-
Assim sendo, o nível abaixo – o tático ou gerencial – terá de tomar decisões e planejar seu próprio trabalho baseado nas decisões que o nível estratégico definiu.
Um gerente de Recursos Humanos dessa empresa, por exemplo, terá agora que iniciar seu plano tático, de forma a capacitar a empresa a abrir essa fábrica com pessoas contratadas, treinadas e motivadas para o trabalho, não é mesmo?
Portanto, esse gerente vai se basear nas decisões estratégicas para, na sua área, tomar as decisões que possibilitem à empresa atingir seus objetivos como um todo.
O mesmo acontecerá com um ocupante do nível operacional. Um supervisor de recrutamento e seleção terá o trabalho de mapear as áreas que necessitarão de funcionários e os perfis ideais de cada cargo, deverá buscar e selecionar essas pessoas na própria empresa ou no mercado de trabalho.
Portanto, ele irá planejar a execução daquela tarefa específica, daquela atividade de recrutamento, que foi derivada das decisões tomadas no nível estratégico e no nível tático.
Gabarito A, Renno (2013)
-
Para a empresa se manter competitiva no mercado, é necessário que se faça presente a COOPERAÇÃO entre a equipe e a organização.
Nos dias atuais, o funcionário é visto como colaborador, a "peça" fundamental para a organização. Não basta esta pensar somente em seus objetivos, é preciso ir além, satisfazer seus colaboradores, proporcioná-los o atingimento de seus interesses. É preciso que os objetivos organizacionais "andem" juntos com os objetivos individuais. É preciso que se tenham gerentes capazes de aliar ambos objetivos.
É bom lembrar que a função gerencial se encontra no nível tático. Tal nível requesita que haja um equilíbrio entre as habilidades: técnicas, conceituais e humanas.
Logo, gabarito: A
-
Ótima a explicação do colega: Concurseiro Ilan, menciono aqui um trecho de seu cometário "o funcionário é visto como colaborador, a "peça" fundamental para a organização. Não basta esta pensar somente em seus objetivos, é preciso ir além, satisfazer seus colaboradores, proporcioná-los o atingimento de seus interesses".
Só queria saber a fonte na qual ele se baseiou?
-
Eu fui verificar o gabarito da prova e nela constava como certa a opçao B, pq?
-
juliana verifique novamente , pois o gabarito esta correto..
-
PARECER DA BANCA:
Segundo GIL, A. Carlos - Gestão de Pessoas, Ed. Atlas S.A. 2007 p. 17 “Função gerencial visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”. Segundo Chiavenato, 1999, p.7, se tratadas como recursos, às pessoas precisam ser administradas, para obter-se delas o máximo de rendimento possível. Conseqüentemente, tendem a ser consideradas parte do patrimônio da organização. Como tais seriam tratadas como parceiros da organização, seriam reconhecidos como fornecedores de conhecimentos, habilidades, capacidades e sobretudo o maior aporte da organização. Entendidas desse modo, o bem estar e satisfação dos empregados passa a ser também um objetivo da organização.
-
GABARITO A
-
Só não entendi uma coisa...função gerencial não é o mesmo que tática? Se sim, qual a razão de a letra B estar errada?
Força, foco e fé que dá certo!
-
O fundamento da questão tem por base o conceito de Gestão de Pessoas tratado por Gil.
Gil (2001, p. 17) conceitua gestão de pessoas como "[...] a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações, para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais".
[http://www.sato.adm.br/artigos/a_gestao_de_pessoas_como_ferramenta.htm]
Vale lembrar que não podemos confundir com as HABILIDADES GERENCIAIS - Conceitual, Humana e Técnica.
Quanto a essas habilidades, podemos relacioná-las, respectivamente, aos seguintes níveis organizacionais - Estratégico, Tático e Operacional, que, por sua vez, estão associados, também de forma respectiva, à Diretoria, Gerência e Supervisão.
Portanto, gabarito letra A.
Espero ter ajudado. Força, guerreiros!
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!