SóProvas


ID
1958215
Banca
CKM Serviços
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Karina queria contratar uma gerente comercial, em regime CLT, oferecendo um salário líquido mensal de R$ 2.000,00. Entretanto, Karina tinha dúvidas acerca da contratação, sobretudo no que diz respeito aos custos mais elevados. Para isso, Luciana, a contadora, destacou alguns dos encargos sociais mais significativos sobre o salário, em termos percentuais, onde a função não apresenta periculosidade, o trabalho é diurno, o contrato é mensal (220 horas) e a carga horária de 44h/semana. Qual das alternativas abaixo apresenta os encargos mais significativos sobre o salário?

Alternativas
Comentários
  • Questão maluca, mas resolvi por eliminação. Vejamos: não é sempre que o empregado vai gozar auxílio-doença, então descartei a D.

    Da mesma forma, a empregada pode nunca ficar grávida ou adotar uma criança, de forma que descartei a "B" e por fim, a alternativa "A" fala do salário família, que é pago aos empregados de baixa renda pela previdência social no valor de aproximadamente 30 reais, de forma que não iria aumentar muito.

     

    Se alguém souber responder, por favor, avisa.

  • Na minha opinião, o salário-família, a licença maternidade e o auxílio-doença são de responsabilidade do INSS. Caso preenchidos os requisitos em cada caso, ao INSS incumbirá o pagamento. Assim, não são encargos de responsabilidade da empregadora. 

  • Então... essa questão nos induz a erro ao pensarmos nos encargos da empresa, porém  a pergunta que se faz é sobre os encargos mais significativos sobre o salário.

  •  a)

    previdência social; salário-família; FGTS. (SALÁRIO FÁMILIA O EMPREGADOR PAGA MAS DEPOIS É REEMBOLSADO PELA PREVIDÊNCIA)

     b)

    licença maternidade; FGTS; vale transporte.(LICENÇA MATERNIDADE QUEM PAGA É A PREVIDÊNCIA)

     c)

    previdência social; décimo terceiro salário; FGTS. 

     d)

    auxílio-doença; previdência social; contribuição sindical.  (Auxílio Doença quem paga é a PREVIDÊNCIA) - Contribuição sindical quem paga é o empregado - 1 dia de salário ao ano)

  • A questão pede o enfoque do dispêncio em relação à empresa, portanto:

     

    previdência social (20% por mês: cota patronal para Empregados/Dompesticos/Avulsos); décimo terceiro salário (se tu recebes um salário a mais no final do ano, seria 100%/12 meses que é igual a 8,3% ao mês); FGTS (8% ao mês).

  • A questão traz um salário de 2 mil reais, logo esse trabalhar nem recebe salário-família.

  • Questão não trata de seguro-desemprego. Notifiquem o QC para melhorar a filtragem de questões!

  • Cíntia, embora o custo seja suportado pelo INSS, o salário maternidade é pago pela empresa, porém essa desconta na GFIP das contribuições devidas à Previdência. Cuidado com a sua afirmativa, pois ela pode te prejudicar em uma prova dissertativa 

  • Consegui acertar pensando na eventualidade dos acontecimentos, como licença maternidade.