SóProvas


ID
1961344
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As mamas, após o parto, não involuem. Ao contrário, pelo processo de amamentação, podem apresentar complicações. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O colostro é o primeiro leite a surgir e perdura até a primeira semana após o nascimento.

( ) Mastite é um processo inflamatório que ocorre somente em primigestas e mãe jovens.

( ) Rachaduras ou fissuras podem aparecer nos primeiros dias da amamentação e podem levar a mãe a parar de amamentar.

( ) Em torno do 3º ao 7º dia pós-parto, a produção de leite está no auge, podendo ocasionar ingurgitamento mamário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O COLOSTRO PERDURA DE 7 ATÉ 10 DIAS

  • O colostro está ainda repleto de compostos que vão preparar o intestino do bebé para receber o leite materno, pois possui factores protectores da parede intestinal e, além disso, é o colostro que estimula a produção e subida do leite ao fim de 3-4dias.

    O colostro é a descida e o leite materno é a "subida " do leite.

  • Gabarito: Letra A.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.Brasília-DF.2015

     

     

     

    (F) Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém + (mais) proteínas e - (menos) gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do 7 ao 10 dia pós-parto.

     

     

    (F) As mulheres que já tiveram mastite na lactação atual ou em outras lactações têm mais chance de desenvolver outras mastites por causa do rompimento da integridade da junção entre as células alveolares.

     

     

    (V)

     

    (V)

  • Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto, o colostro também tem vitaminas A, E e K, além de minerais como zinco e sódio.

    A produção de leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios e a apojadura (“descida do leite”), que costuma ocorrer até o 3o ou 4o dia pós- parto, ocorre mesmo se a criança não sugar o seio, nesse momento , a produção de leite está no auge, podendo ocasionar ingurgitamento mamário . O leite de transição inicia-se na apojadura (descida do leite) e pode ir até 15 dias após o parto. De amarelo, passa à coloração esbranquiçada e seu volume aumenta.

    Ou seja, a primeira afirmativa é falsa, já que o colostro ocorre nos primeiros dias (3 a 4 dias), e a última afirmativa é verdadeira já que entre o terceiro e sétimo dia pode ocorrer a descida do leite e causar o ingurgitamento mamário.

    Mastite é um processo inflamatório que acomete um ou mais segmentos da mama, podendo progredir ou não para uma infecção bacteriana, mais comumente pelo Staphylococcus (aureus e albus). Ocorre mais frequentemente na segunda e terceira semanas após o parto, e raramente após a 12a semana. Ou seja, a segunda afirmativa é falsa, já que a mastite não ocorre apenas em primigestas.

    Rachaduras são lesões superficiais qua atingem somente a epiderme. Quando se aprofundam e alcançam a derme são chamadas fissuras. Observadas nos primeiros dias da amamentação é bastante dolorosa e podem levar a mãe a parar de amamentar.  Ou seja, a terceira adirmativa é verdadeira.

    Resposta A

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.