SóProvas


ID
196360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A caquexia do câncer pode ser definida por uma síndrome clínica
caracterizada por perda de peso, fraqueza e anorexia. Com relação
a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Existe associação entre massa tumoral e perda de peso do paciente, ou seja, tumores menores de 0,01% do peso corporal total do hospedeiro dificilmente provocam caquexia.

Alternativas
Comentários
  • ETIOLOGIA DA CAQUEXIA

    Vários fatores induzem a síndrome de caquexia. Os déficits nutricionais são, em geral, conseqüência de fenômenos obstrutivos relacionados à localização do tumor, com conseqüências diretas sobre a digestão e absorção de nutrientes. No entanto, não podemos atribuir apenas ao efeito local do tumor o surgimento da caquexia neoplásica. Algumas teorias têm sugerido como causa da caquexia a competição entre o hospedeiro e o tumor pelos nutrientes. Isso se torna improvável, uma vez que alguns pacientes com tumores muito grandes não apresentam caquexia, enquanto em outros ela pode ocorrer quando a massa tumoral representa menos que 0,01% do peso do paciente.(4) Além disso, a caquexia não é exclusiva dos pacientes com câncer, estando presente em outros processos inflamatórios, como, por exemplo, na síndrome de imunodeficiência adquirida, artrite reumatóide e insuficiência cardíaca. Portanto, deveríamos considerar a anorexia e caquexia como uma síndrome paraneoplásica, que não se relaciona com o tamanho do tumor, mas sim com o estágio da doença.(5) Emagrecimento é visto, principalmente, mais em tumores sólidos do que em hematológicos, e pacientes com câncer pancreático e gástrico têm maior incidência de perda de peso com conseqüente aumento de desnutrição. Na doença pancreática, a perda de peso de até 14% está evidente no momento do diagnóstico, chegando a 24,5% de perda antes da morte.(6)

    A caquexia ainda não está completamente compreendida, mas um grande número de trabalhos sugere que o desenvolvimento desse estado em pacientes com câncer é secundário à concomitância de três fatores: anorexia, alteração do metabolismo e necessidades do tumor.

    http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2041/pgs/materia%2029-41.html
  • " Ainda que a anorexia seja o factor primordial na etiopatogenia da caquexia neoplásica, o aumento da ingestão calórica e proteica não consegue, na maioria das situações reverter esta situação. Pelo que, deve considerar-se a participação de factores adicionais. Foi sugerido que o consumo de nutrientes pelo tumor pudesse desempenhar um papel importante. No entanto, reconhece-se hoje que a massa tumoral não tem, regra geral, dimensões suficientes que possam provocar isoladamente a perda de peso e as alterações metabólicas do hospede."

           

     

           CARMINDA MARIA BENTO MARTINS .SUPORTE NUTRICIONAL NO PACIENTE ONCOLÓGICO. Rev. O.F.I.L. 2003, 13;3:13-25