta a regra da proparoxítona prevalecer sobre o híato, o que fica claro com a palavra "respectivamente", ou seja, a segunda palavra tem que ser acentuada da mesma forma que veículos e a única acentuada como hiato é baú e juízes, logo, chegamos a resposta que a banca quer por eliminação.
RESPECTIVAMENTE ACENTUADAS:
1ª PROPAROXÍTONA - 2ª PROPAROXÍTONA OU HIATO - 3ª PAROXÍTONA
Essa é a ordem que a banca quer, mesmo que a regra diz que a proparoxítona prevalece sobre o hiato, a primeira da letra E estaria errada, pois GARDÊNIA é paroxítona seguida de ditongo e a terceira da letra B é um hiato, assim a banca deixa claro que estar pedindo a regra do HIATO.
Se fosse uma prova da baca Cespe poderia caber recurso usando a regra geral, o Cespe trabalha com o certo e errado, a gente fica tentando adivinha qual a regra que o Cespe quer, o que não acontece com essa questão, a banca nos dar pista da regra que estar pedindo, o nervosismo é que nos leva ao erro.
-
Realmente foi um erro grotesco considerar "veículo" como um hiato, mas no mundo dos concursos você deve considerar aquela que estiver "mais certa" ou "menos errada" como foi nessa questao.
-
ba-ú = regra do hiato
ve-í-cu-los = regra do hiato
-
Também não entendi. Afinal em qual regra se encaixa a palavra "veículo", na regra geral- proparoxítona ou na regra especial- hiato?
Dar para resolver por eliminação (essa questão), mas nem sempre é assim e então, o que fazer?
-
Ba-ú = regra do hiato
Ve-í-cu-los = regra da proparoxítona e não do hiato (a regra da proparoxítona deve prevalecer sobre as outras)
Fonte: Gramática para concursos - Fernando Pestana
Como a banca não adotou a regra, devemos ir por eliminação.
-
Que questão sacana.
-
Paroxítona terminada em L e paroxítona terminada em R, não deveriam ser consideradas pela mesma regra, já que são casos específicos. Confundi total!
-
De acordo com as aulas de português do QC a regra do hiato servem apenas para as palavras oxítonas e paroxítonas.
-
Regras Gerais prevalecem sobre regras específicas, segundo a NGB:
Ve-í-cu-los: REGRA GERAL: propoaroxítona pede acento, o HIATP É DISPENSÁVEL!
Ba-ú: como a REGRA GERAL NÃO PEDE (oxítona terminada em "i" e "u" não acentua) o hiato vem explicá-la! QUESTÃO DIGNA DE ANULAÇÃO.
-
Uai, se pede todas com a mesma regra, como pode
2 proparoxitona e 1 paroxitona
-
questão mal elaborada, pois as proparoxítonas tem prevalência sobre hiatos.
-
Questão mal elaborada... Deveria ser anulada!!!!
-
Gab:D
ma-té-ria (no Brasil) (paroxitona)
ma-té-ri-a (no Portugal e restante ) (proparoxitona)
-
A questão deveria ter sido anulada. "Veículos" recebe acento por ser proparoxítona (uma regra geral) e "baú" recebe acento por conta do hiato (a regra do hiato é exceção). Em agosto desse ano uma questão quase idêntica a esta foi anulada no concurso da UFPI.