SóProvas


ID
1960495
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o aleitamento materno analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) O colostro tem um papel definido para a proteção do recém-nascido, pois contém mais anticorpos e mais células brancas. É rico em proteína e vitaminas A, E e K, além de minerais como zinco e sódio.

( ) O leite de transição ocorre entre o 14º e o 28º dia pós-parto, período em que o colostro começa a ser substituído pelo leite maduro.

( ) O leite maduro tem maior concentração de lactose e carboidrato, que supre cerca de 40% das necessidades energéticas do recém-nascido.

( ) O leite maduro sofre alterações ao longo da mamada. No início da mamada é rico em proteínas, lactose, vitaminas, sais minerais e água; e o leite do final da mamada possui maior quantidade de vitamina A e gordura.

Alternativas
Comentários
  • Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto, o colostro também tem vitaminas A, E e K, além de minerais como zinco e sódio. O colostro é ricos em anticorpos fornecendo proteção ao RN. A primeira afirmativa é verdadeira.

    A produção de leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios e a apojadura (“descida do leite”), que costuma ocorrer até o 3o ou 4o dia pós- -parto, ocorre mesmo se a criança não sugar o seio. O leite de transição inicia-se na apojadura (descida do leite) e pode ir até 15 dias após o parto. De amarelo, passa à coloração esbranquiçada e seu volume aumenta. Ou seja, a segunda afirmativa é falsa, já que o leite de transição pode ocorrer a partir do terceiro dia.

    O leite maduro é produzido após o 14.º dia, 16 apresentando composição variável ao longo da lactação e contendo vitaminas A, D e B6, cálcio, ferro e zinco, entre outros componentes. Sua composição varia não apenas entre mães, como também, na mesma mãe entre as mamas, em mamadas diferentes e até no decurso da mesma mamada. Temos o leite anterior rico em proteínas, lactose, vitaminas, sais minerais e água e o leite posterior, possui maior quantidade de vitamina A e gordura. Assim, o leite do final da mamada (chamado leite posterior) é mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança, daí a importância de a criança esvaziar bem a mama. A terceira e quarta afirmativas são verdadeiras.

    Resposta D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.Brasília-DF.2015 e Atenção à Saúde do Recém-Nascido Guia para os Profissionais de Saúde.Brasília-DF.2014

     

     

     

    Item II- Errado.

     

    A produção de leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios e a apojadura (“descida do leite”), que costuma ocorrer até o 3ª ou 4ª dia pós- parto, ocorre mesmo se a criança não sugar o seio.

     

    O leite de transição inicia-se na apojadura (descida do leite) e pode ir até 15 dias após o parto. De amarelo, passa à coloração esbranquiçada e seu volume aumenta.

  • Item III - Mal elaborado - passível de anulação redação dificultou o entendimento.

    O principal carboidrato do leite materno é a lactose, suprindo 40% das necessidades energéticas da criança em aleitamento materno exclusivo. É importante para a absorção de cálcio e ferro. O leite humano é o leite que contém maior concentração de lactose entre todos os mamífero

  • O leite de transição ocorre entre o 7º e o 14º dia pós-parto