SóProvas


ID
1957360
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

“Desde o final da década de 80 o Brasil buscou, com a abertura de mercado, mecanismos e métodos que preparassem e atualizassem as empresas e o serviço público com relação à qualidade e produtividade. Foi criado em 1990 o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP, que gerou o Subcomitê da Administração Pública, o embrião dos Programas de Qualidade no Serviço Público. Em 1995, com a Reforma do Estado, foi criado o Programa Qualidade e Participação na Administração Pública – QPAP, ainda com foco nas ferramentas e o início de um discurso voltado para a qualidade como instrumento de modernização do aparelho do Estado. Em 1999, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, foi criado o Programa da Qualidade no Serviço Público – PQSP, agregando toda a experiência dos programas anteriores e o foco no atendimento ao cidadão, com pesquisa de satisfação dos usuários dos serviços públicos, o lançamento de Padrões de Atendimento ao Cidadão e a implementação de unidades de atendimento integrado, os SAC – Serviços de Atendimento ao Cidadão. Em 2005 o Governo Federal lançou, por Decreto (nº 5378, de 23/02/2005), o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, unificando o Programa da Qualidade com o Programa Nacional de Desburocratização.”

FERREIRA, André Ribeiro. Modelo de excelência em gestão pública no governo brasileiro: importância e aplicação. XIV Congresso Internacional del CLAD sobre la reforma del Estado y de laAdministración Pública. Salvador, 2009.

Na evolução dos serviços públicos, em busca da excelência, é correto afirmar que os programas citados cronologicamente evoluem nos conceitos da qualidade da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • • a gestão por processos substituiu os departamentos, reduzindo tempo e custos, e proporcionando melhores resultados;

    O Programa Qualidade no Serviço Público, criado em 1999, tinha a missão de implantar a gestão pública por resultados com vistas a transformar o setor público em benefício do cidadão.
    Formalmente, na Administração Pública Federal, a gestão por resultados foi introduzida com o PPA52 2000-2003, denominado Avança Brasil, sob a ótica de estruturação das ações de governo em programas, com objetivos e metas vinculados aos programas e ações. Foi criada uma nova figura na Administração Pública: a do gerente de programa – autoridade responsável pela obtenção de resultados –, a quem compete resolver os entraves na implementação dos programas, com vistas ao alcance dos objetivos previamente estabelecidos.

    Atenção → A administração gerencial tornou-se realidade no mundo – no Brasil ainda se encontra em fase de implementação.
    O Caderno Mare no 01 menciona as principais características da Administração Pública gerencial (também chamada de nova Administração Pública):
    • orientação da ação do Estado para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente;
    • ênfase no controle dos resultados através dos contratos de gestão;
    • fortalecimento e aumento da autonomia da burocracia estatal, organizada em carreiras de Estado, e valorização do seu trabalho técnico e político de participar, juntamente com os políticos e a sociedade, da formulação e gestão das políticas públicas;
    • separação entre as secretarias formuladoras de políticas públicas, de caráter centralizado, e as unidades descentralizadas, executoras dessas mesmas políticas;

     

    PALUDO (2013)

  • 1990 - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP (Gestão de processos);

    1995 - Programa Qualidade e Participação na Administração Pública – QPAP (Gestão de resultados);

    1999 - Programa da Qualidade no Serviço Público – PQSP (Qualidade no atendimento ao cidadão);

    2005 - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA (Gestão de resultado orientado ao cidadão)

  • a)

    1990 - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP (Gestão de processos);

    1995 - Programa Qualidade e Participação na Administração Pública – QPAP (Gestão de resultados);

    1999 - Programa da Qualidade no Serviço Público – PQSP (Qualidade no atendimento ao cidadão);

    2005 - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA (Gestão de resultado orientado ao cidadão)