SóProvas


ID
196285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do câncer como problema de saúde pública e da política
nacional de atenção oncológica, julgue os itens de 45 a 50.

As ações educativas com os usuários dos serviços de saúde devem reconhecer as barreiras socioculturais e econômicas, assim como os estigmas relacionados a valores morais e religiosos, contrapondo-se às práticas normatizadoras e distanciadas da realidade sociocultural da população.

Alternativas
Comentários
  • Para realizar ações educativas com seus usuários o assistente social necessita estar atento à realidade social, política, econômica e cultural que os mesmos vivenciam, não buscando impor práticas normatizadoras e de cunho moralizante. O profissional deve compreender que para estreitar os laços com os seus usuários nas ações educativas ele deverá considerar o conhecimento popular, as vivências e experiências cotidianas dos usuários, além de que, por outro lado, o profissional pode contribuir fomentando uma consciência crítica aos usuários. Desse modo, o respeito à realidade social que cerca o usuário, sua condição de classe e explorado, é fundamental para a elaboração e execução de ações educativas nos serviços de saúde.


    RESPOSTA: CERTO


  • Questão duvidosa, e com pessima elaboração, deixa a desejar, não conseguir entender até agora.

  • Feita

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    Para realizar ações educativas com seus usuários o assistente social necessita estar atento à realidade social, política, econômica e cultural que os mesmos vivenciam, não buscando impor práticas normatizadoras e de cunho moralizante. O profissional deve compreender que para estreitar os laços com os seus usuários nas ações educativas ele deverá considerar o conhecimento popular, as vivências e experiências cotidianas dos usuários, além de que, por outro lado, o profissional pode contribuir fomentando uma consciência crítica aos usuários. Desse modo, o respeito à realidade social que cerca o usuário, sua condição de classe e explorado, é fundamental para a elaboração e execução de ações educativas nos serviços de saúde.

    RESPOSTA: CERTO