SóProvas


ID
195700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos princípios, dos direitos e das garantias fundamentais
estipulados na CF, julgue os itens a seguir.

Ainda que de posse de determinação judicial, a casa é local inviolável do indivíduo durante a noite, não podendo ninguém nela entrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre ou para prestar socorro.

Alternativas
Comentários
  • Enunciado certo. Trata-se de transcrição quase literal do inciso XI do art. 5º da CF/1988:

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • Por determinação judicial: só pode entrar na casa DURANTE O DIA (a não ser que haja o consentimento do morador, aí pode ser durante a noite).

    Em caso de flagrante delito, desastre ou para prestar socorro: pode entrar na casa a qualquer hora, seja durante o dia ou durante a noite.

    Com o consentimento do morador: pode entrar a qualquer hora.

  • Contrariando a resposta da Ana, a determinação judicial só podera ser entregue durante o dia.

    O consentimento do morador serve a qualquer pessoa, e sem o consentimento somente nos casos previstos no Art. 5 XI.

     " ... salvo em casos de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro..."

  • Questão correta.

    Vamos analisar o parágrafo que trata de tal questão!

    art. 5º

    XI - A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou durante o dia, por determinação judicial.

    Assim, a partir da leitura do respectivo inciso, verificamos que a alternativa está CORRETA.

  • Em caso de flagrante delito, desastre ou para prestar socorro: a qualquer
    hora do dia ou da noite, nesses casos é dispensável o consentimento do morador
    (não necessariamente o proprietário).
    - Por determinação judicial: apenas durante o dia

  • E imprescindivel o estudo atraves da resolucao de questoes para se conhecer como as questoes sao cobradas. Esta questao, tipica do CESPE, muito mal elaborada, aborda o art. 5, XI da CF. 

    Veja como foi cobrada:

    a casa é local inviolável do indivíduo durante a noite... E durante o dia, nao?

    Eu diria que a casa e inviolavel durante a noite e durante o dia. Claro que a questao nao disse, somente durante a noite, mas a forma que a questao foi elaborada aparenta que a casa e inviolavel durante a noite e durante o dia nao. Mas a questao, apesar de tudo esta certa.

  • Mesmo com autorização judicial, o ingresso no período noturno depende de consentimento do morador. Durante o dia, com a exibição do mandando judicial, a busca pode ser realizada mesmo com a discondância do morador, ARROMBANDO-SE A PORTA SE HOUVER NECESSIDADE. Em decorrência dessa garantia constitucional (Art. 5, inc. XI da CF/88), se uma pessoa procurada pela justiça estiver escondida em uma casa, a polícia não poderá efetuar a prisão no período noturno, devendo aguardar o amanhecer para naquela ingressar.

  • Gabarito CERTO
    Como explícito na CF88: "art 5° XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;"
    No caso de determinação judicial a entrada se tem que ser durante o dia (entre o nascer e o pôr do sol).
    Dica: Lembrem-se que com a permissão do morador pode-se entrar de qualquer jeito a qualquer hora, algumas questões afirmam que a casa é asilo inviolável, mas omitem a parte da permissão do morador.
  • ITEM CERTO

    Conforme disposição abaixo:Art. 5º, XI, CF – A CASA É ASILO INVIOLÁVEL DO INDIVÍDUO, NINGUÉM NELA PODENDO PENETRAR SEM CONSETIMENTO DO MORADOR, SALVO EM CASO DE FLAGRANTE DELITO, OU DESASTRE, OU  PARA PRESTAR SOCORRO, OU, DURANTE O DIA, POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL;

    Inviolabilidade de domicílio
    “Casa” é qualquer compartimento habitado, não importando o seu aspecto estrutural, a sua localização geográfica, podendo ser a residência, local de trabalho, quarto de hotel ocupado, quarto de motel ocupado, trailer, etc.

    Obs.: Não é considerado estabelecimento comercial aberto ao público. 

                                       DIA                                  NOITE Consentimento do morador Consentimento do morador Flagrante Delito Flagrante Delito Prestar socorro Prestar socorro Desastre Desastre Mandado Judicial – 06:00 as 18:00h                   X  
    Reserva de jurisdição, somente Juiz pode decretar a busca domiciliar. 

    Que Deus nos abençoe e bons estudos!!!

  • Foi muito interessante a discussão sobre a violação da casa, consentida pelo morador, por mandado judicial, durante a NOITE.    Apesar de se pensar: "Que infrator em sã consciência permitiria a entrada do oficial responsável pela sua própria prisão?" (chega a ser engraçado, porém possível),   devemos lembrar, também, o seguinte: "Que candidato em sã consciência desprezaria a  hipótese de incidência de tal questão numa prova do CESPE?!"

    Assim ESQUEMATIZEI:   VIOLAR A CASA- DIA- MANDADO JUDICIAL:   - SEM CONSENTIMENTO DO MORADOR: PERMITIDO. ("uma vez permitido", razão: mandado judicial ao dia) -COM CONSENTIMENTO DO MORADOR: PERMITIDO. ("duplamente permitido", razão: mandado judicial ao dia + consentimento do morador)   VIOLAR A CASA- NOITE- MANDADO JUDICIAL:   - SEM CONSENTIMENTO DO MORADOR: PROIBIDO. ("uma vez proibido" razão: limitação temporal) - COM CONSENTIMENTO DO MORADOR: _?_.      ("uma vez PROIBIDO" por razão de limitação temporal?                                                                                               ou seria "uma vez PERMITIDO", por razão de haver consentimento do morador?)

    Pelas discussões, vejo que seria PERMITIDA a violação na última hipótese.


    Obrigado, porque nem havia passado pela minha cabeça a ideia exposta! =D

    Bons estudos.




    Quem ensina aprende duas vezes.
  • Gabarito: CERTO

    Questão mega inteligente, quando a CESPE quer ela faz. 

    Art. 5º XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    Bons estudos! Até a próxima!

  • Cuidado com o novo entendimento do STF!!!
    http://justificando.com/2015/11/06/policia-pode-entrar-em-residencias-sem-mandado-decide-stf/

  • é isso aí ..ainda com  determinação judicial a noite não poderá adentrar na casa  .salvo as exceções : caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro.

  • Mas não seria permitido a exceção para instalar escuta policial com autorização judicial? Fiquei confuso agora. 

  • Com consentimento: a qualquer hora do dia e sem autorização judicial

    Sem consentimento:

       Flagrante delito (Dia ou noite)

       Desastre (Dia ou noite)

       Prestar socorro (Dia ou noite)

       Determinação judicial (só de Dia)

  • a noite pode ser qualquer horario

  • Determinação judicial, somente DURANTE O DIA.

    Com relação ao horário, se falavam em 06 hs até 20 hs, mas Lei de Abuso de Autoridade, 13.869, fala em 05 hs até 21 hs.