SóProvas


ID
196186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No tocante às políticas de seguridade social, julgue os itens a
seguir.

A adoção das políticas de seguridade social representa uma contradição da sociedade capitalista, cujas mediações econômicas e políticas imprimem um movimento dinâmico e dialético, pois, do ponto de vista lógico, atender às necessidades do trabalho é, de certa forma, negar as necessidades do capital.

Alternativas
Comentários
  • "Trata-se de uma contradição da sociedade  capitalista, cujas mediações econômicas e políticas imprimem um movimento dinâmico e dialético: se do ponto de vista lógico, atender às necessidades do trabalho é negar as necessidades do capital, do ponto de vista histórico, a seguridade social é por definição esfera de disputas e negociações na ordem burguesa".
    (MOTA, 2007)
  • As políticas de proteção social, nas quais se incluem a saúde, a previdência e a assistência social, são consideradas produto histórico das lutas do trabalho, na medida em que respondem pelo atendimento de necessidades inspiradas em princípios e valores socializados pelos trabalhadores e reconhecidos pelo Estado e pelo patronato. 

    Quaisquer que sejam seus objetos específicos de intervenção, saúde, previdência ou assistência social, o escopo da seguridade depende tanto do nível de socialização da política conquistado pelas classes trabalhadoras, como das estratégias do capital na incorporação das necessidades do trabalho. Trata-se de uma contradição da sociedade capitalista, cujas mediações econômicas e políticas imprimem um movimento dinâmico e dialético: se do ponto de vista lógico, atender às necessidades do trabalho é negar as necessidades do capital, do ponto de vista histórico, a seguridade social é por definição esfera de disputas e negociações na ordem burguesa. 

    Seguridade Social Brasileira: Desenvolvimento Histórico e Tendências Recentes - Ana Elizabete Mota 

  • Complementando as respostas do Jenn e da Sarah:
    Direitos sociais (de segunda geração) entram em conflitos com os direitos individuais diversas vezes. É um fato claro isso na nossa sociedade, evidenciado pela criação de sindicatos de trabalhadores, que visam defender os direitos de trabalho no embate contra o capitalismo e a busca do lucro acima de tudo.
    Abraço

  • questão bem formulada , exatamente a sociedade vive essa constante dialétca em capital e trabalho, e as medidas protetivas do trabalhador pode ser sim consideradas uma negação da ótica estritamente capitalista. haja vista o inicio do capitalismo industrial,periodo e que os operarios tabalhavam mais de 15 horas mulheres gravidas perto de dar a luz, crianças. Desta maneira se fosse só pela visão do capitalista os trabalhadores trabalhariam o maximo de jornada possivel. 

    Mas dai a dialética existente nas lutas dos trabalhadores por direitos frente ao capital sanguinário. 

  • CERTA.

    A sociedade capitalista só busca o lucro, deixando de lado as necessidades básicas dos trabalhadores, por achar que isso dará muito prejuízo.

  • Bela questão!

  • Pense numa questão que você coloca Certo e pensa no Errado da Cespe

  • Questão similar cespe 2020

    A política social é um resultado que envolve mediações complexas que se movimentam e disputam hegemonia inclusive na esfera estatal.

    Questão similar cespe 2012

    As principais mediações profissionais do assistente social são as políticas sociais, ainda que não solucionem totalmente as expressões da questão social.