SóProvas


ID
1958170
Banca
CKM Serviços
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Dentre os pilares que fundamentam a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), tem-se a hierarquização. Esta, diz respeito à organização da rede de atendimento conforme níveis de complexidade dos serviços, ou seja, de sua estruturação em níveis de maior ou menor complexidade de ações e serviços de saúde, como se pode observar, por exemplo, na Lei n⁰ 8.080/90. Sendo assim, pode-se afirmar ainda que o modelo de atenção à saúde deve ser organizado a partir do(a): 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O modelo de atenção à saúde, que se centra em níveis de complexidade dos serviços, deve ser estruturado pela atenção básica, principal porta de entrada no sistema, a qual deve ser a sua ordenadora. A hierarquização se compõe da atenção primária ou básica[2]; atenção secundária e terciária ou de média e alta complexidade.

    A organização do SUS em nosso país está assentada em três pilares: 

    rede (integração dos serviços interfederativos),

    regionalização (região de saúde) e

    hierarquização (níveis de complexidade dos serviços)

  • Lei 8.080/90

    Art 2 - A saúde é um direito fundamental do ser humano devendo o Estado prover as condições indispensáveis  ao seu pleno exercício.

    indispensáveis = Atenção básica ou o mínimo necessário para garantir a saúde através da promoção, proteção e recuperação (PPR).

  • "Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente."

     

    LOGO, deve ser organizado a partir da atenção básica (ou primária).

  • Por pouco ess questão não foi um Ctrc+C ctrl+V desse texto: http://blogs.bvsalud.org/ds/2011/09/15/o-modelo-de-atencao-a-saude-se-fundamenta-em-tres-pilares-rede-regionalizacao-e-hierarquizacao/ Apenas mudaram algumas coisas. Segue:

     

    modelo do sistema de saúde brasileiro é centrado na hierarquização das ações e serviços de saúde por níveis de complexidade. Isto significa dizer que ele se estrutura em níveis de maior ou menor complexidade de ações e serviços de saúde, conforme dispõe, ainda, os arts. 8º e 7º, II, da Lei 8.080/90.

     

    Nesse sentido, o modelo de atenção à saúde, que se centra em níveis de complexidade dos serviços, deve ser estruturado pela atenção básica, principal porta de entrada no sistema, a qual deve ser a sua ordenadora. A hierarquização se compõe da atenção primária ou básica[2]; atenção secundária e terciária ou de média e alta complexidade (ou densidade tecnológica).

  • Lá na Política  Nacional de Atençao Básica (2006) também fala.  

  • B. Atenção Básica.

    A atenção básica ou atenção primária em saúde é a "porta de entrada" dos usuários no SUS. Ou seja, é o atendimento inicial.