SóProvas


ID
1958227
Banca
CKM Serviços
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre os aspectos necessários para um bom atendimento. A seguir, marque a opção com a sequência correta.

(__) O funcionário, para realizar um bom atendimento, deve ter conhecimento parcial do serviço e do funcionamento da instituição, bem como ter habilidades emocionais exigidas pelas relações sociais e essenciais à situação de atendimento.

(__) O atendente deve estar sempre atualizado de acordo com as informações que a sua função exige. A auto-observação e percepção do atendente são instrumentos utilizados com constância e, portanto, fundamentais para excelência do atendimento.

(__) O atendente deve ser intuitivo, basear-se na observação atenta das necessidades do cliente, as verbalizadas e as não verbalizadas, mas que podem ser notadas. Por exemplo, quando o cliente não compreender com clareza a informação, mas não tem coragem de dizer ao atendente. 

Alternativas
Comentários
  • O funcionário, para realizar um bom atendimento, deve ter conhecimento parcial (?) do serviço e do funcionamento da instituição, bem como ter habilidades emocionais exigidas pelas relações sociais e essenciais à situação de atendimento.

  • Intuitivo me quebrou!

  • I - deve ter conhecimento parcial  (FALSO)

     

    II -  VERDADEIRO

     

    III - VERDADEIRO mais ou menos ( cabe recurso) mais essa banca e mt fraca.. fraquissima.... dúvido aceitar

    A questão afirma que o atendente TEM QUE SER INTUITO, não sendo um aspecto necessário ao bom atendimento. Os requisitos, acima listados, demonstra claramente qual o perfil desejado para o bom atendimento, não necessitando a intuição e sim da objetividade para fornecer um atendimento adequado ao cliente, sanando suas dúvidas e atendendo as necessidades dos clientes.

     

    De acordo com Chiavenato (1999, p. 34) "A capacidade de ouvir o cliente torna-se o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de atendimento total ao consumidor. E ouvir é parte integrante do processo de comunicação". 



    A qualidade subjetiva é percebida pela mostra das emoções diante do serviço. Também pelo nível de comprometimento, pela maneira afável no tratamento, pela seriedade no cumprimento dos compromissos, pela pronta solução diante de reclamações e especialmente, pela atenção pessoal. O aspecto humano no atendimento é determinante na satisfação de quem procura um atendimento e, na maioria das vezes, assume uma importância maior do que a qualidade objetiva do serviço. 

     

     

     

     

    O atendimento excelente exige o desenvolvimento de habilidades como:

    Responsabilidade/confiabilidade: cumprimento dos compromissos assumidos com pontualidade Flexibilidade: Jogo de cintura nos momentos de decisão e conflito

    Entusiasmo: ânimo e insistência na busca dos objetivos

    Empatia: Colocar-se na posição do cliente

    Presteza: Estar sempre pronto para ajudar

    Cortesia: Sincero respeito e consideração pelo cliente

    Autonomia: Tomar iniciativas e resolver problemas

    Paciência: Ouvir cuidadosamente seu cliente de forma a não tirar conclusões precipitadas e poder melhor solucionar o problema dele.

     

  • Esta questão foi bem elaborada, pois muitos candidatos nao lêem todo o item. Realmente, se estivesses somente "Tem que ser intuitivo.". Estaria errada, mas ela justifica que muitas vezes há situações que não são automáticas.

    Empatia faz parte disso de ser intuitiva. Colocar-se no lugar do cliente.

  • como assim saber o que o cliente quer sem ele perguntar,terei que ler pensamento agora?....cabe anulação,quem concorda curte!

  • B.

    O funcionário, para realizar um bom atendimento, deve ter conhecimento completo do serviço e do funcionamento da instituição, bem como ter habilidades emocionais exigidas pelas relações sociais e essenciais à situação de atendimento.

  • O funcionário, para realizar um bom atendimento, deve ter conhecimento parcial do serviço e do funcionamento da instituição, bem como ter habilidades emocionais exigidas pelas relações sociais e essenciais à situação de atendimento. 

    O atendente deve estar sempre atualizado de acordo com as informações que a sua função exige. A auto-observação e percepção do atendente são instrumentos utilizados com constância e, portanto, fundamentais para excelência do atendimento. 

    O atendente deve ser intuitivo, basear-se na observação atenta das necessidades do cliente, as verbalizadas e as não verbalizadas, mas que podem ser notadas. Por exemplo, quando o cliente não compreender com clareza a informação, mas não tem coragem de dizer ao atendente.

    F-V-V